Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Google processa governo americano por exigir Windows

Paulo Graveheart

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Briga de peixe grande é sempre divertida de acompanhar, ainda mais quando envolve alguns milhões de dólares. E é justamente o que está para acontecer entre Google, Microsoft e o governo dos EUA. A gigante de busca entrou recentemente com um processo contra o Departamento de Interior dos Estados Unidos por esse ter exigido o uso do Windows em uma licitação para soluções de software de e-mail e colaboração.

OBJECTION

Segundo o Google, essa obrigatoriedade favoreceria a Microsoft, o que seria ilegal. Obviamente o Google não tomou essa decisão em prol do software livre, mas sim pensando em suas próprias soluções de e-mail, mas é interessante notar que esse processo favoreceria indiretamente aplicativos livres.

A explicação do governo americano para exigência do Windows é de que um relatório baseado em “avaliação de risco e análise do mercado” demonstrou que o sistema da Microsoft era “o único que satisfazia cada requisito do departamento, provendo serviços unificados de e-mail e segurança avançada”. E é justamente essa informação que o Google vem contestando.

O texto completo do processo pode ser lido abaixo. E não custa lembrar que o governo brasileiro passou justamente pelo contrário dessa situação: ele exigiu o uso de software livre em instituições públicas mas acabou voltando atrás por pressão da própria Microsoft.

Google v US Complaint

Com informações: ZDNet/All About Microsoft.