É tecnologia brasileira que está presente em uma nova geladeira da Electrolux que roda nada mais, nada menos que Linux. Pela primeira vez você vai poder controlar o seu refrigerador a partir de um painel touchscreen frontal que depende unicamente de software de código livre. Sem falar que o aparelho em si é uma beleza de design.

Chamada de Infinity I-Kitchen, essa geladeira conta com tecnologia de ponta. O software foi desenvolvido pela brasileira ProFusion, que trabalha com sistemas Linux embarcados nos mais diversos aparelhos. No caso desse refrigerador, é a partir do touchscreen na parte frontal que o usuário acessa o sistema operacional para realizar tarefas como escrever recados ou controlar o aparelho (ou seja: ajustar a temperatura do freezer, determinar a produção de gelo). Já o hardware é da Freescale.

Para completar, a Electrolux ainda incluiu um aplicativo que cataloga 600 receitas, fornecidas pela revista Cláudia. Basta que o mestre cuca escolha o alimento que deseja preparar e depois siga as instruções, que são apresentadas cono visor. Os outros aplicativos são um calendário, ímãs virtuais (porque magnético é coisa de vó) e um álbum de fotos com slideshow, perfeito para o visor colorido e de alta resolução.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do painel sensível ao toque da geladeira.


(YouTube)

De acordo com a ProFusion, as bibliotecas EFL foram fundamentais no desenvolvimento do software que a geladeira roda. E o mais bacana é que, conforme manda o GNU/Linux, as modificações feitas em softwares de código livre já foram postadas na comunidade.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas S.
Hmmmm sei não viu, pelo jeito que o cara toca na tela no vídeo é touchscreen resistivo
Farley Henrique
O software poderia oferecer mais opções para os usuários...
Júlio César
Se minha geladeira tivesse linux eu daria CP em brigadeiros, BRIGADEIROS INFINITOS !!!
Gabriel Bemfica
O tenso é: e se você resolver instalar Fruit Ninja nela?
@leozacche
Tomara que ninguém escreva um software que regule a dieta... já pensou se a geladeira começar a se recusar a ser assaltada à noite????
kylefurtado
Depois que lançarem geladeiras com iOS.
Jaqueline
Kkkkkkk Descobriu de onde tirei a ideia!
fatecano
É o UbuntuFreezer!! :P Leiam as brincadeiras sobre essa notícia a partir dessa mensagem: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,75832.msg422933.html#msg422933 Oohh povinho que viaja nas idéias ... hehehe :D
Alexandre
fantastico!!! nao mostrarei pra minha mulher, certamente vai desistir do iphone e querer essa geladeira (NOT,hehe)
William Kennedy
Opa, descobrimos o próximo Deu a Louca no TB!!
Marcell Almeida
Quando teremos geladeiras com Android? :P
Lucas Braga
Ah não. Eu não quero uma geladeira que eu tenha que ensinar minha mãe a usá-la...
@AntonioVeras
Esqueceu do sudo.
@AntonioVeras
Julios, o pai do Chris, ia amar essa ideia.
antxnix
Lugar de Pinguim é dentro da geladeira! Não vai ter problema de superaquecimento Minha vó, aposto que vai começar a tomar água direto da torneira. foram essas as frases que passaram pela minha cabeça quando vi. kkk
Exibir mais comentários