Quando tinha um iPod de primeira geração eu era adepto do jailbreak. Na época, a Apple não tinha sequer uma AppStore então eu usava o método (que ainda era feito por meio de um site) para instalar aplicativos de terceiros e ativar os aplicativos-padrão que a empresa só permitia nos iPhones. Hoje não vejo muito sentido, já que além do jailbreak deixar o dispositivo bem instável, ele também abre buracos na segurança nativa do aparelho.

Um analista de segurança, no entanto, deverá liberar uma ferramenta que deixe o iPhone (ou iPod Touch ou iPad) ainda mais seguro do que com os esquemas de segurança colocados pela Apple. O alemão Stefan Esser vai apresentar o seu método de jailbreak, chamado de antid0te, no próximo dia 14 durante a conferência de segurança Power of Community.

O método criado por ele implementa algo chamado ASLR (sigla para Address Space Layout Randomization) que faz com que códigos sejam executados em lugares aleatórios da memória e que, por sua vez, pode dificultar o acesso de hackers aos dispositivos com iOS e jailbreak. Essa técnica de segurança já é usada no Windows Vista, Windows 7, Windows Phone 7 e em certas bibliotecas do Mac OS X, mas a Apple não quis implementar a ASLR em qualquer um dos seus dispositivos móveis.

Talvez com a aplicação dessa técnica, a Apple pare de combater o jailbreak com tanta força e passe até a aprová-lo. Ok, é um chute bem longe, admito. Mas ninguém me impede de sonhar, né mesmo?

Com informações: ReadWriteWeb. Screenshots cedidas pelo leitor Thiago Duarte (@tduarte).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

kylefurtado
Nem assim. Todos os universos paralelos contam com um Steve Jobs com um Campo de Distorção da Realidade.
Alexandre
Meus amiguinhos macfaguinhos vao adorrarr a noticia
Jairo
Discordo da segurança NATIVA, pois basta acessar um site com o SAFARI e pronto o sistema vai "para o espaço" imagine quantos outras brechas existem NATIVAMENTE...
Marcell Almeida
Não sei nos iPhones e iPods da vida, mas no Android com root fica instável sim.
@lucasbim
Evitei fazer o jailbreak com medo dos travamentos, não resisti e acabei fazendo. As apps que fecham do nada são as alternativas, as apps aprovadas funcionam normalmente. Outra coisa que notei foi que aparentemente demora um pouco mais pro iPad ligar quando desligo ele totalmente. Fora isso, ta tudo certo com ele.
Nash
Tenho alguns gadgets da Apple e uso jailbreak desde o ipod touch de primeira geração, assim como você. No próprio corpo da notícia você revela que só usou jailbreak neste ipod citado. Se o seu aparelho apresentou instabilidades, como eu disse, provavelmente foi em decorrência de algum app que você instalou nele. Acha mesmo que esta experiência bastou para generalizar anos dessa prática? Pois bem, não vou mudar a sua opinião nem você a minha. Você tem razão quanto ao posicionamento da Apple, ela é deveras suspeita sobre o assunto, mas mesmo assim é um argumento válido. No entanto, você se baseia em uma experiência, eu, em algumas, e com aparelhos diferentes. Infelizmente, ambos carecemos de base probatória e vamos ficar aqui discutindo o sexo dos anjos. Recebo comentários diários nos posts sobre jailbreak e ninguém jamais reclamou de instabilidades, mas enfim...
Rafael Silva
Nash, por experiência própria eu sei que o jailbreak é bastante instável. Vejo iPhones, iPods touch e iPads reiniciando sem motivo ou com aplicativos que fecham inesperadamente só porque seus donos fizeram jailbreak e nada mais. Se isso não é deixar o sistema instável, então não sei o que é. Segundo que você está generalizando dizendo que 'o método de jeailbreak' enquanto que na realidade existem diversos métodos diferentes usados pelos mais variados times de desenvolvedores. Eles exploram até falhas diferentes do próprio sistema para serem instalados, então não há como dizer que é um método apenas. O jailbreak pode ser muito útil para instalar aplicativos não aprovados pela Apple e para o desbloqueio, no caso do iPhone, mas essa capacidade ainda vem atrelada ao fato de que o sistema fica instável. Ah, e a Apple diz sim que o jailbreak causa instabilidade: http://support.apple.com/kb/HT3743 ou ao menos ela diz que os seus clientes dizem que causa instabilidade, mas nós sabemos como é que isso funciona né mesmo? ;)
Nash
Perdoe minha sinceridade, mas você está totalmente enganado quanto à alegação de que o jailbreak deixa o aparelho instável. Verdade que alguns aplicativos, obviamente, como em qualquer plataforma, podem causar a instabilidade do sistema (vide flash). No entanto, o método de jailbreak não altera o firmware de forma que o mesmo fique instável, mas sim, abre caminhos para que você obtenha total controle do aparelho. Questões de segurança são plausíveis, mas lembre-se que as falhas do iOS são primeiramente corrigidas por quem tem jailbreak e dispõem de fontes diferentes de informação (vide bug do .PDF, corrigido semanas antes por quem tinha jailbreak) No entanto, lhe asseguro de que não há nenhuma informação científica e crível que mostre esta tal instabilidade que você citou. Ademais, a própria Apple, aponta que o jailbreak vai afetar a garantia do aparelho, vai permitir explorações na segurança dele e etc, mas nunca alegaram instabilidade. Nem mesmo a *sua própria fonte* cita tal informação. Seria legal pesquisar um pouco, antes de passar uma informação equivocada para milhares de leitores.
Kadu
Apple apoiando o jailbreak? Só em um universo paralelo.
@tduarte
LockInfo, custa 2 doletas na Cydia Store :)
Juarez Lencioni Maccarini
Pô, que legal essa sua home screen! Deu até vontade de fazer JB pra ter uma assim. :)
@Athosbr99
Mas, qual o nome desse bagulho da homescreen aí?
@pedronaroga
Fail reply. Enviei, tinha esquecido de preencher o e-mail, dei "Back", ele perdeu a associação.
@pedronaroga
O bug que você procura, que foi conSertado, é uma vulnerabilidade no leitor de pdfs (o mesmo que permitia o JailBreak via website, da versão 4.0.3 do iOS4). Quem fazia o JailBreak pelo site já tinha automaticamente essa falha corrigida (só foi corrigida pela Apple posteriormente, na versão 4.1).
@tduarte
O bug do PDF que foi usado pelo próprio JailbreakMe.
Exibir mais comentários