A partir de 31 de outubro, os usuários do Nimbuzz não vão ter acesso aos seus contatos do Skype. Por quê? Ainda não se sabe. A única certeza que tenho é que, nessa história toda, existe um grande conflito de interesses entre a Nimbuzz, que faz um software que conecta o usuário a vários IMs, e o Skype, que fornece serviço de VoIP gratuito entre dispositivos e pago entre dispositivo e telefone convencional.

Quem chamou a atenção para o assunto foi a Nimbuzz, que veio a público comunicar que, já na semana que vem, não mais poderá oferecer o acesso aos serviços do Skype por meio de seu aplicativo, presente em vários modelos de celulares. “Nós queremos te dar liberdade para escolher e controlar como manter contato com os seus contatos”, afirmou a Nimbuzz, que acredita que a posição do Skype é outra.

Para a empresa, o Skype se sente ameaçado pelo serviço NimbuzzOut, que permite fazer chamadas telefônicas para números convencionais por muito menos que na telefonia convencional. A intenção deles é acabar com “todo o suporte aberto a [aplicativos de] terceiros”.

E aí cabe lembrar que o Skype tem serviço similar, o SkypeOut – repare que os nomes são parecidos.

O Skype também já se manifestou sobre o assunto. De acordo com a empresa, as APIs e o SDK do Skype devem ser usados no desenvolvimento de hardware e software para desktops. Prestou atenção que é para desktops? Ou seja, o Skype se reserva o direito de criar aplicativos com API própria para dispositivos móveis e celulares.

Nessa aí a Nimbuzz dançou, não tem jeito. E o mais curioso é que não é a primeira vez que o Skype faz isso. Há poucos meses, o serviço pediu para que o Fring também desligasse o suporte ao Skype em seus aplicativos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Drumond
E quem tem Froyo também, pois o app oficial é uma bosta. Além de travar direto, foi mal feito, certas funções são complicadas de achar, ou só se encontram quando logado. Outras funções param de funcionar do nada (como por exemplo fazer login</b<)...
Hernani
Não acredito que seja frescura, e sim proteção do mercado, com os diversos lançamentos do Skype para smartphones, a demanda por contas pagas vai aumentar, gerando mais lucro, é óbvio que eles querem que somente o seu software seja utilizado
Thiago Sabaia
Não usava o Skype mesmo, Deixa a equipe do Skype,eles vai perder muitos usuarios com isso.Pois eu atualizo minha redes + pelo celular. Conclusão:Eu não usava o Skype muito,agora e que não vou usar mesmo. ---------------------------------------------- Achei interessante a historia do TecnoBlog http://tecnoblog.net/sobre/ Seu eu for escrever a historia do meu blog não passa de 5 linhas,não sou mundo de invertar textos.
Marcell Almeida
Skype ta com muita frescura ultimamente. Gostava mais do tempo que eles não eram tão populares.
@thiagomarzano
Infelizmente pra quem tem um aparelho android com sistema inferior a 2.1 vai ficar na mão, ja que o skype não suporta
@sergiomvillela
Agora não vou poder usar o Skype no Galaxy S, porque o aplicativo oficial não funciona der jeito nenhum....
kylefurtado
Acho que ele retirou por estar presente nos principais OS de smartphones.
Igor
Muito palho eu uso nimbuzz no celular porque o skype não disponibiliza um aplicativo para o meu celular =/
Bruno Gall
oakspakspoak
acustodioo
Pede pra sair! Pede pra sair! :)
@MarcosPako
First? Me? Tem um tempão que eu não conseguia acessar o Skype pelo Nimbuzz em um N95 que eu tenho aqui... A meu ver não vai fazer muita falta ...