Pode até ser que os lucros da Microsoft continuem fabulosos – enquanto os da Apple já ultrapassam o extraordinário, é bom dizer -, mas a empresa precisa tomar cuidado com os seus principais produtos. Pela primeira vez desde que começou sua escalada rumo a ser o sistema operacional mais usado do mundo, em outubro o Windows XP viu sua participação dentro do segmento Windows cair para abaixo dos 60%. É um momento histórico, sem sombra de dúvida.

Os dados são da NetApplications, empresa de pesquisa e estatísticas com alcance global, e diz respeito aos SOs que são usados para navegar na internet. Dentro categoria Windows (o sistema mais usado no mundo), pela primeira vez o Windows XP teve um market share inferior a 60%. Não é um número assustador, no entanto: 59,07%. O Ruimdas Vista é usado por 12,88% dos consumidores que preferem Windows, enquanto o Windows 7 está em 18,24% dos computadores rodando o sistema de Bill Gates.

Tanto o Windows XP como o Windows Vista perderam lugar para o Windows 7, para alegria geral da Microsoft. Isso só demonstra que, depois de dez anos do lançamento do Windows XP, o sistema finalmente começa a ser trocado nas empresas e residências, depois de uma tentativa frustrada da Microsoft de lançar o Windows Vista.

Internet Explorer < 60%

No mercado de navegadores, mais uma tristeza para Ballmer: o Internet Explorer também perde participação de mercado em outubro, dessa vez para os demais navegadores. O browser foi ponto de partida para a navegação de 59,28% dos usuários, uma queda de menos de 1% (ainda assim, uma queda). O Firefox aparece em segundo lugar com 22,82% do market share, seguido do Google Chrome com 8,47% (mais de 3 vezes a presença do Opera).

Baixatudo | Internet Explorer 9 Beta

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rafaelverolla
Vocês podiam parar de comparar o Windows com os OS da mac. Windows roda em quase infinitas combinações de hardwares, com quase infinitas combinações de softwares. A Apple faz IOS pra algumas duzias(se muito) de combinações de hardware. Ai fica fácil né. Se travar , é de passar vergonha. Comparem windows com linux, ai agente pode conversar.
rafaelverolla
Nunca teve que reiniciar o Ipod por algum erro? aff. O meu ja teve que ser reiniciado por ter travado ou outras coisas duzias de vezes. E eu não sou um caso isolado, não conheço pessoalmente um usuario de Ipod que não teve que reiniciar e até mesmo restaurar o seu ipod por causa de bugs.
@Masterwebinter
E quantos desses macs continuam com o macOS?
Hernani
O Windows 7 definitivamente irá ultrapassar o XP, e substituir, o Vista nem vale a pena ser citado
Hernani
Eu mesmo não consigo mais voltar ao XP, esses dais um amigo pediu o meu cd do XP e eu já tinha jogado fora
@re_gasoto
Rardgi,Você, por algum acaso já usou um mac, ou um iPod touch/iPhone? E digo Utilizar mesmo, não só pegar pra dar uma olhadinha, desbloquear a tela e bloquear denovo. Em termos de facilidade de uso o Mac está anos-luz na frente do windows. Instalar e desinstalar programas é só arrastar pra pasta de aplicativos e de lá para a lixeira. Enquanto que nunca tive que reiniciar meu iPod por algum erro, seja ele qual for (a não ser quando eu coloquei jailbreak pra ver como era). Quanto a compatibilidade não há discussão, o mundo ainda é dominado por computadores Windows e há muito mais desenvolvedores para este sistema. Eu mesmo não posso abrir mão dele pela falta de ferramentas de desenvolvimento para o sistema OS X (além do XCode, que estou estudando no momento). Estude mais o sistema antes de falar, por favor.
JoseRenan
Ruindas vista com o SP3 é tão bom quanto o XP...
Thiago Santos
Só tenho a dizer uma coisa sobre isso.... em matéria de Windows.. o seven é a melhor coisa até hj... o XP é muito querido mais..... já passou, já foi o seu tempo.
Denis
Mais acontece uhsahsauhsaua
Rodrigo
se você olhar os resultados de vendas de computadores, verá que o Mac cresce mais que os PCs
Jesus Cristo
Acho que negativaram por causa da soberba e elogio ao XP: O Mac OS X sempre foi muito superior ao XP, antes mesmo do XP existir. Os que acompanharam o nascimento e evolução dos felinos - não por soberba - sentiam náusea ao tentar mexer no XP. Não duvido que o cara que fez o primeiro comentário seja um windows user experimentando o recém financiado MacBook White... enfim, dei thumbs down para os dois!
Rodrigo
haushasuhas é foda esse povinho do site que só de ouvir falar do Mac já fica com inveja e coloca ponto negativo no comentário neh
Rodrigo
ahsuahsuahs você realmente acha que alguém que usa Mac OS X migra para o Windows? isso é um em um milhão meu caro
Iury BAS
Serio que todo mundo acha o Windows Vista ruim? Eu tinha um computador que estava acima daquilo que era recomendado para se utilizar o Windows Vista e nunca tive o que reclamar dele. Acho que o Windows Vista foi criticado de maneira errada por pessoas que tinham um PC abaixo dessa recomendação, ai realmente qualquer sistema ficaria ruim. É como querer jogar um jogo do PS3 no Nintendo e dizer que o jogo é que esta rodando lento. Claro que o Windows 7 é melhor, mais bonito e até mais leve, mas o Windows vista não é esse pesadelo todo que falam E é ótimo que finalmente estão deixando de usar o XP, fico doente só de ver aquele azul enjoativo e saber que pessoas ainda usam algo de 10 anos atrás no mundo onde estar atual é vital para a segurança
Marcos
"Ruindas Vista" foi legal. Acho que "Ruinsdas Sete" também fica lega.kkkkkkkkkkkkkk
Exibir mais comentários