A primeira versão de testes do Ubuntu 11.04 “Natty Narwhal” já está disponível para download, para que os corajosos caçadores de bugs possam testar e começar a encontrar falhas e detalhes a acertar. Entre as novidades, o gerenciador de janelas Unity já vem habilitado por padrão, e é interessante notar o quanto os desenvolvedores evoluíram com o código em tão pouco tempo!

Se você é como eu e não gosta do Unity ou não tem uma placa de vídeo boa o suficiente para rodá-lo, é possível continuar usando o Gnome padrão, selecionando “Ubuntu Classic Desktop” no menu de login. Como esse é o primeiro alpha, não há mudanças drásticas na distro, mas podemos perceber algumas novidades interessantes que estão por vir até abril de 2011: Mudanças no menu de volume, trazendo menus para controles do tocador de mídias, assim como a capa do álbum da música que estiver tocando. O Gerenciador de Redes também sofreu algumas mudanças, tornando o uso mais simples.

O vídeo abaixo mostra um pouco do novo gerenciador Unity rodando no Ubuntu 11.04. Interessante notar que ele está bem mais rápido que o Unity na versão 10.10 netbook:


(YouTube)

Se você gostou e quer testar o Ubuntu 11.04 alpha 1, é só baixar a ISO na página de downloads da Canonical. Lembrando pela enésima vez, versões alpha estão em um estágio muito inicial de desenvolvimento, e podem conter centenas de bugs. Jamais instale em um ambiente de produção ou no seu único computador, as consequências podem ser nefastas!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Odilon
Sou suspeito falar, pois, gosto e instalo todas as versões, nunca me decepcionei, show de bola!!! http://www.ubuntu-br.org/ por este site vcs ficam por dentro de tudo sobre o mundo Linux.
Privado
O Ubuntu é melhor do que Mac, mas olhando de outros ângulos concordo contigo
Crisanto Galvão
Sou usuário de linux há muitos anos, mas nunca me aperfeiçoei nos comandos. Já usei o SUSE, Had Hat, Mandrake, Conectiva, Curumin, e outras distros. Agora, com o Ubuntu, fiquei muito entusiasmado, pois achei a melhor distribuição. Mas gostaria de pedir um tutorial completinho, inclusive dos comandos mais elementares, pois passei um tempo sem utilizar linux. Quero experimentar e utilizar definitivamente a versão nova que é o 11.04. Como fazer download? Qual o melhor site? Um grande abraço e muito obrigado.
Rafael
Concordo.
fatecano
E se tiver copiado, qual o problema? O que eu gosto do software livre é que não é necessário reinventar a roda várias vezes e o que é bom é copiado mesmo. O Windows já copiou muita coisa do Linux também, e nem por isso acho errado. O que não pode é começar a aparecer fanboys de ambas as plataformas aqui e o assunto perder o foco. Cada um tem suas vantagens e desvantagens! ;) Voltando ao foco da conversa ... para quem não é experiente no assunto e quer instalar o Ubuntu, o melhor mesmo é colocar as versões LTS.
@AntonioVeras
Eu não consigo achar graça no MAC. E também não trabalharia com ele, pois não me atende.
Rafael
Uma barra igual a do Windows 7... Depois dizem que o Ubuntu e software livre em geral que inovam...
Kadu
Não sei porque tantos thumb down, o cara só deu a opinião dele!
Hernani
Só para quem tem experiência e achar e reporta bugs, essas versões são muito bugadas para usar no dia a dia
@malabisabe
Um app indispensável do Ubuntu é o Gnome Do. Instalem via terminal: sudo apt-get install gnome-do Vc usa as teclas super + spacebar para abrir programas, sites, mapas, vídeos, música, e uma porrada de coisas!!!
fatecano
O Unity ficou muito pesado na minha carroça com motherboard PC Chips M863, chipset SiS, processador AMD Sempron 2.3 e 640 de RAM. Acho que vou esperar o próximo LTS. Até lá esse Unity já amadureceu alguma coisa. Por enquanto eu vou com o bom e velho Gnome. :)
Guilherme Mac
Vou comprar outro PC, daí nem vale a pena. O meu é bem velhinho e tá com problema ou no HD ou na controladora SATA.
Croata
…Eu não consigo achar graça no Mac Os X…
JoseRenan
Não consigo achar graça no Windows e não tenho dinheiro para Mac, a alternativa única e melhor Linux.
JoseRenan
eu tenho q começar a utilizar isso. Com certeza a Canonical não vai remover remover essa ferramenta presente numa maioria de distribuições..
Exibir mais comentários