E o Mark Shuttleworth continua com suas novidades bombásticas para o Ubuntu. Em declaração para o The Register, Mark afirmou que a proposta do Ubuntu é abandonar o ciclo de novas versões a cada seis meses e passar para um modelo de atualizações diárias, no estilo rolling release (uma modalidade em que as atualizações ocorrem de forma continuada, sem que seja necessário reinstalar parte do sistema a cada atualização maior).

Assim, teríamos um novo Ubuntu a cada download, um pedacinho por dia.

"Ubuntu 24/11/2010 é lançado, e muito mais rápido que a versão 23/11/2010"

Outras distribuições Linux já utilizam esse modelo, como o Gentoo, o Arch e o PCLinuxOS.

Mark comenta também que o interesse da Canonical é fazer o Ubuntu acompanhar a velocidade de desenvolvimento de novos softwares e serviços. “Em um mundo orientado para a internet, precisamos estar preparados para lançar uma novidade por dia”, afirmou Mark.

Como tudo que trata das mudanças recentes do Ubuntu, ainda é cedo para afirmar como isso irá impactar a popularidade da distro. Por um lado, atualizações constantes e diárias, se feitas de forma transparente, podem gerar um sistema com as últimas versões e novidades nos programas que utiliza, sem precisar fazer uma atualização gigantesca e passível (não muito, mas acontece) de falhas. Por outro lado, release periódicos acontecem porque é importante testar um software antes de liberá-lo para o público. Com o formato diário, pode acontecer de algum pacote do Ubuntu não ter sido testado corretamente.

Só podemos aguardar e ver como esse modelo será implementado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Não acredito que será uma boa, se existir algum problema nessas atualizações, não vai dar tempo de voltar atrás
kylefurtado
De fato.
JoseRenan
sendo assim haverá só um ubuntu forever? Ou a numeração seguirá?
Renyer
Não são atualizações diárias. São atualizações sem precisar instalar o sistema tudo de novo.
Fredson Sousa
Eu não acho que eles liberariam atualizações sem antes elas serem testadas corretamente. O que adiantaria liberar correções com defeitos.
Gabriel Lisboa
Não não não!!! Ja não gosto de fazer as atualizações semanais que o Ubuntu me pede... Faço de 15 em 15 dias... imagina diaria... tsc
Kadu
Não tá mesmo.
antxnix
por isso EU uso o velho slackware, se ta funcionando não mexa kkk. atualizo só de for algo crítico.
Bruno Gall
Eu uso, mas estou com problemas na placa de som com ele e tenho que usar a porra do Windows, e ai?
Alisson melo
De início achei que ia ser como no Window$, todos os dias sai uma atualização de segurança, muito chato. Agora lendo alguns comentários, percebi que não vai ser bem assim, (no meu pensamento, claro) vai ser mais rápido e pratico. Gostei.
Alisson melo
Não, não tá.
Eduardo Andrade
Vai melhorar muito o Ubuntu assim, voceis vão ver
@Athosbr99
Eu uso tanto Windows como Ubuntu.
JoseRenan
se isso for acontecer, que as atualizações sejam feitas em segundo plano (vai pedir senha, mas ok) e com uma porcentagem da banda que não incomode, tipo o windows o.O
JoseRenan
(2) vai trabalhar :P
Exibir mais comentários