A Opera Software liberou mais uma versão estável do Opera Mobile. Dessa vez, para quem tem um smartphone rodando Symbian, o sistema recentemente assumido pela Nokia. Entre as promessas do Opera Mobile 10.1 está um desempenho muito melhor, graças a um motor de JavaScript renovado e mais eficiente.

Localização geográfica

Carakan é o nome – esquisito, por sinal – do motor de JavaScript presente nessa nova versão do Opera móvel. De acordo com o DownloadSquad, o desempenho do navegador pode ficar até 9 vezes mais rápido com esse novo motor, se comparado com aquele presente no Opera Mobile 10.0. Portanto, é mais do que recomendado que os donos de aparelhos Symbian baixem a atualização o quanto antes.

A localização geográfica é outro trunfo do novo navegador. A partir dessa versão, o Opera Mobile pedirá autorização do usuário para detectar automaticamente a sua localização. Esse recurso é particularmente interessante em sites de busca que entregam resultados de acordo com a localização. Por exemplo, buscar por “pizzaria” no Google depois que o buscador já sabe a sua localização provavelmente vai trazer resultados mais próximos de você.

Alguns navegadores para desktop já oferecem a localização geográfica. No entanto, não faz muito sentido ter o browser detectando o tempo todo onde eu estou, se o meu desktop está sempre no mesmo lugar. No caso do smartphone é uma excelente pedida, ainda mais por estar integrado ao GPS do aparelho.

Interessou-se em baixar o aplicativo? Acesse http://m.opera.com/ a partir do seu celular.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Raph4
E faz videocalls em 3G, né iPhone?!
Alexandre
Ótimo! o browser nativo do symbiam é horroroso.
Marcell Almeida
Tava na hora né? Apesar de que o Opera é horrivel pro Android. Será que é pior pro Symbian?
Jairo
Off Topic quantidade de N95 Prata e Black na mão de reporter na cobertura da violencia do Rio so vem a confirmar APARELHO PARA TRABALHO, ROBUSTO E COM EXCELENTE CÂMERA.
Bruno Gall
Eu achei que já tinha paspakspaks
@pri_barros
Testando com meu N8. Aqui ficam 75 mb livres ainda. Sem travamentos, nem sinal. Só com tecnoblog aberto. Achei razoável
@brennohd
eu não sabia que o n8 era serie 60, creio que seja symbian^3, estou baixando nesse exato momento para verificar isso.
kylefurtado
Já tenho no meu Milestone à um tempo. É muito bom.
Rafael
Parece que significa que será implementado em breve assim como ja foi implementado no Android. Sério? Tá dando erro de memória cheia no Tecnoblog aberto sozinho?
Mapuche77
Por exemplo, usar o navegador padrão para escrever este post foi infinitamente mais fácil que usar o ópera.
@mapuche77
... Bem, não sei o que quer dizer o "problema conhecido", tendo em vista que não é nenhum bug, simplesmente o navegador não possui "pinch to zoom"... O que posso te afirmar é que o Opera funciona muito pior no Symbian^3 que no Android, por exemplo. Quando pelo menos em tese ele deveria estar mais familiarizado com o symbian, que podemos chamar até de sua alavanca para o domínio do mundo mobile por um bom período. E se ainda é líder destacado deve ao symbian. Portanto, não deixa de ser uma espécie de abandono. O software que sempre foi superior ao navegador nativo e, pelo menos no N8, tá apanhando feio. Fazendo testes de estresse da memória do sistema já cheguei a abrir 14 aplicativos no Symbian^3 sem ver a mensagem de "memória cheia" seguida do pedido para fechar aplicativos. Carrego vídeos do youtube no navegador nativo sem ver essa mensagem... Porque o Opera não consegue abrir a página do tecnoblog.net sem exibir a malfadada mensagem? Resposta.: POG - Programação Orientada a Gambiarra. A grande verdade é que o software não se renovou para as novas versões do Symbian, o resultado é uma nevegador sem graça... O opera mini - java, faz exatamente a mesma coisa, com a vantagem de não exibir as malfadadas mensagens de erro.
Rafael
A Opera não está abandonado o Symbian, o sistema operacional é ainda o mais utilizado no mundo e a própria Opera Software fala isso em um dos posts sobre a versão publicada para Symbian. E a falta do pinch-to-zoom está marcada como "problema conhecido" no changelog vejam: http://my.opera.com/operamobile/blog/opera-mobile-10-1-for-symbian-s60
@mapuche77
... Sim, chegou! Mas... Sem "pinch to zoom", e dando memória cheia a toda vez que se carrega uma página não tem a mínima chance de concorrer com o navegador principal. Que apesar de ter que carregar banner's em flash é até bem "ligeirinho". A Opera está abandonando o Symbian... É uma pena. Ao contrário do que diz a mídia "especializada" o Symbian^3 é muito bom. Ainda precisa de refinamentos é fato. O N8 surpreenderá muita gente, eu fui um desses. E olha que comprei o aparelho desconfiado "por demais".
@mapuche77
E foi o responsável pela única mensagem de memória cheia que vi até agora usando o N8. Mas sem o zoom com movimento pinça e outras perfumarias o navegador nativo ainda é superior.