No lançamento do Chrome OS realizado ontem, um dos engenheiros do Google que subiu ao palco declarou uma coisa que deixou a web inteira em estado de semi-pânico: “Nós vamos desativar a tecla Caps Lock no Chrome OS, pois acreditamos que isso vai melhorar a qualidade dos comentários por toda a web” disse o engenheiro, referindo-se ao fato de vários comentários no YouTube e na web em geral serem publicados com textos completamente em maiúsculas.

Mas ao que parece, essa informação era só uma pegadinha de 1º de abril adiantada. Apesar do primeiro notebook com Chrome OS, o Cr-48, sair de fábrica com uma tecla de busca no lugar da tecla de Caps Lock, as funções poderão ser facilmente alternadas. Para isso, basta que o usuário altere nas configurações de sistema. A descoberta foi feita por Long Zheng, do blog I Started Something, que viu nessa página a informação e tirou a trollface que o Google ostentava desde ontem.

Google, seu brincalhão! Se quiser tirar uma tecla mesmo do Chrome OS, tira uma inútil como a F12 ou Alt Gr. Mas não tira o Caps Lock ou você corre o risco de ser atacado por uma legião de comentaristas que são preguiçosos demais para segurar a tecla shift enquanto digitam.

Com informações: Gizmodo.

Atualização às 16:18 | A polêmica que criei sugerindo a retirada da tecla Alt Gr me instigou a criar a enquete abaixo. Os resultados saem amanhã!

[polldaddy poll=4216879]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@leozacche
Tem mais: Winkey + D, mostra o desktop. Winkey + L, trava o terminal. Winkey + R, abre a caixa "executar". E tem outras mais obscuras. Claro, tudo no Windows. Se estamos falando de Chrome OS? Cedo ou tarde vamos precisar acessar, PELO CHROME, um terminal remoto Windows. ps: acabei de justificar a presença do CAPS LOCK, sem querer! rs
@leozacche
Tipo PageUp/PageDonw + alguma coisa.
@leozacche
Terminal remoto?
kylefurtado
Morte ao ScrollLock.
Luan Yata
concordo plenamente... juntamente com o Scroll Lock... ranca os dois
Felipe Amorim de Souza
Confirmado, o ser humano realmente ignora a palavra NÃO. O post foi feito com o único motivo de explicar que vocês AINDA VÃO PODER USAR O CAPS LOCK, exatamente como fiz agora. Foi apenas um "ato troll" do Google, que deixou o Caps como tecla de busca, mas que pode ser revertido.
Vinicius Kinas
Eu entendo isso. Mas essa é uma funcionalidade que pode ser fácilmente posta em um outro atalho de teclado, visto que são poucos programas que usam, e menos pessoas ainda que usam.
Breno Brito
Isto é em qualquer SO com teclado configurado como internacional ¬¬' altgr + m
Breno Brito
Quando o scroll Lock tá ativado e vc usar as setinhas de navegação, ao invés de vc ir mudando de célula, vc vai navegando na tabela.
@mzingarelli
Bom, tbm concordo que F12 virou pra mim sinônimo de firebug, mas não é a mesma tecla de atalho pro inspector do Chrome, né (CTRL+Shift+I)?
@rockdanx
O @LOBO_DA_CORAGEM não vai usar o Chrome OS.
Riccardo Benetti
Não tira o F12 não, senão como vou usar o Firebug pô cara tá de brincadeira né rs
@gmtandi
Pode tirar tudo... eu digito com o poder do pensamento (y) ;D
Marcelo Carvalho
NAO TIRA O CAPS SENAO NAO USO ESSE OS :D
Vinicius Kinas
Escrever frases/palavras com Shift apertado é extremamente desconfortável.
Exibir mais comentários