Você quis dizer? | Clique para ampliar

Quem acessa o Google Translate normalmente já sabe quais frases quer que o sistema traduza. É uma forma bastante prática de conseguir entender um texto a partir de uma tradução mais técnica, que não é exatamente literária, mas costuma ajudar os usuários. O problema é quando você está aprendendo um novo idioma, quer checar se a palavra significa mesmo aquilo que você acha que significa, mas a escreve errado.

Nos dicionários tradicionais, aqueles que ainda dependem de papel e tinta, é impossível que o dicionário avise que você está escrevendo a palavra de um jeito errado. Felizmente na tecnologia esse problema é fácil de ser resolvido, e foi justamente isso o que o Google fez com o Translate.

Já está funcionando um sistema que automaticamente avisa ao usuário quando ele escrever algo errado. Digamos que você quer verificar uma frase em inglês que você ouviu em algum filme, para descobrir o significado. Ao digitar essa frase no Translate com alguma palavra errada, o sistema detecta o erro e discretamente coloca uma mensagem do tipo “você quis dizer” abaixo da caixa de texto.

No exemplo da captura de tela acima, o “Did you meam” não estava escrito da forma correta. Eis que o Google Translate fez o favor de perguntar se eu não quis dizer “Did you mean“, dessa vez escrito direito. Legal, não é?

Sugestão do leitor Evandro Oliveira. Valeu!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados