Era inevitável. Assim que saiu o Kinect, há menos de duas semanas, geeks do mundo inteiro começaram a mexer no periférico novo do Xbox 360 e não demoraram muito para conseguirem criar drivers que permitissem que ele funcionasse com um computador normal.

A partir daí é natural que comecem a surgir programas que interajam com o novo dispositivo. Os primeiros era bem básicos, serviam só para provar que sim, é possível alimentar um software no PC com as entradas de vídeo e áudio do Kinect. Mas agora as coisas estão começando a ficar mais interessantes.

Oliver Kreylos, pesquisador da Universidade da Califórnia, resolveu ir um passo além e já produziu um resultado de certo impacto. O software que Kreylos desenvolveu consegue se alimentar das capturas de vídeo do Kinect e reconstruir tridimensionalmente o espaço sendo observado.

A partir daí Kreylos consegue manipular a imagem e mover uma câmera virtual para observar o ambiente sendo filmado pelo Kinect de qualquer ângulo.


(YouTube)

É claro que, com apenas um ponto de observação, qualquer ângulo um pouco mais distante do original irá observar uma área de sombra, mas o potencial da idéia é bem claro. Imaginem o que será possível se forem adicionadas mais umas duas ou três unidades do periférico.

Ah sim! E isso tudo foi feito antes de a Microsoft resolver liberar os drivers oficiais do aparelho. Agora que esse tipo de experimentação passa a ser oficialmente permitida então, podem se preparar: muita coisa interessante deve estar por vir.

Com informações: Geek Beat TV.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Grandes passos rumo a realidade virtual
kylefurtado
Espero que esse reply não tenha sido pra mim, afinal eu só acho ele feio, mas adoro o Kinect. ;x
óÒ
Eu quero, eu vou comprar :)
Denis
Concordo com o que vc disse Bel Salles Devemos julgar pela capacidade e não pela aparencia até pq você não vai ficar desfilando com ele por ai e nem vai namorar com ele
Alexandre
Pelo que entendi é possivel mapear ambientes em 3D. Agora, o titulo da a entender que é possivel fazer filmes em 3D
Bruno Gall
Kinect, sensação do momento
Daniel Drumond
E já não existia ferramenta para isso? @[email protected]".
@leandrokoiti
4 receptor devem dar um caldo legal hein =P
@albert_dark
RSRSR, rí muito com os comentários, mas bom minha opinião (não muito diferente), o troço é feio pacaraí, e eu uso Windows, tenho Xbox e tals, quanto à funcionalidade do gadget acho que quando for explorada vai fazer muita gente cair o queixo (pois tem potencial), potencial que só não serve para o que ele foi desenhado: Games.
Bel Salles
Simplificando mais ainda: Se fosse da Apple você compraria, mas como é da Microsoft ele não presta? (por ser feio?)
Bel Salles
Não julgue o livro pela capa. Imagine vc pedindo pra ficar com uma menina e ela falar assim: - Você é bem legal, mas vc é muito feito. Ou seja, nem tudo o que é bom, tem que ser obrigatoriamente bonito para ter o seu valor. Creio que o Kinect está superando as expectativas por causa das inúmeras utilidades. Por isso, essa coisa dele ser bonito ou não é mais uma desculpa para os perdedores não admitirem derrota. (Simplificando, você não quer comprar por ele ser bom demais e usa a desculpa que ele é feio? Ou daqui a pouco você vai falar que o Kinect é a Orkutização dos "videogames"? Admita que você compraria ele caso ele não fosse esse sucesso todo só para falar que você é um dos poucos que tem.OU SEJA, egoísta) kkkkkkkkkkk SURTEI, mas até que escrevi coisas interessantes. (Acho que comi muito chocolate)
kylefurtado
Realmente, por mais que seja bom, eu acho ele meio feio.
@Ntnn
Acho legal, mas ainda assim nao vou com a cara desse treco.