Início » Arquivos » Brasil » O roaming pode acabar em breve

O roaming pode acabar em breve

Avatar Por

Quando você vai viajar para algum Estado distante e, no fim do mês, recebe a conta de celular, é sempre aquela surpresa. As operadoras não escondem que ganham muito dinheiro cobrando pelo deslocamento dos usuários, que não têm outra opção senão pagar o valor (ou recorrer ao orelhão, mas isso ninguém merece). Mas isso pode mudar graças a um deputado.

Roaming nunca mais?

Antonio Carlos Chamariz, do PTB-AL, propõe na Câmara dos Deputados, que o roaming seja extinto no Brasil. Ele argumenta que o roaming foi criado numa época em que nós viajávamos sem saber se, na cidade de destino, haveria cobertura de celular. Clientes da ATL acabavam usando a rede da Telesp Celular e vice-versa.

A situação, no entanto, agora é outra: a maioria das operadoras tem cobertura nacional, então não faz sentido ter que cobrar do consumidor a mais para que use a própria rede. E o deputado parece estar tão inteirado do assunto que ainda afirma que, hoje em dia, tem operadora que já oferece interurbano sem custo adicional, desde que em chamadas intrarrede. Ele sabe o que diz!

A TIM, por exemplo, oferece um plano no qual as chamadas de longa distância para números TIM são ilimitadas, desde que o cliente utilize o serviço de DDD da própria operadora.

O projeto de lei já foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia. Felizmente.

Com informações: Globo Online/Digital & Mídia. Imagem: flickr Esparta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

mauro - patos/mg
Outro argumento que não foi usado, mas não menos importante, é que de, com a extinção do roaming, o usuário, no caso de mudança de cidade, não precisará mudar o número de sua linha de celular, evitando assim que ele cancele seu plano na operadora vigente.
@Swdezerbelles
Até que enfim alguém enxergou o absurdo que é pagar roaming. Adorei a proposta, só resta saber se vai ser realmente aprovada e qndo entrará em vigor. Tomara que logo!
JoseRenan
Demorou mais o Brsil avançou uns centímetros!!
JoseRenan
a anatel é passiva demais para nossa infelicidade...
@profetaleao
Silvio Santos pobre pedindo empréstimo, uma mulher chegando a presidencia, e agora uma lei como esta. Realmente, este é o fim dos tempos!
Rodrigo Esteves
Já estava na hora, ninguém que tenha celular usa telefone público, e pagar roaming e um pesadelo. www.inversao.desventuras.com.br
Vinicius
Aee! Até que enfim uma ótima proposta sendo posta em prática! Isso ae!!
kylefurtado
Nunca usei o roaming. ><
@leozacche
E que entende de consumidor!
@leozacche
Que, aliás, poderia ser estendida para luz, gás e água! Ou, pelo menos, que sejam valores beeeeeem razoáveis.
@gabriel_k3n
Achei excelente a ideia, apesar de que não farei exatamente muito proveito dela. Os planos TIM Liberty assinados até o começo de julho possuem roaming nacional ilimitado, ou seja: mesmo fora do seu DDD original, você não paga pra receber. O único porém é que, como acontece com a maioria dos aparelhos em roaming, você não pode receber chamadas a cobrar, mas isso é um problema menor, contornável.
Bruno Gall
CORRAM!
bawlaw
... ganhara meus futuros votos xD
Hernani
Lembro que havia lido algo tempo atrás, sobre considerações para extinguir essa tarifa mensal
Hernani
Logo as duas opções são boas, ao final das contas, saímso ganhando, o que é muito bom, e raro
Exibir mais comentários