Tem, mas acabou
Tem, mas acabou

Ontem um aplicativo de muito sucesso fez uma breve visita à App Store. E, ao contrário do que ficamos acostumados, ele não saiu de lá por uma ação unilateral da Apple. Dessa vez Steve Jobs e companhia não tiveram nada a ver com a história.

Trata-se do Skyfire, um navegador já bastante conhecido pelos usuários de Android. O que ele faz de tão especial? Além de diversas funcionalidades potencialmente úteis — como a grande facilidade em compartilhar a página visitada via Facebook e Twitter— o Skyfire traz ao iOS algo nunca antes visto na plataforma: vídeos em Flash.

Bem, mais ou menos isso. Na verdade a empresa responsável pelo navegador recebe as solicitações de exibição de vídeo em seus servidores, converte o vídeo em Flash em questão em um formato compatível (HTML5, no caso), comprime e envia ao dispositivo com iOS. Na prática isso permite ver vídeos que estão disponíveis em Flash sem de fato utilizar o Flash no aparelho.

A ideia fez tanto sucesso que apenas cinco horas após sua chegada à App Store ele já estava “esgotado”. Sim, é meio difícil imaginar um aplicativo distribuído via download estando esgotado, mas foi essa a terminologia que a desenvolvedora utilizou para dizer que teria que suspender a venda até segunda ordem.

O número de novos usuários do navegador disparou vertiginosamente nessas poucas horas em que esteve na App Store, obrigando a empresa a suspender a venda para evitar a sobrecarga de seus servidores de transcodificação, o que geraria uma experiência de uso péssima para todos os usuários.

O aplicativo de US$ 2,99 se tornou em sua curta estadia na App Store o programa de maior faturamento da loja durante o período. Até mesmo por isso podemos esperar que a empresa responsável esteja trabalhando dia e noite para retomar as vendas, o que ela promete para “um futuro próximo”.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados