Início » Arquivos » Celular » Nokia volta a tomar conta do Symbian

Nokia volta a tomar conta do Symbian

Avatar Por

Parece que a novela Symbian finalmente se encaminha para o fim que todos nós esperávamos. Foi anunciada nessa segunda-feira uma mudança na estratégia da Fundação Symbian e do sistema Symbian em todo o mundo. Devido a mudanças no mercado de Mobile e principalmente na economia mundial. a partir de março a Nokia será a responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema Symbian.

Não confunda, no entanto, o sistema com a fundação. Segundo comunicado emitido pela Fundação Symbian, a organização continuará a existir como uma controladora dos direitos de uso do sistema Symbian em todo o mundo. Essa fundação “nova” poderá licenciar a marca Symbian, bem como fazer acordo com fabricantes de dispositivos que queiram utilizar o sistema.

Enquanto isso, toda a parte de desenvolvimento de software do Symbian ficará a cargo da Nokia. Atualmente a empresa é a principal fabricante de dispositivos móveis que oferece suporte ao sistema, então é natural que ela assuma completamente toda essa parte de programação que faz o sistema manter-se vivo (ou moribundo, dependendo de quem vê) ao longo dos anos.

A Fundação Symbian mostrou-se otimista com as novidades referentes à organização e ao sistema. Em comunicado, fez questão de informar que 25% de todos os aparelhos rodando Symbian já distribuídos foram vendidos no último ano, o que comprova que o Symbian continua firme e forte. Não foi especificado, porém, quantos desses aparelhos são feature phones e quantos são smartphones.

A expectativa da Nokia é vender 50 milhões de smartphones rodando Symbian^3. Será?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@andradevini
volta e vai embora denovo logo logo!
Fredson Sousa
Gente, S30, S40 e até S60 e S80, não são SO, são softwares, e desses apenas o S60 e S80 são baseados no Symbian e rodam sobre o Symbian 9 em diante.
Daniel Luiz
ESQUECI DE CITAR A MULTITAREFA, que os proprietarios do iphone sofreram sem ela por um booooom tempo
Daniel Luiz
Para ser lider em um mercado como o de smartphones, a Nokia com certeza tem um diferencial, quanto a isso nao ha duvidas. Agora eu nao entendo em que qualquer outro S.O. é melhor que o Symbian?!?! Certamente todo o potencial que esses novos S.O. tem o SYMBIAN tambem tem, e outra coisa: O S.O. SYMBIAN TEM DIVERSAS FUNCIONALIDADES QUE SO SURGIRAM RECENTEMENTE EM OUTROS S.O.´s.
Marcell Almeida
Symbian é ruim sim. Symbian é péssimo se comparado ao Android, WP7, iOS. Mas quer saber? Eles vão conseguir vender 50 milhões de smartphones rodando Symbian^3 fácil fácil. E o porque é simples - A Nokia é a marca mais conhecida de celulares e que mais tem usuários fiéis(por enquanto).
Thássius Veloso
Você está com toda a razão. O S30 não é considerado Symbian; somente a partir do S60.
Daniel Luiz
A NEEEEEEIM, COMO DEIXAM UM CARA QUE NAO ENTENDE DE SMARTPHONES FALAR(DIGITAR) UMA ASNEIRA DESSAS??? ONDE VC VIU QUE 1616 OU 7020 SAO SYMBIAN??? SE VC QUER COMENTAR SOBRE ALGUMA COISA, "BUSQUE CONHECIMENTO" SOBRE AKILO, E NAO VENHA FALAR MEIO QUILO DE ABOBRINHAS... FIKADIKA
Daniel Luiz
" Não foi especificado, porém, quantos desses aparelhos são feature phones e quantos são smartphones. A expectativa da Nokia é vender 50 milhões de smartphones rodando Symbian^3. Será?" COMPLETAMENTE TENDENCIOSO... ME DIGA THASSIUS, LISTE ALGUNS "FEATURE PHONES DA NOKIA COM SYMBIAN"?!?!? Ate onde eu sei, feature phones tem S.O. proprietario das fabricantes(como a maioria dos celulares mais baratos), e tem funcionalidades limitadas. SYMBIAN NAO É ASSIM. O maior feature phone de todos é certamente o IPHONE, ele é um feature phone "que deu certo" (quem nao se lembra das dificuldades com bluetooth, instalaçao de app, personalizaçao, etc, problemas comuns em feature phones). Torço muito para o Symbian se atualizar, mas sem virar modinha.
Hernani
Ou o Symbiam recebe um verdadeiro upgrade, com mudanças significativas, ou vai perder mais ainda seu mercado e chegar até a lanterninha
Fredson Sousa
Putz, Demorou! O que mais me agrada é que os apps para MeeGo serão compatíveis com Symbian e vise-versa, ja que serão desenvolvidos em Qt. Agora é so esperar por uma Loja decente!
Caio Alexandre
Pra falar a verdade não. São respectivamente "plataformas" S30 e S40. A Nokia nem sequer se refere a eles como sistemas operacionais.
Kadu
Eu gosto do Symbian, não o acho tão ruim quanto pintam não!
@pri_barros
Mobilon, entendi seu ponto de vista... Na teoria seriam smartphones, mas na prática,só pela conjuntura atual, não dá mais mesmo.... Beijinhos
kylefurtado
Toda empresa precisa de um Plano B. : )
Bruno Gall
Aii! Pra que então é o MeeGo? --"
Exibir mais comentários