Sabe o post que escrevi há poucas horas sobre as declarações de Steve Wozniak sobre o mercado de smartphones? Pois é, a imprensa especializada inteira falou sobre o assunto, e muita gente não interpretou direito as declarações do bom e velho Woz, achando que engenheiro estivesse dizendo que o Android era melhor do que o sistema móvel da empresa que ele ajudou a fundar. Não foi nada disso.

Além da má interpretação, ele também foi citado erroneamente pelo jornal holandês ao qual concedeu a entrevista que gerou toda essa discussão. Sendo assim, o Woz resolveu esclarecer as coisas. Como? Deixando um comentário no post do Engadget, claro! 😀

A equipe do blog não dormiu no ponto e tratou de ligar logo para o Woz e saber se o comentário era dele mesmo, e era. Em uma mini-entrevista por telefone, Woz esclareceu alguns pontos para o Engadget.

Em primeiro lugar, ele afirma que nunca disse que a Apple fez um telefone antes do iPhone. Ele disse “suponha que a Apple tenha feito…”, apenas para ilustrar as diretrizes da empresa de não lançar um produto que não seja “suficientemente incrível”.

Quanto ao Android, ele disse que quando perguntado sobre que plataforma dominaria no futuro, respondeu que, baseado no que tinha lido, provavelmente seria o Android. Não disse nada em tom categórico ou profético, como a entrevista fez parecer.

Além do mais — e aqui entra aquela pitadinha pessoal do Woz —, ele nunca disse que o Android fosse melhor. Pelo contrário: “Quase todo app que eu tenho é melhor no iPhone”.

E, se alguém não tinha captado a sutileza ao comparar o Android com o Windows, dessa vez o Woz deixou bem claro: na opinião dele, o Android “é muito como o Windows… Não estou querendo rebaixar o Android, mas eu não estou sugerindo que seja melhor do que o iOS em qualquer cenário imaginável. E ele pode ter a maior parcela do mercado e ainda ser uma porcaria.”

Senhoras e senhores, esse foi o lendário Woz. Já viram que não vai dar para perder a participação dele na Campus Party 2011, não é? E se não conseguiu o seu lugar, fique tranquilo: o TB estará lá para contar tudo para você. 😀

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@viniluni
eu ainda to na procura de outo celular eu to vendo o galaxy s e o iphone 4 eu eu lei isso ai sim vai me ajuda a decidi mas tem duvidas ainda
Daniel Drumond
eu mesmo posso fazer um fork*
Daniel Drumond
Se o Android se tornar uma porcaria pela Google (creio que não ocorrerá), simples: Eu mesmo posso um fork, o que nem seria necessário, já que "a comunidade" em torno dele fará isso! E outra, mesmo que o Gingerbread venha uma bosta, o Froyo tá aí e muito bom e superior (na minha opinião) ao iOS 4.1! Meu aparelho pode não ser um iPhone, mas ao menos o meu S.O. é um Android! (não que o meu pobre Magic + Froyo seja melhor que o iPhone, mas enfim) Vide também que existem usuários de "iDevices" usando Android neles..
Marcell Almeida
Porcaria o Android não é. E nem sei se é melhor que o iOS. Mas no que ele ganha no iOS e é extremamente decisivo para a sua escolha é a liberdade.
Akai
hahahahaha foi doido "Não estou querendo rebaixar o Android"
Rodrigo
O Android não é e nunca vai ser uma porcaria. Ele é um sistema operacional móvel muito bom. Só não é do nível de qualidade do iOS
Renyer
“Woz explica: Android pode liderar e ainda ser uma porcaria” Como é o Window$. Mas eu duvido muito que o Android tornará-se uma porcaria.
? Renato Gasoto
Ser líder de mercado não quer dizer ser melhor. Alcance da plataforma é óbvio que o android vai ser melhor.A Apple restringe a sua plataforma a seu hardware, essa sempre foi a política deles e eles ganham muito dinheiro com isso, não precisam se preocupar com alcance, nem com uma imensa quantidade de desenvolvedores pra plataforma deles, desde que os que tenha sejam de boa qualidade e desenvolvam apps interessantes, o que já acontece. Isso é muito similar com o embate Windows/Mac OS que já ocorre no mercado (e foi isso que o Wozniak quis dizer). Windows domina e tem muito maior alcance, mas é um fracasso em termos de solução, se comparado à estabilidade e qualidade do Mac OS. Vai de quem ta disposto a pagar pra ter algo mais estável, ou prefere ficar com as telas azuis (que estão menos frequentes, mas ainda ocorrem)...
Bruno Gall
[2]
Rodrigo
concordo, mas isso ainda não implica em maior qualidade do Android perante o iOS
@RenatoAraujoR
E só de pensar que para a Nokia e o Symbian continuarem lideres no mercado é só a Nokia parar de mexer naquela porcaria de lojinha Ovi e pensar primeiro no sistema que coloca nos aparelhos....Espero que agora que a Nokia vai controlar totalmente o OS, minha compra (N8) não tenha sido em vão.
kylefurtado
Sabia que tinha uma pegadinha. q
jay_hi
Queira o Woz ou não, meu feeling é de que o Android vai deixar todo mundo, inclusive o IOS, no chinelo, não só em termos numéricos, mas também no alcance da plataforma. E mais, mesmo não sendo o Woz (rs) atrevo-me a dizer que os desenvolvedores serão os principais protagonistas desse processo.
João Brunelli Moreno
Eu digo isso há tempos e ninguém nunca me ouviu. >=(
Daniel Drumond
heauheauhaeuhauehaeuh. Anyway, ainda prefiro Android. :P Ele só comparou os aplicativos, mas, tenho que admitir, mesmo ele sendo contra o Android. Grande, GRANDE Woz! (e eu não quis fazer trocadilhos...)
Exibir mais comentários