Primeiro: calma, não há motivo para pânico. O Yahoo! não pretende fazer algo tão absurdo quanto fechar o serviço de backup de URLs da noite para o dia sem avisar aos seus usuários ou permitir a exportação de links. Isso seria meio maluco até para eles. Mas o fato é que o Delicious não parece estar rendendo tanto quanto o Yahoo! queria depois que ele foi comprado pela empresa em 2005 e por isso ele pode deixar de existir nos próximos meses.

Serviços que vão perecer | Clique para ampliar

A informação do fechamento vazou por uma captura de tela do livestream interno da empresa capturada pelo usuário Erice Marcouller no Twitter. A imagem mostra um slide de uma apresentação em que outros sete produtos do Yahoo!, como o MyBlogLog e Yahoo! Buzz, acompanham o Delicious na categoria “Sunset” (por-do-sol, em tradução livre), que é como a empresa marca quais serviços serão descontinuados no futuro. A apresentação também mostra quais produtos provavelmente serão fundidos com outros, como o Yahoo! Events.

Depois que a informação vazou, o Yahoo! confirmou que tem planos para fechar alguns dos ditos serviços mas não mencionou especificamente o Delicious, então pode ser que ainda exista alguma esperança de renovação do serviço. Ainda assim, a empresa diz que se quando os serviços receberem um ultimato, eles vão avisar os usuários com bastante antecedência.

Se você quiser pular fora do Delicious e começar a procurar uma alternativa agora mesmo, pode usar esse link para exportar todas as URLs salvas na sua conta.

Com informações: PCWorld.

Atualização às 17:40 | Em um post no blog do Delicious, o Yahoo! informou que não pretende desativar o serviço mas sim vendê-lo para alguém com mais competência em administrá-lo. Por isso os responsáveis pelo serviço já estão discutindo com possíveis compradores para uma aquisição e transferência de dados. Então podemos respirar aliviados: o site ainda não vai acabar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

fatecano
O que esses sites têm de tão fantástico que são "melhores" que o recurso nativo dos browsers? O sync do Chrome é automático e funciona bem pra caramba. Booomm, já que esse Delicious parece que vai continuar vivo mesmo, acho que vou acabar dando uma olhada nele.
fatecano
O Delicous NÃO será fechado. Será APENAS vendido! Segundo o link abaixo e também em alguns outros, o serviço CONTINUARÁ funcionando. O pessoal do forum Ubuntu indicou esse link: http://www.baguete.com.br/noticias/internet/17/12/2010/delicious-desmente-fechamento-e-so-venda
Turdin
bem, RIP delicious.
EDI LOPES
a eles nao querem pq nao da lucro e vao vender pra quem? sera que tem algum besta que pague por isso? prefiro o cmd+d do chrome
EDI LOPES
gol 30 mil? eh de ouro?
Marcell Almeida
Sabia que iam vender! Muito estranho eles comprarem e depois simplesmente fecharem hehehe. Dou meu Gol 30mil reais pelo Delicious? Será que vai? Quem dera hehehe.
@brunogdb
Eu uso Xmarks para tudo :D
Andre M.
Pelo que li, o Xmarks não importa mais do que 100 links do Delicious, além de não importar as tags e notas.
Bruno
para que eu vou usar um serviço terceirizado se posso usar um nativo do navegador, o opera com o opera link, o google chrome tbm com sincrinização de bookmarks e o firefox com o firefox sync.
Andre M.
O problema, segundo li, é que o Xmarks não consegue importar mais do que 100 links do Delicious e tampouco consegue importar as tags.
kylefurtado
Realmente.
kylefurtado
[4], eu deixo tudo nos favoritos também.
Rodrigo Fante
estava, não está mais. Mas tem outros ainda, se fecharem os 2, tem mais 20 no mínimo para usar.
Matheus
Bom pro Digg
Kadu
Esse xmarks também não é outro que há pouco tempo atrás ESTAVA na forca?
Exibir mais comentários