Início » Arquivos » Gadgets » Vem aí o Wi-Fi com jeito de Bluetooth

Vem aí o Wi-Fi com jeito de Bluetooth

Avatar Por

Atualmente a melhor maneira de transferir dados entre dois dispositivos é por meio do Bluetooth, um padrão da indústria já amplamente disseminado que nos permite parear dois equipamentos eletrônicos e acionar a troca de dados entre ambos. Mas não vai ser a única forma de executar essa tarefa, pois a partir de agora dispositivos com conectividade por meio do Wi-Fi também terão essa funcionalidade.

O Wi-Fi Direct também contema jogos multiplayer

A Wi-Fi Alliance, grupo que determina os rumos do Wi-Fi ao redor do mundo, anunciou nessa segunda-feira um novo padrão de conexão entre aparelhos chamado de Wi-Fi Direct. Funciona como no Bluetooth: os aparelhos se tornam hotspots que podem conversar entre si, sem a necessidade de um roteador ou equipamento de rede que o valha. Para tanto, será preciso comprar um aparelho que estampe a marca do Wi-Fi Direct, ou atualizar os aparelhos que já tenham Wi-Fi e cujo software seja passível de upgrade, dependendo da boa vontade de cada fabricante.

Tal tecnologia será baseada no Wi-Fi b/g/n, com direito a velocidades próximas dos 300 Mbps. Bastante impressionante, em especial na hora de enviar e receber arquivos pesados. O Wi-Fi Direct poderá ser usado para transferir as fotos da câmera digital diretamente para uma impressora ou então para transferir contatos recentemente salvos no smartphone para computador de casa (como se as principais plataformas não oferecessem esse recurso).

Já existem aparelhos que se comunicam com outros equipamentos por meio de Wi-Fi e sem depender de roteador, como o Nintendo DS. No entanto, o novo padrão da Wi-Fi será aberto a todos os fabricantes, e com direito à interoperabilidade, que é a garantia de que todos os equipamentos certificados pelo Wi-Fi Direct conversarão entre si. Bem melhor que a engenhosa gambiarra criada pela Big N (e completamente válida num cenário em que não existia nada similar, diga-se de passagem).

Com informações: Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@andradevini
a junção das duas tecnologias mais usadas nesse ponto =]
julio cesar
Cabos USB ou Noot books pra compartilhar arquivos pesados vai ficar no passado! \o/
@caiofbpa
As conexões ad-hoc são muito boas, mas dependem de uma configuração um pouco menos intuitiva do que o padrão Wi-fi Direct propõe. Para criar redes ad-hoc, muitas vezes você precisa ter conhecimentos de roteamento IP, ou mesmo de enlace de dados... O Wi-fi Direct abstrai essa configuração e propõe uma largura de banda maior que o Bluetooth, com a mesma facilidade. ;)
Renyer
Ótima notícia!
@angelometal25
muito bom eu acho que ja previa essa inovaçao sera que e a evoluçao das rede hi fi para LET
Hernani
Isso é interessante, um smartphone com 3G poderia compartilhar sua conexão com esse update?
Breno Brito
Pls, leia o primeiro e segundo post
Marcell Almeida
Novidade maravilhosa! Cansei de access points wifi com 54mpbs haha.
@RodrigoRodrigoR
Isso já existe, chama-se AD-HOC ;) E a nintendo nao usou gambiarra, usou... AD-HOC Ah, o PSP usa AD_HOC tb... Conexoes entre dois ou mais iCoisas podem ser feitas por AD-HOC........ enfim...
Breno Brito
Hm... já pode lançar equipamentos com este padrão Wifi alliance? Ou ainda ta na fase de testes e mimimi e vai demorar, sei lá, 3, 4 anos pra começar a sair produtos com este padrão.
Thássius Veloso
Breno, não entendi a pergunta.
Breno Brito
Que legal... é o fim do dente azul =D Thassius, alguma previsão de quando começa a sair aparelhos falando wifi Nextell? (ou NexFi. Direto! Este é o nosso jeito! =D )
Breno Brito
Bah... eu, vc e outras milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo sonhamos com isto -.-'
José
Não sei se é possível, mas espero que isso acarrete na popularização dos celulares com wi-fi (pois a maioria ainda não tem preços muito acessíveis), assim como hoje em dia praticamente todos têm bluetooth.
Bruno Gall
Opaa! Agora sim vou me livrar das demoras pra passar arquivos na escola \o\
Exibir mais comentários