Início / Arquivos / Brasil /

Vivo e PayPal vão oferecer pagamento por meio do celular

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Ainda não existe uma forma eficiente e segura de efetuar pagamentos pelo celular, mesmo com a tecnologia da qual dispomos em pleno 2010. No Brasil é bem comum que as coisas demorem para acontecer, mas já está levando muito tempo para o pagamento móvel se tornar uma realidade. Felizmente um grande player americano está chegando por aqui para tentar mudar as coisas.

A Vivo e o PayPal anunciaram uma parceria para o ano que vem que vai permitir que seus usuários efetuem compras usando o celular o sistema de pagamentos que somente o PayPal oferece atualmente (até existem algumas empresas brasileiras com serviços similares, mas o PayPal continua sendo a referência no assunto. Segundo a Vivo, toda a operação será bastante segura, uma vez que os dados do usuário serão armazenados pelo parceiro de finanças.

O funcionamento desse sistema de pagamentos será independente do acesso à internet, bastando ter apenas o serviço de SMS habilitado no celular. O cliente da Vivo poderá criar uma nova conta no PayPal a partir do dispositivo móvel. Depois será necessário cadastrar os cartões de crédito, cujos números serão armazenados apenas pelo PayPal, que funcionará como um intermediário nas transações.

Leia mais | Ideia de jerico: Bolsa Família pelo celular (coluna da Bia Kunze)
Leia mais | Posts sobre o PayPal

No exemplo dado pela Vivo, o cliente que precisa comprar créditos para o celular pode simplesmente mandar um SMS com a senha do PayPal. Pronto, os créditos são liberados! Resta saber se esse serviço de pagamento poderá ser utilizado em estabelecimentos comerciais convencionais, situação que a Vivo ainda não explicou. De qualquer forma, ele estará disponível a partir do primeiro trimestre do ano que vem, segundo informou a operadora.

Esse serviço depende apenas de SMS, o que significa que não estará restrito a apenas alguns modelos de celulares (normalmente os smartphones).