Os robôs já fazem boa parte do trabalho humano. Já estão em diversas linhas de fabricação, atuando em peças de teatro e até fazendo nossos serviços domésticos. Mas essa semana eles marcaram presença em um nada competitivo campo da raça humana: os programas de perguntas e respostas na TV. E a IBM foi a responsável.


O primeiro robô a participar desse tipo de competição será o Watson, criado pela IBM, que competirá contra dois participantes no programa de TV americano Jeopardy!. A sua participação no programa foi gravada essa semana e deve ir ao ar nos dias 14 a 16 de fevereiro do ano que vem. Segundo os engenheiros da IBM responsáveis pelo projeto, o formato do programa Jeopardy! foi escolhido “por ser um desafio, já que as dicas para as respostas precisam ser analisadas levando em conta o significado, ironias, charadas e outras complexidades […] que computadores tradicionalmente não são bons em decifrar”.

Tecnicamente, não se trata de um robô e sim de um sistema de computador que vai rodar em um servidor. Mas como ele vai ser representado por uma pequena bola brilhante ao melhor estilo HAL 9000, do filme 2001:Uma Odisséia no Espaço, achei que seria mais do que apropriado encaixá-lo nessa categoria. Caso o computador ganhe a competição, a IBM anunciou que doará o prêmio, US$ 1 milhão, para uma instituição de caridade. Mas a empresa não avisa o que será feito caso ele ganhe, resolva criar vida própria e eliminar a humanidade.

Você pode conferir mais informações sobre o Watson nessa página.

Com informações: CrunchGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados