A Opera Software liberou nessa segunda – finalmente! – o primeiro beta público do navegador Opera. De novidade, uma nova forma de agrupar abas que vai interessar em cheio esse humilde editor, que nesse exato momento tem exatas 19 abas abertas no Chrome. A bagunça é tamanha, mas a Opera inventou uma forma de solucionar isso.

Tudo bem que o a Fundação Mozilla já havia apresentado – se bem me lembro – algo similar para o Firefox, mas o agrupamento de abas do Opera 11 Beta também se mostra como uma boa saída para uma maior produtividade e organização pessoal. Nós passamos cada dia mais tempo na internet, com o navegador sendo o centro desse tipo de atividade. Abrimos abas demais e acabamos deixando tudo bagunçado. Não mais com o novo Opera (ainda em fase de testes).

Veja o novo recurso de agrupamento de abas em funcionamento:

(YouTube)

Basta selecionar uma aba e arrastá-la para cima de outra, para que o navegador crie um agrupamento. Isso é particularmente interessante quando o usuário estiver, por exemplo, fazendo um trabalho de faculdade e iniciar uma navegação pelas redes sociais. Ele vai poder agrupar as abas, de maneira que uma seja para fins acadêmicos e outra para mídias sociais.

Download | Opera 11 Beta

Não é um recurso exatamente superinovador, mas merece a nossa atenção e nossa estima. Tomara que a Opera Software continue pensando em novas formas do usuário interagir com o navegador, pois deve vir coisa boa pela frente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
VOCÊ ESTÁ FALANDO DE USABILIDADE NA WEB, não de usabilidade do software (estou falando da interface do software, não da web - quem faz a interface da Web é o webdesigner)...
Daniel Drumond
http://www.google.com/search?sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=usabilidade&hl=pt-br "A usabilidade são técnicas que ajudam aos seres humanos a realizar tarefas em ambientes gráficos de computador, no nosso caso, páginas web." Se para acessar determinado site no Opera eu preciso mudar isso e aquilo nele para o site pensar que não estou usando o Opera, a usabilidade dele é prejudicada (não estou dizendo que a culpa seja da Opera). E se o conceito não é esse que achei no Google agora, me perdoe, sou um mero mortal e me enganei. ______________________________ Hater, eu? Em momento nenhum mostrei odiar o Opera. Aliás, eu até o usava no meu Android, antes de conhecer o Miren... Testei MUITOS navegadores, e o meu segundo preferido é o Opera Mini. Não é porque você está se demonstrando um fanboy fanático e cego que todo aquele que discordar seja um hater, ou troll. Opiniões diferentes, filho.
Rafael
Primeiro, você não sabe o que é usabilidade. Tem a ver com a interface que o usuário vê e como as funçõe estão organizadas vá estudar! Troll é tipo um hater que usam argumentos falhos - com educação ou não -, ou até nenhum argumento como os últimos comentários de vocês dois. Você nem sabe o que é usabilidade e nem o que causa a falta de compatibilidade com uns poucos sites e mesmo assim fala mal, se isso não é ser troll o que é ser troll?
Daniel Drumond
Cara, vai dizer que compatibilidade não interfere, e muito, na usabilidade? E outra, quem começou com compatibilidade não fui eu. E outra, defender argumentos e pensamentos com educação, ao meu ver, não é ser troll.
Rafael
E você Turdin, mesmo enxergando e ouvindo, não quer acreditar em fotos que comprovam que a paisagem não é linda.
Rafael
Engraçado vocês simplesmente mudaram de argumento, estávamos falando de compatibilidade e vocês cagaram e andaram para todas as minhas provas e quiseram mudar para uma "usabilidade", sim vocês estão merecidamente sendo chamados de trolls. Vou dizer o que faz sucesso: dinheiro. O Opera não faz sucesso porque ele não é o filho do Fábio Jr só isso, não é compatibilidade, não é """"usabilidade"""", nem nada mais.
Daniel Drumond
Vou considerar que não esteja se referindo a mim como "troll", mas enfim... Cara, o fato é que a usabilidade no Opera é reduzida em relação a outros navegadores, fato. Se a culpa é da Google, da Mozilla, da Microsoft, da Apple, putz, isso não irá interferir no uso. É a mesma coisa que eu chegar e dizer "não vou usar um Mac" só pq ODEIO determinadas atitudes da Apple de "restrição"...
