Por algum motivo surreal que me foge à memória agora, a nossa querida Associação Brasileira de Normas Técnicas achou que seria uma ótima ideia adotar um novo padrão de tomadas para o Brasil. Talvez os membros manda-chuvas estavam entediados num certo dia e decidiram “Ei, vamos adotar um padrão bem absurdo para tomadas e irritar diversos brasileiros?” ao que todos responderam “Vamos” e estava feita a lambança.

A partir daí, o padrão internacional IEC 60906-1 passou a ser adotado e adaptadores passaram a ser fabricados. Mas quem comprou um novo aparelho eletrodoméstico pode ter esquecido de que ele vem com o novo plug e sem adaptador. O que fazer nesses casos, considerando que talvez o dono do aparelho não quer sair para procurar o adaptador? O que quer que você faça, não repita a gambiarra que é demonstrada no vídeo abaixo.


(Link do Vídeo)

Eu poderia dar quinze razões diferentes para você não usar esse “hack”, mas a principal delas é: se você se acidentar de alguma forma mais séria, vai ficar preso no hospital e estará impedido de acessar o TB e ler meus posts. Ah claro, tem também a parte do risco à sua saúde e etc. 🙂

E sim, eu sei que o novo padrão foi criado pensando em mais segurança por causa do aterramento integrado, na padronização de tomadas que antes estava uma bagunça e tudo mais. Mas eis um detalhe: o padrão é internacional, porém o Brasil foi o único a adotá-lo até agora. Sensacional, né?

Com informações: Manolagem. Nota: “Gambiarra Lifestyle” é o slogan do Treta (NSFW).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Robson Miguel
rsrsrrss verdade verdadeira o Rafael Silva só deu gambiarra mesmo kkk! Olha só espero que essa onde de atualizar o USB não vire a mesma coisa que essas tomadas e plugs, já ta bom de "gambiarras", confira uma matéria que abordei sobre o assunto! No final da minha postagem eu tomei a liberdade e linkei esse post pois fez total sentido com minha matéria! Confiram: http://robsonmiguel.blogspot.com.br/2013/08/Futuro-do-USB.html
matheus
brincadeira? tiração de sarro? esqueci o meu adaptador na faculdade, foi na gambiarra mesmo!
Lívia
huahuahua! muito bom! Para quem nao entendeu, isso é uma brincadeira, uma tiração de sarro!
@srmorini
Eu prefiro arrancar o pino do meio. Se for um caso de emergência, achar 3 beijamins será meio dificil.
Rogerio RK
é sério que alguns aqui ficaram indignados com o vídeo? É UMA PIADA, PORRA! achei bem engraçado. obviamente se formos falar sério, o recomendável é comprar adaptador pra esse novo padrão e pronto.
Niloza
Que grande besteira vc teve coragem de ensinar,quem tem tudo isto em casa sai e compra um adptador correto.
@leozacche
E o mais interessante: As tomadas-fêmea novas (da parede) são 100% compatíveis com os equipamentos antigos (tomadas-macho), e ainda "acrescentam" segurança. Eu também fui prejudicado pelo novo padrão. Mas só porque a maioria dos cabos aqui em casa nunca obedeceu nenhum padrão brasileiro (ex: micros).
@leozacche
É verdade. E a maioria esmagadora das residências no Brasil não têm aterramento (vou procurar a fonte dessa informação). O adaptador não tinha sido proibido de fabricar? (foi permitido durante um tempo bem curto)
Vinicius Kinas
Sério que o pessoal tem dificuldade em usar tomadas? Não eram as tomadas antigas que causavam o problema, o problema é casas/apartamentos antigos com poucas tomadas [sofro desse mal aqui] ou instalações mal feitas. Ex. no meu quarto tem UMA tomada. Pra ligar o PC/Carregador do celular/Carregador do fone/Ventilador tenho uma régua. Não tem padrão que corrija uma instalação mal feita. E o pessoal que fala em trocar a tomada da parede, não vai adiantar a não ser que já tenha o aterramento, senão vai ficar como um adaptador, o pino do aterramento vai ficar sobrando dentro do plug.
Pedro Israel
Voce é o cara! Rapaz, se voce só estuda engenharia elétrica, recomendo que a maioria dos estudantes repensem a sua profissão. Converso com muitos por aqui e todos são adeptos dessa porcaria pseudochamada estabilizador. Um engenheiro de porto alegre informou uma utilizade para os estabilizadores: esquentar o pé, nos dias frios.
Pedro Israel
Muito bem colocado! Tava lendo os comentários... Não acredito que o pessoal foi além de rir com o vídeo e está pensando que o cara tava falando sério. ¬¬ Kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Renyer
Segurança é tudo!
Bruno
Se a sua casa não for aterrada, esse pino do meio não serve absolutamente para nada, portanto sou adepto da retirada do pino do meio para cabos removíveis, para não perder a garantia!
Hernani
Maneira brasileira, para os padrões brasileiros
C. Emanuel Laguna Jr
Não. O padrão yankee é certificado para uso no "despadrão" 100/110/115/127V e nunca foi padrão certificado para uso no Brasil. Nunca. No Brasil há 14 estados [incluo o DF como] que acompanham os 80% do mundo que utilizam o padrão 220V de tensão. O padrão IEC 60906-1 pretendia ser a norma internacional para plugues e tomadas alimentados por 220V e o plugue de dois pinos é compatível com a norma européia, adotada no Brasil como norma desde a década de 80. Não é moda, pois o "novo" padrão "brasileiro" é excelente, apenas o governo fez um processo muito ruim de migração. :-(
Exibir mais comentários