Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Linha do tempo interativa com todas as distros Linux

Paulo Graveheart

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Se você acha que conhece um bom número de distribuições Linux, melhor repensar essa afirmação: a quantidade de distros e derivados existente desde 2002 é gigantesca, como mostra a imagem abaixo, que faz uma linha do tempo de todas as distros já lançadas. E, acredite, o número é espantoso!

O equivalente a 0,01% de toda a linha do tempo

A existência de tantas distribuições e derivados é fácil de explicar, pela própria natureza do Software Livre. Em lançamentos comerciais, não faz sentido criar versões diferentes, você cria o MS-Office 1.0, depois o MS-Office 2.0, e assim vai, só mudando o codinome por questões de marketing, mas mantendo a numeração. Não faz sentido criar um time interno da Microsoft para criar um “XubunMS-Office” para computadores mais antigos, ou um “KMS-Office” com um gerenciador de janelas diferente do Windows. E a Microsoft dificilmente deixaria um grupo de fãs fazer o mesmo.

Já com Software Livre é diferente. Se um grupo mínimo de usuários não estiver gostando do rumo que uma distro está tomando, eles simplesmente lançam um fork, e continuam a partir daí com outro nome. Ou essa decisão pode ser tomada por outros motivos, como a necessidade de customizações específicas: O Kurumin era um fork do Knoppix, mas totalmente customizado para a realidade brasileira. Assim, esse cenário a criação de um número infinito de distros diferentes, algumas com variações minúsculas entre si.

Dessa forma, visualizar todo o caminho que as distribuições Linux tomaram até aqui seria quase impossível, se não fosse pela existência dessa imagem, que mostra todas as distros, inclusive o momento em que deixaram de ser atualizadas. E, como é uma imagem no formato SVG, você pode interagir com ela, fazendo buscas com Ctrl+F ou clicando em cima dos nomes para ir até o site das distros.  Dá para perder uma boas horas acompanhando a imagem.

E quem vai ser o primeiro a dizer que já testou todas as distros ? 🙂

Com informações: Download Squad