A briga esquentou. Depois que o Google bloqueou a importação de dados pela API de contatos do Gmail (e aparentemente do Orkut também), o Facebook decidiu que contra-atacaria da forma menos amigável possível: disponibilizando uma alternativa à API de contatos. Ao invés de criar a sua própria ferramenta que permite a exportação de emails, como o Google tão delicadamente exigiu, a rede social agora oferece uma alternativa que envolve baixar um arquivo .csv.

Quando um usuário tentar encontrar seus amigos e o Google retornar resultado algum, o Facebook mostrará a tela acima. O grande botão azul de Download Your Contacts baixa, caso o usuário esteja logado no Gmail, um arquivo .csv com todos os endereços de email. Esse arquivo é então selecionado e enviado para o Facebook, que procura os amigos, oferece a opção de adicioná-los automaticamente e ainda dá a alternativa de enviar convites para aqueles que não ingressaram na rede.

Segundo um engenheiro consultado pelo TechCrunch, essa técnica pode ser bloqueada, caso o Google queira. Mas isso colocaria em risco outras ferramentas que fazem uso dessa função.

Um leitor até comentou ontem que a exportação de emails dos amigos no Facebook é possível através do Yahoo! Mail, mas essa característica não parece funcionar para todos. A API do Facebook não revela endereços de email oficialmente, então é provável que o Yahoo! esteja usando algum método alternativo ou não documentado.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jessica Silva
meu bate papo estar desconectado faz semanas e não sei o por que,será que é isso?
@leozacche
Pensei na mesma coisa. Acho que por uma questão de segurança: o FB teria que perguntar a sua senha do Google, e conectar diretamente o Google, com a sua senha, como se fosse você, fingindo ser você. É o mesmo comportamento que os worms de fishing usam, e pega mal à beça. Além de ser fácil o Google bloquear o acesso a partir dos IPs do FB. Da forma que está, quem faz o download é você (seu PC, seu IP). É uma requisição genuína, aos olhos do Google. Se fosse fácil descobrir onde o usuário salvou o raio do .csv, daria para fazer em um passo só, via javascript. Seria essencialmente a mesma operação, só que mais automática - e melhor para o usuário.
kylefurtado
Nunca pensei que um dia diria isso, mas CHUPA GOOGLE!
@lucashingis
"Segundo um engenheiro consultado pelo TechCrunch, essa técnica pode ser bloqueada, caso o Google queira. Mas isso colocaria em risco outras ferramentas que fazem uso dessa função."
JoseRenan
eita povinho esperto sô.. Mas daki a pouco o Google já remove esse método..
Bruno Gall
Sabia que eles não iam ficar sem
Turdin
Agora, se tem o botão download, para fazer o download pra maquina do usúario, porquê não pode fazer esse download diretamente para os servers do facebook, tirando assim a etapa do upload?
Arthur Gonçalves
Tinha pensado nisso mesmo quando li a notícia de ontem. Não parece ser nada absurdamente inteligente da parte do Facebook, apenas colocou a faca e o queijo na mão do usuário (que se tivesse interesse, faria o procedimento manualmente - ask Google se não souber!)...
Renee
Na reportagem é mencionado que o facebook não revela o e-mail, mas quando eu entro neo Ebuddy no celular, cada contato aparece uns códigos e @facebook ou algo do gênero. Existe um e-mail, mas é Top Secret. A google está se sentindo ameaçada... husuhsauhsahusa
ncgty
realmente muito boa o contorno do facebook haha
Kadu
Ninguém cai mais nessa! kkk
Hernani
Briga de gato e rato ainda vai longe ^^
@ericardopvh
Alternativa inteligente =D
JaqueQue
Foi o que escrevi, facilita muito, mas do outro jeito não é nada de outro mundo, é como baixar um simples anexo.
Adriano
Para a grande maioria dos usuários esta não é uma tarefa simples caso o usuário fosse no próprio gmail para exportar, mas o botão de download inserido no Facebook da uma facilitada, porém continua sendo mais dificil do que inserir o usuário e a senha e pesquisar.
Exibir mais comentários