Uma imagem tem circulado pela internet hoje, publicada em diversos sites como a prova cabal da fragmentação que amaldiçoa o Android. Mas será que é para tanto? A imagem está logo abaixo e é de autoria do usuário Drummertist no Flickr. Ela mostra diversos modelos bastante populares de celulares que rodam Android. Cada um deles tem os botões um pouquinho diferentes dos demais, em alguns casos bastante diferentes até.

Variedade de botões | Clique para ampliar


Realmente, não há uma uniformidade nos botões do Android quando se observa diversos aparelhos, mas seria esse um problema tão grande assim?

Ao meu ver não. Não acredito que alguém que já esteja habituado ao Android fique confuso apenas porque pegou um modelo com a disposição ou os gráficos dos botões ligeiramente diferentes. Pelo contrário, acredito que usar os botões-padrão da plataforma em qualquer aparelho seja quase tão natural para um usuário de Android quanto é para um usuário de iOS que alterna entre iPod, iPad e iPhone.

A fragmentação do Android existe sim, mas não são os botões o problema. No máximo eles podem ser considerados um reflexo do problema. Pode ter certeza que causa muito mais estranhamento as diferentes skins que as fabricantes aplicam sobre o sistema — como a Sense da HTC ou a TouchWiz da Samsung, por exemplo — do que uma pequena diferença nos botões.

Se querem discutir os males da fragmentação do Android, ok, vamos discuti-los. Mas vamos nos focar nos problemas reais — como ter que esperar as atualizações que vêm das fabricantes ou operadoras — e não nos pequenos detalhes que nunca geraram muita reclamação até que surgisse uma imagem bem feita e os botões subitamente se tornassem o bode expiatório da questão. Não acham?

Imagem do usuário Drummertist no Flickr

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jairo
Compre um Android e fique o seu OS obsoleto em 6 meses... sniff
@oviralatas
Alguém aqui já ouviu falar em metonímia ?
Guilherme Holz
To ligado, cagada da Samsung.
Rodrigo
Realmente, precisa ler um manual ou assistir uma vídeo-aula para entender pra que servem esses quatro botões. Se mudarem de posição então, o usuário tem uma convulsão, coitado... Eu tenho 4 micros com Linux, cada um com skins e disposição de menus e botões diferente. Se eu botar lado a lado pra um usuário leigo de Windows, ele jamais vai dizer que é o mesmo Ubuntu 10.04 Lucid Lynx :-)
@JoaoPedroSachet
Também penso assim. Os developers da App Store tiveram um certo trabalho para pensar em 2 app's para 2 resoluções diferentes. A solução da Apple inicialmente foi só um quebra galho pra que os developers adaptassem seus app's nas novas versões Se isso foi dificil, imagina num Sistema em que a resolução muda muito?
@JoaoPedroSachet
Acho um tremendo exageiro esse monte de botão, especialmente eu que estou acostuma com os poucos botões do meu iPod Touch. Não acho que é fragmentação, acho que é um canivete suiço pra quem precisa só de um cortador de unhas.
@mosblenarufa
Isso foi trolagem do Izzy nobre,eu aposto...
Italo
O Google devia ter imposto aos fabricantes como a Microsoft fez com o WP7. Sem customizações. Assim teríamos atualizações universais, sem se preocupar com isso. Ou então cobrar mais das fabricantes, para que façam a atualização de seus produtos com as versões de desenvolvedor, ou algo assim. Se no iPhone a Apple libera versões GM para que o novo iOS já saia compatível com apps, por que os fabricantes não poderiam fazer o mesmo com o Android? Continuo achando que o melhor seria entregar aparelhos sem customização e com um compromisso de atualização. Não basta fazer como o Galaxy da Samsung, que era Android puro mas sequer foi atualizado do 1.6 para o 2.0. Abraço, e que a força esteja com vocês!
Italo
Tenho um Galaxy 5, e ele tem resolução de 320x240. Apps como a oficial do Twitter não cabem na tela dele...
@Fireballmaker_
Não sei se é porque uso Linux, mas prefiro que os botões, as resoluções de imagem e até as interfaces gráficas sejam diferentes, para que eu possa escolher a que eu preferir. Aliás, a grande vantagem do Linux é a personalização, eu posso trocar tudo e instalar o que eu quiser. Acho que falta esta versatilidade ao Linux móvel (Android), que espero ver solucionada no MeeGo(xo). Não acho que isso traga fragmentação, a personalização é um dos pontos fortes do Android e a principal vantagem sobre iOS, Symbian e RIM OS. O que realmente estraga a plataforma é comprar um aparelho caríssimo e ficar condenado a usar uma versão ultrapassada do SO porque o fabricante não está afim de atualizá-la. Isso sim é um verdadeiro tiro no pé.
Guilherme Martinez
Eu tenho um iPod Touch e acho que um botão só confunde, gostaria de ter um aparelho com o Android só para testar, mas eu acho que um botão, ou vários botões não interferem tanto na fragmentação do Android.
@ThiagoCapuano
Não sei, imagina se o windows ou o linux não tivessem uma uniformidade de comandos ou disposição de menu como poderia ser.
Marcell Almeida
Você copiou meu futuro comentário :( hehehe.
JoseRenan
não vi problema algum..
kylefurtado
Não só pro isso. Como dito no post tem o Sense da HTC ou a TouchWiz da Samsung, e não citado mas o MotoBlur da Motorola, e etc. Tudo isso é uma especie de fragmentação.
Exibir mais comentários