No universo da maçã é assim: o usuário compra o smartphone e depois fica livre para baixar filmes e músicas, conforme o seu interesse. Alguns estúdios e gravadoras até liberam aplicativos, mas isso é mais raro, e somente para as grandes apostas do ano. Seguindo outro conceito, a Microsoft está optando por um caminho ligeiramente diferente no Windows Phone 7. E já tem parceria da Paramount.

O primeiro aplicativo da Paramount com essa nova abordagem na hora de oferecer conteúdo cinematográfico foi anunciado hoje. O filme propriamente dito estará dentro do aplicativo, com direito à reprodução como se fosse um arquivo de vídeo convencional. Seu diferencial fica por conta da ambientação do conteúdo, que tem a ver com o espírito do filme, mais ou menos da mesma maneira que a Apple fez com o iTunes LP, que tenta reviver os discos de antigamente.

Além do filme, esse app terá conteúdos extras, como bastidores e muito mais. Esses recursos estarão disponíveis somente na plataforma da Microsoft, o que certamente se coloca como uma vantagem frente à iTunes Store e o Android Market. Pena que a Paramount não disse o quanto isso vai custar.

Aplicativo de "Escola de Rock"

O estúdio confirmou que 10 aplicativos com essas funcionalidades serão lançados, começando por “Escola de Rock”. Nesse caso, o aplicativo ainda conta com um quiz sobre o filme. E parece que os futuros apps ainda permitirão que o usuário escolha um personagem enquanto o filme é reproduzido e imediatamente obtenha uma ficha dessa pessoa.

Os demais títulos da Paramount cujos apps estão previstos para o futuro são: “Zooland”, “GI Joe: A Origem de Cobra” e “Waiting for Superman”. Foi usado o Silverlight para criar os aplicativos.