Se você ainda não baixou o VLC para iPad/iPhone, é bom correr e baixar enquanto pode. Graças a divergências de licenciamento, o VLC corre risco de ser removido da App Store. E quem diz isso é Rémi Denis-Courmont, um dos principais desenvolvedores do VLC, que inclusive enviou uma notificação formal para a Apple, referente à forma com que o software é distribuido no iOS.

Com os dias contados?

Para entender: o VLC é um software livre, distribuído sob a licença GPL. A versão da App Store é distribuida sob as regras do iTunes, que limita a instalação de aplicativos tanto pagos quanto gratuítos em no máximo 5 dispositivos, através de DRM. A licença original, que prevê a distribuição livre e sem restrições, é conflitante com a DRM, e em tese o VLC estaria sendo distribuido de forma ilegal.

Pode parecer estranho que uma empresa primeiro tenha portado um software para o iOS e depois abra esse tipo de reclamação, mas Rémi argumenta que o port foi feito por terceiros, que não estão ligados diretamente ao software original. Vale lembrar que já existe um precedente para esse caso: no começo do ano, o GNU Go foi portado para a App Store, e a própria Apple achou mais interessante remover o aplicativo do que mudar os termos de licenciamento.

Ainda não houve um posicionamento oficial da Apple, mas como já foi dito, se você tem um iPad/iPhone, deve baixar o aplicativo o quanto antes. Mais hora menos hora, o VLC deve sumir da App Store sem deixar vestígios.

Com informações: Download Squad

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel
Uma pena, nao largo meu VLC aqui no windows xp ou no ubuntu de forma nenhuma....
Marcell Almeida
Pretendo comprar um iPad e eu preciso do VLC. Não quero que isso aconteça ;(
Bruno Gall
É
kylefurtado
Uma pena não ter para Android.
Pedro Moisés
Não foi por decisão da Apple, tem a ver com a licença GPL, leia antes de postar.
@JoaoPedroSachet
E nem vai ser muito dificil, ja que o nucleo do VLC ja existe em .deb [formato que o Cydia trabalha e também os derivados de Debian e Ubuntu]
@JoaoPedroSachet
A Apple ja ta ficando conhecida pelo seu egoísmo na iTunes Store... "MINHA LOJA, MINHAS REGRAS, NÃO GOSTOU? CAI FORA." :p
Marcelo
Po gilberto, ta vacilando...existem vários players pra android, só procurar. Uso o mVideoPlayer, lê legenda srt e tudo mais. Tem tb o rockplayer, que vale a pena...e são free. Isso é o android mostrando que tem tudo pra ser uma plataforma dominante no mundo dos sistemas de dispositivos móveis.
Erick
Baixei e funciona legal :) Devia ter opções para legendas, nem soft subtitles nem legendas .srt funcionaram comigo! Pena que vai acabar sendo excluído da App Store uma hora ou outra. Mas com certeza deve sair na Cydia.
Gilberto Lúcio
Baixem mesmo pq só quem usa Android sabe como é sofrível depender do player original do SO (VLC não existe para Android, pelo menos por enquanto =/).