Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Conheça o formato de documento inimprimível: .wwf

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Sim, passamos por uma crise ambiental. O aquecimento global é uma realidade que qualquer morador de São Paulo consegue verificar nessa quarta-feira de muito calor e mormaço. Pena que nossos governantes continuam fazendo muito pouco – ou quase nada – para mudar esse quadro. A organização WWF, de proteção à natureza, colocou a mão no código-fonte e desenvolveu um novo formato de documento que promete ajudar nessa questão.

Imagine poder controlar quais documentos as pessoas poderiam imprimir ou não. Isso é possível a partir de agora graças ao aplicativo WWF, desenvolvido pelo escritório alemão da organização de mesmo nome. Ele basicamente salva os documentos em um fortmato PDF que proíbe a impressão das páginas. Tudo isso para salvar árvores.

Por enquanto disponível apenas para Mac OS, o programa pode ser baixado aqui. Depois de instalar, basta ir à opção de imprimir, clicar em PDF e depois selecionar SAVE AS WWF (sim, com jeitinho). O arquivo será salvo na pasta que você determinar, com extensão .wwf. Para abri-lo será também preciso ter o aplicativo WWF instalado na máquina. O resultado final fica igual a esse.

SAFE AS WWF entre as opções na hora de salvar

Não bastasse criar um novo formato de documento, a WWF foi além: ao salvar o arquivo .wwf, o conversor automaticamente adiciona uma mensagem ao fim de cada documento – como se fosse uma última folha – contendo a explicação do que é esse tipo de arquivo. Intromissão pouca é bobagem…

É uma boa jogada de publicidade, mas ao mesmo tempo óbvio que ninguém vai adotar esse novo formato de arquivo. As pessoas querem ter controle sobre quando imprimir documentos ou não, em vez de serem simplesmente proibidas de fazê-lo. Aí cabe o bom senso.

Nota: creio que a palavra “inimprimível” ainda não exista. Caso seja incorporada a algum dicionário, os méritos são do nosso editor Rafa.