Ainda são poucas as pessoas que possuem um televisor ou monitor que permita visualizar as imagens em três dimensões. Embora a tecnologia – principalmente de captação – do 3D venha melhorando com o passar dos anos, costuma depender dos famigerados óculos, que devem ser colocados a fim de visualizar o conteúdo. Não mais se depender da Apple.

A empresa de Steve Jobs registrou uma patente nos Estados Unidos que prevê o fim dos óculos especiais para enxergar 3D. Convenhamos que é incômodo chegar no cinema e ter que colocar óculos para assistir a qualquer filme. Se o sujeito já usa óculos para correção visual, é pior ainda porque fica com um monte de apetrechos no rosto. Com a nova tecnologia que a Apple registrou, isso deixa de ser necessário.

Funciona mais ou menos assim: a televisão projeta as imagens estereoscópicas de forma automática. Para isso, ela detecta a posição dos olhos do espectador, a fim de posicionar as imagens para o olho direito e para o olho esquerdo no ponto exato que permita criar o efeito 3D. Assim chegam as três dimensões e vão-se os óculos especiais.

Reza a lenda que essa tecnologia permitiria que várias pessoas assistissem à mesma televisão em 3D, já que o sistema seria capaz de detectar o posicionamento dos olhos de cada espectador. Bacana, não?

Já existem televisores 3D que não dependem de óculos especiais. Essa invenção da Apple é somente mais uma forma de aposentar o acessório, até hoje necessário – e caro! – para quem quer ver um filme envolvente, com os personagens pulando para fora da moldura da televsião. Que seja bem aproveitada pela Apple, pois.

Com informações: Yahoo News

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados