Não é de hoje que o Google mostra resultados de busca contendo torrents. Mesmo que isso seja parte da mecânica de como um indexador de páginas da web funciona, as indústrias de filmes e músicas não querem que arquivos piratas sejam facilmente encontrados no maior buscador do mundo e por isso constantemente pressionam o Google a mudar suas políticas. Parece que a pressão surtiu efeito.

Ontem o conselheiro geral do Google, Kent Walker, anunciou certas mudanças no que diz respeito ao direitos autorais na internet. A que mais se destaca, ao meu ver, é que o Google vai parar de mostrar resultados com a palavra ‘torrent’ na função de auto-completar. No modo atual, quando você procura por um nome de filme em inglês por exemplo, um dos primeiros resultados do auto-completar é o nome dele seguido da palavra torrent. Como esse termo está, nas palavras de Kent, “associado à pirataria”, o auto-completar não deverá mostrá-lo mais.

Além disso o Google também vai melhorar o sistema de requerimentos de retiradas de conteúdo do ar para que os pedidos possam ser atendidos em até 24 horas, começando com pedidos envolvendo o Blogger e a ferramenta de busca. Essas mudanças também devem afetar denúncias de pirataria no programa Adsense, que já proíbe esse tipo de conteúdo de ser propagado. As mudanças, no entanto, não são imediatas. Elas serão implementadas ao longo dos próximos meses.

Não acho que vai ser uma mudança muito significativa, já que quem quer baixar um filme sem pagar vai encontrar meios de fazê-lo com ou sem a ajuda do Google. Essa parece ser uma mudança apenas para acalmar os estúdios de Hollywood, nada mais.

Com informações: CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Acalmar a RIAA e tirar o do Google da reta
Marcos Paulo
Só digo uma coisa: Bing.
@mosblenarufa
daqui a pouco vão pedir para o google tirar qualquer link existente em seus serviços(google buscas,orkut,youtube e whataver)que leve a baía dos piratas...
@briex
Usenet! Oi?
@maisdetrinta
Simples: escreve 'corrent'. O Google não vai mostrar as sugestões para torrent na função de auto-completar. Mas não falou nada a respeito do resultado da pesquisa, e principalmente daquela feature de mostrar o resultado do que vc queria ter digitado, ao invés de mostrar o resultado do que vc realmente digitou (o famoso "você quis dizer?").
Marcell Almeida
Acho justo o Google fazer isso, mas o Isohunt tá ai pra isso :)
@Athosbr99
www.torrentz.com e é correr pro abraço.
Marcoscs
Oh, céus, como farei agora que o auto completar para torrents foi desativado se eu não sei escrever a palavra 'torrent' no campo de busca? Quem poderá me ajudar?
kylefurtado
[2]
Bruno Gall
Acabou-se blog kibadores :P
@oridestz
Por mais que tentes minimizar a pirataria, sempre haverá uma forma eficaz de burlar, quem baixa uma vez arquivos piratas, para sempre baixará. Desde que eu conheça a internet(meados de 95) sempre baixei arquivos piratas, e hoje já está muito evoluído comparado a dez anos, está muito mais fácil baixar musicas e filmes, hoje se consegue até um dia depois do lançamento senão antes do lançamento oficial.
Breno Brito
Piada! Como se alguém conseguisse baixar algum filme só pela busca da Google. Seguindo o exemplo aí em cima, se vc digitar "The Last Airbender Torrent", pelo menos as primeiras 20 páginas vc só vai encontrar sites com links de propagandas dinâmicas: ou seja, vc vai encontrar torrents fakes: The Last Airbender Full Version The Last Airbender Crack The Last Airbender Complete
Matheus
Baixo tudo por torrent e comunidades fechadas de torrent! Pra mim não muda nada! :)
Alexandre
legal isso, pelo menos estao se isentando de "estimular" a pirataria. mas eh claro que quem procura, acha
Rodrigo
Affff não vai mais aparecer a palavra "torrent" nas sugestões de busca do Google?? Vou ter que digitar, letra por letra, "algum filme torrent"? Que droga. Acho que a preguiça não vai deixar. Melhor ir na locadora alugar o filme.
Exibir mais comentários