Quando é necessário coibir o crime, o que você faz? No Rio de Janeiro o governador mandou a polícia subir o morro e prender os bandidos – não que tenha dado certo, mas… -. Já em Seattle, uma agradável cidade americana, a história é um pouco diferente: decidiram apelar para o Twitter a fim de reaver veículos roubados.

A ideia pode parecer genial num primeiro momento, mas quando você descobre como a polícia da cidade está mantendo a conta @getyourcarback (“tenha seu carro de volta”, em tradução livre), logo percebe que é mais uma tentativa absurda de usar o serviço de microblog para alguma coisa. Tudo pelo hype, claro

Ativado em primeiro de dezembro, esse perfil no Twitter basicamente fica tuitando informações sobre carros roubados. Ele informa a cor, o ano do veículo, modelo, fabricante, placa e por aí vai. Assim, com direito a jeitinho mesmo:

COLOR:SILVER YR:2000 MAKE:HONDA MODEL:CIVIC BODY:4DR: LIC:718VEN ST:WA ***DO NOT MAKE CONTACT CALL 911***

Esses tweets são publicados depois que um relato de veículo roubado é recebido pela polícia e confirmado. No fim das contas, a mesma informação recebida pelos policiais na rua também aparece no Twitter. Embora esteja usando a internet para divulgar as informações sobre os carros roubados, a conta para essa finalidade deixa claro que prefere contato pelo 911, o serviço telefônico da polícia nos Estados Unidos.

Curiosamente, a polícia só vai divulgar os carros roubados. Se por ventura os policiais encontrarem um carro, não irão divulgar o sucesso da operação no Twitter.

Agora é torcer para que os cerca de só 3 mil veículos roubados anualmente em Seattle sejam encontrados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre
Um ótimo uso para o tuiter, agora se vai funcionar ou nao...
Hernani
Deve ajudar quem teve o carro roubado, ter uma pista já serve para aumentar a esperança de recuperar o veículo
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Boa ideia, mais se o ladrão ler tal tweet, ele vai se desfazer do carro mais rápido que coelho em... esquece a comparação, please.
Marcos Martinelli
nao precisa monitorar a conta para ver os replies.... Seria como o disque-denúncia que funciona bem até aqui no Brasil. Teria que montar uma equipe para gerenciar, catalogar, encaminhar, etc os replies do twitter e enquanto o 911 já tem toda a estrutura pronta e leva alguns minutos para a polícia chegar no local. Acho que até aqui funcionaria, pois tem os prêmios pra quem acha e devolve o carro roubado pra seguradora...
Thássius Veloso
Porque, ao que tudo indica, a polícia de Seattle não monitora os replies para a conta e somente fica esperando ligações no 911. Aí não adianta muita coisa.
Marcos Martinelli
Thássius Veloso: “uma tentativa absurda de usar o serviço de microblog para alguma coisa” Marcelo: “Hana isso ta com cara que vai ser mal utilizado!!” kylefurtado: “Não deve ser muito eficiente.” Alguém poderia dizer o motivo?
kylefurtado
Não deve ser muito eficiente.
Marcelo
Hana isso ta com cara que vai ser mal utilizado!!
@evidente
É verdade, Guilherme. Você e Thássius têm razão.
Marcos
A finalidade é qualquer um que tenha acesso ao twitter identificar um carro roubado e avisar a polícia.
Guilherme
No caso, seria: "DO NOT MAKE CONTACT, CALL 911".
Marcos
Olá, eu não entendi porque esse idéia é furada... Dá para saber todos os carros que foram roubados recentemente na cidade. Imagine se voce um carro com um cara suspeito, é só consultar os dados do carro pelo twitter do seu smartphone e voilá! Call 911 Acredito que seja uma boa iniciativa. Eu gostaria que tivesse um serviço desse na minha cidade. No mínimo os ladrões ficarão mais preocupados em circular com o carro roubado, pois qualquer cidadão pode descobrir e chamar a polícia. E outra, como o formato do tweet é padrão, dá para fazer uns scripts para capturar esses posts, fazer um banco de dados e organizá-los para facilitar a busca.
@evidente
Finalidade da conta não é justamente evitar o contato pelo 911 ao contrário do que diz o texto?
@brunogdb
Caraca, só não podem começar a imitar isso aqui no Brasil, se não ferrou de vez, o povo que faz golpe do seguro vai ter vergonha internacionalmente O.O
@brunogdb
É O FIM!
Exibir mais comentários