Enquanto existem diversas opções de programas de compartilhamento de arquivos para desktop, em plataformas móveis eles não estão tão presentes, provavelmente por causa da baixa velocidade da redes de celular unido ao pouco poder de processamento de celuares. Até existem alguns aplicativos de torrent, mas a grande maioria deles servem para gerenciar os programas através da rede, não são para compartilhamento propriamente dito. E hoje isso mudou, ao menos para Android.

Telas de lista de usuários e configuração | Clique para ampliar

O FrostWire é o primeiro programa que permite um verdadeiro compartilhamento P2P. Ao ser aberto, ele pergunta quais arquivos você quer compartilhar e um nome de usuário. Depois disso, ele usa a rede que estiver ativa (seja WiFi, 3G, EDGE ou qualquer outra) para buscar usuários. A partir daí, você pode escolher um usuário da lista ou ainda fazer uma pesquisa nos arquivos compartilhados e baixar qualquer arquivo que estiver na rede. O programa, no entanto, não faz busca de arquivos na mesma rede do FrostWire para desktop: ele busca apenas entre celulares Android com o aplicativo instalado.

Como bem denota Sebastian Anthony, do DownloadSquad, esse programa certamente vai ser usado para pirataria, embora existam alguns outros usos legais e legítimos. O programa tem 400 KB, é gratuito e pode ser baixado nessa página. Mas quem quiser suportar financeiramente o projeto pode comprar uma cópia direto no Android Market por 5 dólares.

Com informações: DownloadSquad.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Vou baixar hoje mesmo para o tablet
Mauricio
Se vc tiver por perto rede wi-fi é bem vindo, pois pagar plano de dados que é lasca ¬¬
Bruno Gall
Eu queria dizer o mesmo T.T
kylefurtado
Será muito bem vindo no meu Droid.
Marcell Almeida
Já era tempo! Tava atrás de um desses desde quando comprei meu celular.
Bruno Gall
Aaah! Não havia lido, eu to com pressa e li rápido =P
Bruno Gall
Vai trocar via Wi-Fi?
Lucas Braga
No Symbian já existem dois clientes P2P, faz bastante tempo: o Symella (Gnutella) e o Symtorrent (Torrent)...