Na humilde opinião de Paul Buchheit , que tem em seu currículo a criação do Gmail e do Google AdSense, o recém-anunciado Chrome OS não terá uma das existências mais longas do mundo da tecnologia. Na última terça-feira Buchheit escreveu em sua página no FriendFeed: “Previsão: O Chrome OS será morto no ano que vem (ou fundido com o Android)”.

Buchheit continua, dizendo que “o Chrome OS não tem qualquer propósito e seria melhor apresentado dentro do Android. (…) Eu estava pensando a respeito. Não parece ser óbvio? Então vejo pessoas o levando a sério e por alguma razão o Google começa a produzir dispositivos com ele instalado”, reflete em seguida”.

Já o grão-mestre do lado livre da força, Richard Stallman, também reservou parte de seu tempo para falar algumas sábias palavras a respeito do mais novo lançamento do Google. Em sua opinião a computação de nuvem é má por fazer com que os usuários deixem seus dados privados nas mãos dos governos e das grandes corporações.

“Nos EUA, você perde os direitos legais sobre seus dados caso os armazene na nuvem do que em sua própria máquina. A polícia precisa de um mandado para vasculhar seu computador pessoal, mas pode acessar seus dados armazenados num servidor sem problemas. (…) Acredito que muitos continuarão se movendo em direção a essa computação descuidada, porque um idiota nasce a cada minuto. O governo deseja que as pessoas se mudem para a nuvem por conseguir controla-las de perto. Enquanto nós conseguirmos manter nossos dados sob nossos controle, devemos fazê-lo”, disse ao jornal britânico Guardian.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@MasterWebinter
#disquetão esquecido.
Zilda Navarro
Prefiro não usar computador! Sou do tempo do papel e caneta. Não entendo muito esse negócio que o computador vai ficar no céu. Acho que eles poderiam deixar o computador como está. Meus filhos adoram entrar no orkut. Não queria perder meu computador. Esse negócio de querer tirar os computador pra por nas nuvens é meio estranho. Como vão fazer isso? me diz. Esses políticos não tem mais o que inventar. Beijos
Marcell Almeida
Excelente ponto de vista dos dois.. isso realmente me fez refletir. Por mais que eu não tenha o que esconder alguém pode me sacanear e implantar algo na minha nuvem. Sem contar que o ponto de vista do criador do Gmail faz muito sentido, seria muito melhor se ele fosse integrado com Android. Alias, seria muito melhor se fizessem uma variação do Android pra Desktop ao inves de um tal de Chrome OS. É esperar pra ver agora..
Alexandre
tb nao confiaria. imagina projetos secretos de paises como Ira, na nuvem, os USA nao precisaria nem de ter CIA, espioes e etc... nuvem> tem que ver direito isso ai :p
Guilherme
Acho difícil isso acontecer enquanto os tablets estiverem com os preços altos que eles têm. Eu vou comprar em breve um netbook porque é barato, nem cogito a possibilidade de pegar um tablet.
Renyer
É muita ignorância falar: “Quem não deve não teme.”. A questão não é essa. “A polícia precisa de um mandato para -----vascular----- seu computador pessoal” Vascular?
Mike Metralha
Se discute a tanto tempo sobre cloud computing e ainda não se tratou a questão de privacidade dos documentos. E sinceramente não confiaria nem um pouco em deixar meus arquivos nas mãos de alguém que apenas promete que eles estarão seguros.
Alexandre
Galera, se o governo americano mandou mastercard, visa e paypalnao faturar pro wikileaks, pra ele vasculhar um servidor na nuvem é uma questao de estalar os dedos. E no fato do wikileaks, o mundo inteiro soube, no caso de uma espiada em seus dados em algum servdor por ai, ninguem ficaria sabendo, se é que jah nao estao fazendo isso nesse exato momento.
@brunogdb
Cara, acho que por exemplo que se o governo bisbilhotar pode ser uma falta de senso, mas morrer por causa disso acho muito improvável, o cloud de lá pra cá só vem crescendo, todo mundo já tem seu programinha cloud seja de arquivos ou de texto em casa, o Ubuntu, daqui a pouco se os rumores forem originais o futuro Windows, o Mac tem (eu acho) e assim vai, pow, de uma chance para cloud (Give Cloud a Chance AKSPAKSPAOS)
@brunogdb
Caraca, cada uma que vemos por aqui ¬¬
Jairo
Faz certo sentido o que o cara disse, colocar tudo dentro de servidores é uma maravilha vc acessa tudo de qq lugar ótimo !, mas a questão da privacidade ? como fica ? Cloud Computing seria ótimo, pois a partir de qq Smart usando um simples processador de núcleo ARM vc faria bastante coisa de qq lugar remoto do planeta, mas a questão da PRIVACIDADE tem que sem bem avaliada, conforme já foi publicado aqui mesmo o caso do tal banqueiro que criptografou os dados com um soft Freeware que nem mesmo o FBI conseguiu quebrar a senha... fica ai para uma reflexão o que ele disse. Colocar nas nuvens ou quardar em mídia dentro de casa !
Silas
Eu no começo não gostava da computação da nuvem, por causa da minha internet que era discada aí era ruim, coloquei uma internet banda larga de 5 mega e vi que era realmente ótimo. Gostei mais ainda depois que o Google abriu o Chrome Web Store e vi que existem web apps capazes de suprir minhas necessidades. Depois eu começei a concordar do Google que o futuro é a Nuvem, Todos meus arquivos estão no Windows Live SkyDrive, minhas musicas estão no grooveshark para escuta-las quando e onde quiser assim como imagens e videos em outros sites. Agora o que andam falando aí sobre o governo bisbilhotar seus arquivos da nuvem só digo uma coisa: Quem não deve não teme.
mauso cuestas
Matéria informativa. Apenas uma sugestão: "Nos EUA, você perde os direitos legais sobre seus dados caso os armazene na nuvem em vez de na sua própria máquina."
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
O cara está certo, mais não totalmente. Só apoio a computação na nuvem para fazer backups de arquivos [b]Não importantes[/b], mais se forem importantes, nada melhor que um HD externou, ou simplesmente o bom e velho pen-drive.
Yury Cassini
Sou muito mais o Android, Chrome OS pra mim será igual o Nexus One morto em questão de tempo!
Exibir mais comentários