Início » Arquivos » Jogos » Microsoft proíbe suástica no Xbox

Microsoft proíbe suástica no Xbox

Avatar Por

O lançamento de Call of Duty: Black Ops traz à tona uma questão bastante interessante: o uso da suástica pelos jogadores. Alguns deles têm usado o símbolo como avatar, o que não agradou muito a Microsoft. A empresa anunciou na segunda-feira que os jogadores que continuarem a usar a suástica em seus avatares serão banidos do jogo, sem discussão nem argumentação.

Essa decisão foi anunciada pelo diretor responsável por políticas de usuário do Xbox Live. Stephen Toulouse confirmou que o banimento ocorrerá para qualquer usuário que esteja usando a suástica dentro do Black Ops e também para usuários que utilizem o símbolo como avatar da gamertag. A suástica é um símbolo que remonta ao Nazismo, uma forma de pensamento que – esperamos todos – fique apenas na História.

Toulouse disse que o uso da suástica pode até ser feito no sentido de apoiar o retorno do símbolo, que já existia antes do Nazismo. No entanto, ele também afirmou que um jogo ou um avatar não são os melhores espaços para esse tipo de manifestação, uma vez que o símbolo estaria fora de contexto. Logo, quem o visse associaria aquele jogador imediatamente às práticas neo-nazistas ou mesmo nazistas que existem até hoje.

Antecipando as críticas, o diretor ainda disse que sabia que a suástica aparece em vários jogos. Para ele, porém, nesses casos existe um contexto que deixa claro o motivo do símbolo estar ali presente. Além disso, os títulos passam pela avaliação técnica e só podem ser jogados depois da classificação etária. Em tese, uma pessoa apta a jogar Black Ops já sabe o que é a suástica e por que ela está inserida naquela narrativa.

O Xbox Live não oferece a suástica como avatar, mas os usuários podem personalizar essa imagem a partir de formas pré-definidas. Há foices, armas, entre outros símbolos. Como a criatividade é grande, alguns usuários criaram uma forma de montar manualmente a suástica, que você vê logo abaixo. No entanto, cabe o aviso: não tente isso em casa, pois a Microsoft pode te chutar do Live.

(YouTube)

Com informações: Gamespy

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Weiss
Sem comentários eh proibido no mundo todo,simbolo de um holocausto e genocídio.......Banido na hora sem papo Parabens.
RaphaelDDL
No japão é um símbolo de sorte.
Danton
Eles são tão otários que dentro do jogo 'The Saboteour' tem, este símbolo místico que pertence ao islamismo, sem nenhuma "frescura" da parte da MS.
Felipe Amorim de Souza
Ele estava falando do jogo *-) (não que eu concorde exatamente com ele, só esclarecendo).
kylefurtado
Boa MS.
Bruno Gall
Apoio a sua iniciativa MS (y)
Raph4
O Alexandre falou bem... liberdade de expressão de um termina quando começa a afetar as liberdades e direitos alheios. É similar ao racismo, vamos defender o direito de qualquer um denegrir e humilhar os negros como bem entender em nome da liberdade de expressão à pleno vapor? Eu não acho exatamente, sensato - pra não falar mais.
MARCOS
não, cara, não podemos destruir propriedade alheia, não podemos matar, não podemos roubar carros, não podemos explodir tudo e não podemos exibir suásticas nazistas. É assim que funciona em um país com regras que devem ser obedecidas por todos. Nosso país é assim? Não, não é, mas as pessoas de bem procuram fazer por onde para um dia ele ser dessa forma. Sem destruição, sem mortes, sem roubos. E sem nazismo. abcs
Guilherme Mac
http://tecnoblog.net/comentario/1209873/
Guilherme Mac
A maioria das pessoas q jogam jogam com objetivo de se divertir. Não existe a ideia de fazer apologia ao crime, à guerra ou a qualquer coisa. A ideia dos jogos é o espírito de desafio e cooperação. Já a suástica é outro, é propagar uma ideia de ódio na sociedade.
Guilherme Diakov
E tem outra: podemos destruir casas, matar pessoas, roubar carros, explodir tudo... aaahhh, mas pelo amor de Deus, suastica não!
Guilherme Diakov
Lamentável.. Templos no japao usam suástica como referencia... Ah não.. é uma Manji.. mas pra esses trouxas é a mesma coisa. E é aceita sim em mtos lugares. Façam uma rápida pesquisa...
Alexandre
Existe um limite para liberade de expressao. O simbolo foi abolido e banido do planeta, nenhuma cultura de hoje em dia, por mais torta e/ou diferente que seja da gente, aceita. Nao sou judeu, nao vivi os tempos de guerra e esse simbolo me incomoda profundamente, visceralmente.
vanderlei
tá e onde fica a liberdade de expressão ?A no caso sou completamente contra o nazismo holocausto nunca mais :)
Guilherme Mac
Realmente tinha as invertidas, mas tbm tinha as que eram quase exatamente como a nazistas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%A1stica O nazismo conseguiu não só matar milhões de pessoas, mas tbm a cruz gamada =_=
Exibir mais comentários