Nunca fui um grande fã do Ask.com, inicialmente chamado de Ask Jeeves – lá nos primórdios da internets, você não era nem nascido. Mesmo assim, é com pesar que informo que a empresa está oficialmente desistindo do mercado de buscadores. Nos próximos meses o Ask.com inicia um plano de encerrar completamente o serviço de buscas que ele atualmente mantém.

Quem mais perde com isso são seus funcionários, baseados em duas cidades dos Estados Unidos e mais uma da China. O Ask.com avisou que está oferecendo acordos trabalhistas, bônus de fim de ano e reposicionamento profissional, mas de qualquer forma é triste ver que um número grande de engenheiros que sonham em levar o setor de buscas para a frente está no olho da rua.

A culpa do fim do Ask.com como buscador é do Google, em última instância. A empresa admitiu que não há mais como concorrer com a gigante de Mountain View, e por isso preferia realocar seus esforços para aquilo que acredita ser o verdadeiro produto que tem a oferecer: o sistema de perguntas e respostas.

Embora um serviço de perguntas e respostas dependa de algoritmos de busca e indexação, isso não é tão latente – nem tão custoso – como manter um buscador próprio. Além disso, algumas ferramentas de busca poderiam ser contratadas para fornecer tecnologia similar à que o Ask.com já desenvolveu internamente, porém por um preço melhor (ei, pessoal do Bing, é hora de entrar nessa jogada!).

RIP Ask.com.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

William Kennedy
Eu já sabia que não ia durar muito... e não acredito que eles consigam sobreviver do Perguntas e Respostas não viu... Yahoo! Questions & Answers é como o Google das Perguntas e Respostas.
William Kennedy
Também pensei nisso ^^ O Google comprando e mudando pra "realidade" do Google, seria legal.
William Kennedy
É o que eu espero. Sinceramente, não consigo usar o Bing... pra mim é tão inútil quanto o Ask.
William Kennedy
AAAAH como eu detesto instalar um programa e vir com essa maldita barra de ferramentas! Fiz muito isso instalando o Nero. Depois de um tempo eu comecei a olhar mais as paginazinhas antes de ir dando Next.
JoseRenan
pensei nisso na hora! Adeus toolbares!
Rafael
Digsby*
Rafael
Que nada, vão tudo migrar pra Google / Bing / Yahoo! toolbar ou coisas piores, veja o Digbsy por exemplo quanta porcaria ele tenta fazer você instalar.
Rafael
A Google que adora empurrar a toolbar deles no IE e Fx!
Rafael
Sim e vocês dois falaram a mesma coisa na essência. :P
Rafael
Eles tem que ficar conhecidos de alguam maneira né??? E não tem culpa por sua desatenção...
Hernani
Que bom, aquela dezena de apps que ofereciam toolbar do ask.com vão sumir ^^
@lcrudo
Já foi tarde...
Thiago Sabaia
Pela primeira vez eu entrei nesse site ASK.com
Kadu
Na verdade durou bastante, até.
Alexandre
Ja vai tarde. Incomodou bastante tentando instalar addons automaticamente no ffx. nunca gostei, de novo, jah vai tarde
Exibir mais comentários