Início » Arquivos » Celular » Viber app: o Skype-killer para iPhone?

Viber app: o Skype-killer para iPhone?

Avatar Por

Alô, mamãe

Um novo aplicativo vem dando o que falar nesse mundinho maçãnesco. O Viber primeiramente chamou a atenção do pessoal do TechCrunch, virando imediatamente uma febre entre aquelas pessoas que gostam de falar bastante no telefone, por meio do VoIP. O mais novo concorrente do Skype no iPhone tem tudo para ser um grande sucesso nos downloads e no uso cotidiano.

Simplificando bastante, o Viber é mais um aplicativo para os dispositivos da Apple que permite realizar chamadas de voz por VoIP entre dois aparelhos. Parece bastante com o Skype, não? O diferencial fica por conta da abordagem que o Viber faz na hora de se apresentar: numa comparação muito básica, o Skype é um aplicativo para iPhone que faz o smartphone virar um dispositivo de VoIP, enquanto o Viber faz o contrário e transforma o VoIP numa função nativa do smartphone.

Para chegar a esse resultado final, o Viber foi programado desde o início como uma forma de substituir o aplicativo padrão de telefonia do aparelho da Apple. Ele se assemelha bastante com o discador convencional do iPhone, porém com algumas vantagens. A principal delas é exibir a marca “Viber” ao lado dos nomes de contatos que têm o aplicativo instalado – e portanto podem receber chamadas gratuitamente.

Download | Viber (iTunes Store)
Baixatudo | Viber

Abaixo você acompanha um breve relato de como foi o uso do Viber, feito pelo nosso leitor Ale Johnny (o mesmo que fez o review do Motorola i1 com Nextel).

Assim que rodar o app pela primeira vez, você apenas coloca seu número de telefone (com DDD), e espera um SMS com PIN code para ativação. Depois disso o aplicativo já está funcionando (algo muito semelhante ao FaceTime). Sem cadastros, sem configuração difícil, simplesmente funciona!

O Viber acessa a agenda de contatos do iPhone, lê os números de telefone de cada contato e verifica no servidor quais deles já estão cadastrados. Com isso, ele passa a identificar os outros usuários do Viber com o tal selo.

Muito parecido com o app de telefonia do iPhone

Ele funciona tanto no 3G como no Wi-Fi. E além do iPhone, funciona também em iPad e iPod Touch também. Você vai precisar cadastrar o seu número de telefone para receber o SMS com o PIN, mas quando te ligarem a chamada vai ser direcionada para o dispositivo no qual o Viber estiver instalados.

Nos meus testes, o consumo de dados em uma chamada é de por volta de 500KB por minuto!
Como ele funciona por VoIP, a qualidade da chamada é excelente. Chega a ser melhor do que uma chamada de voz normal.

Pelo tipo de app, pela semelhança com o Phone.app, parece que algum estagiário deixou passar batido pela crivo de aprovação de apps da iTunes Store. Então, é bom correr para pegar esse app antes que ele desapareça.

Um dos diferenciais do Viber é que ele funciona como um aplicativo nativo. Não fica rodando o tempo todo mo iPhone, mas qualquer chamada é devidamente indicada com uma mensagem das Push Notifications – com direito a ringtone, como se fosse o aplicativo de telefone convencional do smartphone. Basta aceitar para abrir o aplicativo e começar a falar.

O Viber atualmente está disponível para aparelhos rodando iOS, mas em breve deve chegar ao Android e ao BlackBerry. E é bom que se diga: além de chamadas de voz, as mensagens de texto SMS também são gratuitas entre dispositivos com Viber.

Atualização às 14h00 | Adicionadas informações sobre a disponibilidade do aplicativo.

Obrigado ao Ale Johnny (@alejohnny) por ter colaborado com esse post! E também obrigado ao leitor Victor Pencak (@victorpencak) pela dica! Mande a sua para [email protected].

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Livia
Olá...sei que essa pergunta já foi feita para ligações entre telefones nacionais, mas continuo com dúvida... para ligações internacionais, existe algum modelo de telefone para que apareça o símbolo do Viber? Meu amigo está na Suécia e eu coloco +46 703****** mas não aparece o símbolo, no campo que aparece para digitar o número, quando digito o número aparece o nome dele com o símbolo do Viber. Tô ficando maluca....alguém sabe o que acontece?? Já desinstalei e instalei de novo e nada...
marcela
Se a pessoa estiver numa ligacao VIBER.. quem liga para ela, da chamada em espera?
Carol
0+ddd+numero do telefone
Carol
Giovanna,não sei se vc ja resolveu seu problema, mas o viber pede o codigo do país qdo instalado, o brasil é +55>0>ddd>numero do telefone. não sei se vai funcionar o codigo 55 nos eua, talvez seja esse o problema.
Carol
O problema em não aparecer um contato na lista dos usuários do viber acontece porque, mtas vezes, não cadastramos nossos contatos com numero do ddd. O correto é: 0+ddd+numero do celular. Qto as perguntas sobre se o viber funciona sem conexão a internet, a resposta é não. O viber necessita de uma boa conexão, sob pena da chamada ser perdida. Outra coisa: as sms só são entregues/enviadas qdo em area com cobertura 3g ou wi-fi, mas isso é fácil de saber, porque app notifica sobre o envio (sent) ou entrega (delivered) das sms imediatamente após, no proprio balãozinho com o texto enviado.
Carol
Não tem como habilitar dois numeros num mesmo aparelho, porque trata-se de um app que, qdo instalado, usa-se o numero do telefone como protocolo de validação. Vc teria que baixar o viber em outro aparelho e registrar usando o outro numero de telefone.
Giovanna Guimaraes
Oi, Eu moro no Brasil (71) e meu filho está viajando (EUA-Flórida) e levou seu celular 71. É necessário alguma alteracão para nos falarmos viber, tipo colocar algum código antes do número? Nao consegui usar viber ainda. Não completa. Eu tenho 3G e ele tb.
eder
Estou com o mesmo problema não aparece meus contatos do viber depois que troquei de parelho.
Ana
Não recebi a mensagem, e agora?
Miguel
Boas, eu instalei o viber e é excelente. tenho falado para o meu irmão em inglaterra e a ligação é excelente. mas tenho um problema. a minha namorada tem o viber instalado mas na lista de contatos não assume que ela o tem instalado. algumas forma de solucionar isto? como fazer para o viber perceber que ela o tem instalado?
@carlaoced
Rafael, não sei se você já solucionou seu problema, mas você tem que por o código DDD na frente do número SEM o código da operadora. Estava tendo o mesmo problema e resolvi assim. Abraço.
Eduardo
O Viber não liga para telefones fixos, somente entre dois Vibers. Nesse seu caso, ele realiza uma ligação comum, e você paga tarifa de celular.
Raul
O meu em relaçao ao funcionamento esta normal, soh tenho essas duvidas que relatei ai em cima!
Thyago Furtado
Instalei e testei. Nos dois testes que fiz com meu colega que tambem instalou, chamou "até cair" e não o celular dele não tocou. Fiz o teste inverso e aconteceu a mesma coisa. Meia hora depois, recebemos um PUSH dizendo que tinha ligação "perdida". Só funcinou plenamente quando ambos abrimos o programa e deixamos ele em primeito plano (quando não está em background). Sei lá. Achei estranho....
Raul
rafael... no IPhone de seu amigo seu numero tem que estar salvo com o DDD na frente... seria o 34 seguido do numero de seu celular... e o dele salvo em seu IPhone com o respectivo DDD
Exibir mais comentários