Turdin
Não, apenas não adianta tentar mostrar uma linda paisagem para um cego e surdo, pois mesmo se tentar descreve-la ele não vai poder te ouvir.
Rafael
Uma pena os trolls nunca ficam para discutir até o fim, os argumentos falhos acabam?
Rafael
Acontece que a Web não é uma tempestade de neve, as coisas vão avançando muito lentamente com o tempo que vai passando. O exemplo que você apresentou só é mais uma "filosofia" do contra ao jeito que a Web pode e deveria funcionar: igual em qualquer navegador / dispositivo... Mas algumas empresas fazem um produto pensando em no monopólio que poderão fazer na rede de informações mais importante hoje.
Daniel Drumond
Rafael, leia novamente meu comentário, eu não disse que não é importante saber de quem é a culpa, mas que pro usuário não importa. Na hora de USAR, e não de discutir "filosofias". Imagine uma casa COMPLETAMENTE acabada, segundo as regras, etc e tal, aqui no Brasil. Parte elétrica, hidráulica, etc e tal tininda. Esta casa é o Opera (se ele realmente segue as regras 100%, o que não creio tanto mas não estou aqui pra discutir isso)... Agora imagine uma casa que não segue as normas, mas funciona muito bem também, mesmo que com gambiarras (ponha outro navegador aqui). E é linda (não falando mal da interface do Opera, mas outras não ficam tão atrás). Agora, vem uma imensa tempestade de neve no Brasil. O dono da casa da gambiarra colocou um abrigo melhor para ele na casa, implantou sistema de aquecimento, etc e tal, e ficou aquecido. Já o da "perfeita" esperou um engenheiro fazer a planta e a prefeitura aceitar para implementar, seguindo toodas as normas de segurança, e ficou no frio durante todo esse tempo. Essa tempestade de neve é a web. Qual casa prefere? Eu prefiro a segunda. Mesmo que prefira a primeira, cada um tem sua opinião. Mas, garanto que é muito melhor viver sem frio do que com frio por seguir normas. É muito melhor funcionar, se adaptando, do que não funcionar. Perdoe o exemplo mal acabado... Espero que entenda o que eu quis dizer.
Hernani
#mimimi sobre quem vai copiar a feature primeiro em 3... 2... 1
Rafael
Não se faça de bobo, é claro que é importante saber quem está fazendo as coisas erradas, só assim é possível que alguém conserte. Deixa eu te dar dois exemplos. Um é essa página do site da Amazon: http://www.amazon.com/gp/goldbox/ref=cs_top_nav_gb27 "Sorry, this browser is not supported by our Lightning Deals widget." Adivinha o que acontece se você disfarçar o UA-String do Opera como de outro navegador? Começa a funcionar direitinho na hora. E agora um exemplo em que o Gecko e o Webkit estão errados juntas: Enquanto a especificação ainda estava sendo escrita a Mozilla e o pessoal do Webkit (e a Opera Software) implementou ela, aí depois adicionaram um detalhe na especificação e a única empresa que atualizou foi a Opera Software, e isso gerou vários problemas populares para o Opera em por exemplo conexões em sites que tem "logar com facebook" e acho que até o Hotmail se não me engano. Isso gerou um briga porque nem a Mozilla nem o Webkit querem mudar a implementação, até porque os sites também estão programados errados com a especificação antiga. Se discute como vai ficar esse padrão agora.... ( http://my.opera.com/hallvors/blog/2010/07/20/postmessage-s-targetorigin-and-security ) "Mas vamos culpar a Opera Software que é muito mais fácil né, afinal a Google/Apple, Microsoft e Mozilla não podem estar erradas todas ao mesmo tempo e a Opera é uma empresa pequena que deve ser uma merda e etc..." Tomem trolls!
Daniel Drumond
Rafael, já parou pra pensar em que, pro usuário, pouco importa de quem é a culpa? O fato é que o Opera é "incompatível" com muitos sites (ou os sites com ele, como preferir, mas dá no mesmo, principalmente pro usuário), e ponto! Anyway, vou ver como está este Beta...
@marc_ondes
O que eu vejo é uma barra em que dá pra colocar botões para os sites favoritos e campos de busca, o que já dava pra fazer antes com a Personal Bar. Tudo bem que não costumo usar essa barra e posso estar deixando de notar algo, mas por favor me mostre o que ela traz de tão bom/novo
Exibir mais comentários