Novo método de jailbreak poderá até deixar iPhone mais seguro

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Quando tinha um iPod de primeira geração eu era adepto do jailbreak. Na época, a Apple não tinha sequer uma AppStore então eu usava o método (que ainda era feito por meio de um site) para instalar aplicativos de terceiros e ativar os aplicativos-padrão que a empresa só permitia nos iPhones. Hoje não vejo muito sentido, já que além do jailbreak deixar o dispositivo bem instável, ele também abre buracos na segurança nativa do aparelho.

Um analista de segurança, no entanto, deverá liberar uma ferramenta que deixe o iPhone (ou iPod Touch ou iPad) ainda mais seguro do que com os esquemas de segurança colocados pela Apple. O alemão Stefan Esser vai apresentar o seu método de jailbreak, chamado de antid0te, no próximo dia 14 durante a conferência de segurança Power of Community.

O método criado por ele implementa algo chamado ASLR (sigla para Address Space Layout Randomization) que faz com que códigos sejam executados em lugares aleatórios da memória e que, por sua vez, pode dificultar o acesso de hackers aos dispositivos com iOS e jailbreak. Essa técnica de segurança já é usada no Windows Vista, Windows 7, Windows Phone 7 e em certas bibliotecas do Mac OS X, mas a Apple não quis implementar a ASLR em qualquer um dos seus dispositivos móveis.

Talvez com a aplicação dessa técnica, a Apple pare de combater o jailbreak com tanta força e passe até a aprová-lo. Ok, é um chute bem longe, admito. Mas ninguém me impede de sonhar, né mesmo?

Com informações: ReadWriteWeb. Screenshots cedidas pelo leitor Thiago Duarte (@tduarte).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados