Hoje vieram à tona dois vídeos mostrando o BlackBerry PlayBook em ação. O tablet da RIM terá tela de 7” e preço inferior ao do iPad, promete a empresa. No primeiro — um breve contato em mãos que a equipe do Engadget conseguiu com o tablet — podemos ver a reprodução de um vídeo no aparelho e a seu sistema de gerenciamento de sua capacidade multitarefa, que a princípio lembra bastante o elegante sistema de cards utilizado pelo WebOS.

Já no segundo vídeo vemos uma demonstração produzida pela própria RIM para mostrar como o PlayBook deixa o iPad comendo poeira na hora de navegar na web. Pode até ser que as páginas tenham sido escolhidas a dedo pela empresa — eu realmente gostaria de ver um comparativo realizado por uma fonte imparcial — mas o PlayBook mostra um excelente desempenho.

Como bônus, podemos ver também como o PlayBook roda Flash, e parece que ele roda muito bem. Novamente, uma fonte imparcial realizando testes de longa duração que indicassem qual é o impacto do Flash na bateria do portátil seria muito bem-vinda, mas enquanto a RIM não começar a distribuir unidades de seus tablets para review teremos que nos satisfazer com os vídeos que a própria empresa produz, ou com breves momentos em que ela deixar o seu novo produto ser filmado.

O que achou? Para mim parece ter um grande potencial. Não vejo ainda o PlayBook como um fenômeno entre o público geral mas, pelo o que pudemos ver até agora, me parece que ao menos no meio empresarial — que é onde a RIM está enraizada — ele tem tudo para dar certo.

Mas não vamos nos esquecer que ele deve concorrer com a segunda geração do iPad, então ainda há muito para se ver antes de se chegar a um veredicto.

Com informações: Engadget (1 e 2).