Na briga dos navegadores para dispositivos móveis, a Fundação Mozilla dá mais um passo para estabelecer o Firefox como excelente opção para quem utiliza a plataforma do Google. A organização anunciou nessa quinta-feira (04/nov) uma nova versão beta do Firefox tanto para o Android como para o Maemo, dessa vez com direito a interface em vários idiomas do mundo inteiro.

Interface diferente

Mas não adianta se animar muito, pois não foi dessa vez que a nossa amada e idolatrada língua foi contemplada pela equipe de desenvolvimento do navegador. Até tem a opção do português europeu, porém nada da variação falada no Brasil. E nem preciso dizer que claramente há diferença entre os dois.

O Firefox para Android ficou menor se comparado à versão anterior. O arquivo de instalação tem ~17 MB, bem distante dos ~43 MB da versão anteriormente liberada para o grande público. A organização por trás do navegador prometeu ainda mais: “Há possibilidade de melhorias e nós vamos tornar esse arquivo ainda menor”, prometeram.

Sua interface está ligeiramente diferente, mais bonita e organizada. O Firefox para Android, porém, continua com uma forma peculiar e pouco intuitiva de acessar as abas e a barra de ferramentas: tendo que deslizar o dedo para a direita ou para a esquerda, a fim de acionar os cantos da tela.

Rapidez também está garantida, já que a nova versão de testes do Firefox está 25% mais rápida no benchmark SunSpider JavaScript, se comparado ao navegador padrão do Android 2.2. A informação é da Mozilla.

Download | Firefox Beta para Android e Maemo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Túlio Pessoa
hmmmm, em que pontos exatemente o Dolphin Browser HD é melhor ?
Hernani
Vou pegar todos navegadores e ver qual tem melhor desempenho no tablet
kylefurtado
Prefiro o Skyfire.
@gabriel_k3n
Nada da atualização para ARMv6 (aparelhos mais antigos, como HTC Magic), ainda. Continua na versão que fecha após alguns segundos de uso. Prefiro continuar com Dolphin e Skyfire, então.
Renyer
Tremei, Opera!
Diogo
Não consigo achar as imagens de como fica o botão da camera... Ele fica branco? Preto? Ou não entendi direito?
Felipe
O meu descascou na 1a semana... E as custom ROMs (http://shadowmodbr.wordpress.com/ ,e.g.) estao cada vez melhores. Acho que Milestone e', hoje, a melhor relacao custo beneficio para ter um Android no Brasil. So' nao espere muito do teclado fisico. Eu quase nao uso mais (depois do Swype). Abraco. Felipe.
Diogo
Nem ligo para isso, digo, se eu precisar eu gosto de ficar fuçando e até arrisco instalar uma custom ROM se o Gingerbread valer a pena... Agora, para quem tem Milestone, esse negócio de descascar o botão da câmera acontece em TODOS os Milestones? Ou isso era só de alguns modelos?
Welty
Cara, em relação ao Symbian, ele já morreu, só falta jogar terra em cima, só a Nokia não vê isso. Samsung, Sony Ericsson e cia. já pularam fora do barco, que está afundando... It's Sad, But True...
Welty
Desde que você não ligue de ficar sem atualizações das versões novas do Android, pq a #MotoFail não liga pros consumidores, vá em frente, o Milestone é um ótimo aparelho. O que mata é a Fabricante. O Milestone é um ótimo smartphone, porém foi feito pela fabricante errada.
Diogo
Por quê man? Justo agora que eu queria trocar meu 5530 por um Milestone, alguns xingam muito e outros elogiam muito. Mas que droga, onde acho um Android bom com teclado físico pela bagatela que está o Milestone hoje?
Alexandre
Poderiam fazer uma comparacao com o opera mobile, nao?
Welty
Cara, faça isso e não se arrependerá, a não ser que você pegue um #MotoFail, ai você vai se arrepender e lamentar muito.
Rafael
Existe Opera Mobile para Symbian. ;)
Rafael
Vai ter que melhorar muito pra superar qualquer navegador, não me conformo com a interface e a usabilidade de por exemplo arrastar a tela para o lado para ver as abas.
Exibir mais comentários