Sabe o post que escrevi há poucas horas sobre as declarações de Steve Wozniak sobre o mercado de smartphones? Pois é, a imprensa especializada inteira falou sobre o assunto, e muita gente não interpretou direito as declarações do bom e velho Woz, achando que engenheiro estivesse dizendo que o Android era melhor do que o sistema móvel da empresa que ele ajudou a fundar. Não foi nada disso.

Além da má interpretação, ele também foi citado erroneamente pelo jornal holandês ao qual concedeu a entrevista que gerou toda essa discussão. Sendo assim, o Woz resolveu esclarecer as coisas. Como? Deixando um comentário no post do Engadget, claro! 😀

A equipe do blog não dormiu no ponto e tratou de ligar logo para o Woz e saber se o comentário era dele mesmo, e era. Em uma mini-entrevista por telefone, Woz esclareceu alguns pontos para o Engadget.

Em primeiro lugar, ele afirma que nunca disse que a Apple fez um telefone antes do iPhone. Ele disse “suponha que a Apple tenha feito…”, apenas para ilustrar as diretrizes da empresa de não lançar um produto que não seja “suficientemente incrível”.

Quanto ao Android, ele disse que quando perguntado sobre que plataforma dominaria no futuro, respondeu que, baseado no que tinha lido, provavelmente seria o Android. Não disse nada em tom categórico ou profético, como a entrevista fez parecer.

Além do mais — e aqui entra aquela pitadinha pessoal do Woz —, ele nunca disse que o Android fosse melhor. Pelo contrário: “Quase todo app que eu tenho é melhor no iPhone”.

E, se alguém não tinha captado a sutileza ao comparar o Android com o Windows, dessa vez o Woz deixou bem claro: na opinião dele, o Android “é muito como o Windows… Não estou querendo rebaixar o Android, mas eu não estou sugerindo que seja melhor do que o iOS em qualquer cenário imaginável. E ele pode ter a maior parcela do mercado e ainda ser uma porcaria.”

Senhoras e senhores, esse foi o lendário Woz. Já viram que não vai dar para perder a participação dele na Campus Party 2011, não é? E se não conseguiu o seu lugar, fique tranquilo: o TB estará lá para contar tudo para você. 😀

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados