O CEO do Google, chamado de “medonho” pelo conceituado blogger John Gruber, fez mais uma de suas simpáticas aparições na televisão. Em entrevista a Kathleen Parker, da rede de TV noticiosa CNN, Eric Schmidt comentou vários aspectos do modo de operar da empresa que dirige e ainda deu conselhos econômicos para o presidente Barack Obama. Em um momento polêmico, também comentou o Google Street View.

Schmidt deu entrevista para a rede de TV CNN, na qual comentou privacidade e o Google Street View

Logo no início, a âncora questionou o que o Google sabia sobre ela. Schmidt respondeu que sabia quais eram os termos buscados por ela durante suas pesquisas no Google. De acordo com o CEO, tais informações ficam salvas por 18 meses. Depois disso, são totalmente apagadas dos (e os dados são reescritos, disse Schmidt).

Mas o papo ficou bom quando Schmidt falou do Google Street View. Com todas as questões relacionadas à privacidade das pessoas, Schmidt disse que os veículos a serviço do Street View passam pela rua somente uma vez. “Você pode apenas se mudar”, disse o CEO, dando a entender que mudar de residência é uma opção para quem não quer aparecer no Street View.

A declaração, absolutamente curiosa, depois teve que ser justificada pela equipe de comunicação do Google. Em uma nota à imprensa, a empresa ressaltou que Eric Schmidt, ao dizer isso, apenas lembrava os espectadores de que as imagens do Street View não são em tempo real, mas apenas imagens estáticas. De qualquer forma, os incomodados podem pedir para serem removidos do serviço, ainda segundo a empresa.

A CNN publicou o vídeo com a entrevista de Schmidt em seu website, mas cortou a parte que ele comenta o Street View. Ainda não descobri o motivo dessa edição.

Com informações: All Things Digital.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@caiofbpa
Os direitos humanos e as leis vieram muito antes da Google, e mesmo se não viessem, a Google deve respeitá-las. Antes de divulgar imagens, deveria contatar os donos da propriedade de imagem e realizar os procedimentos legais. E a Google tem informação pra contatar todo mundo sim. ;) A Google é uma empresa e serve para servir às pessoas, e não o contrário, logo é dela que deve partir a iniciativa de confortar o cliente, não publicando imagens que possam gerar complicações legais. Acredito que não seja muito difícil de entender isso.
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Bom, eu queria ver essa entrevista, legendada, por que eu nunca tinha visto antes o Schmidt dando uma entrevista...
Guilherme Mac
Pq demoramos séculos para conquistar um dos direitos mais básicos, fundamental, que é privacidade e o respeito à intimidade. Não é pq o serviço é bom e útil que devemos fechar os olhos para tudo e não debater sobre o interesse coletivo em casos assim. Se dissermos "amém" para tudo que uma empresa privada faz, seria um atestado de insanidade.
Hernani
Como disse antes, isso de tirar minah casa do Street View é uma frescura sem tamanho
Bruno Gall
Eu adoro o Street View, agora com ele descobri onde meu amigo solta pipa *-*
kylefurtado
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, bem lembrado.
kylefurtado
Acho que eles nem tirariam.
Daniel Drumond
Momento Steve Jobs, né? Lembrei do antena gate, "segure com a outra mão".
Bel Salles
Pois é. Imagina vc ver no GSV um famoso jogador de futebol tirando caquinha do nariz? Só sei que, na semana passada, pude usar o Google Street View para saber como chegar numa clínica na Tijuca. Foi PERFEITO! Eu já usava o Maps, mas com o GSV, dá pra saber os pontos de referência para pegar a rua certa, já que nem todas as ruas tem placas com os nomes.
Marcell Almeida
Queria saber porque a CNN fez isso.. Qualquer novidade faz update ai no post ;P
Rafael Oliveira
Pra mim o StreetView é como um museu da humanidade, seus dados vão ser muito valiosos daqui a algumas decadas.
Renyer
Só pedir para a Google tirar, simples.
Rodrigo Fante
Se você mora em uma cidade pequena sim. Em cidade grande tem gente esquisita passando em frente de casa todos os dias, mesmo em bairros mais simples. Aliás, analisando seus hábitos foi forma de mostrar o que realmente fazem. Agora se um marginal quiser apenas tirar uma foto no estilo do carro do google, é só passar de carro em frente a sua casa em horário comercial e tirar as fotos com melhor qualidade no ângulo que quiser, melhor, fazer um video, enfim, essa de ladrão não justifica, o povo é muito neurótico.
Breno Brito
Mas Thássius, ninguém fica na porta de sua casa o dia inteiro. O ladrão passa andando pela rua tranquilarmente e com cara de quem não quer nada e não estaciona na casa do cara, simplesmente passa várias vezes em horários diferentes. Se tem alguém que pode perceber esta movimentação é aquele aquela vizinha chata que fica o dia inteiro na janela olhando a movimentação da rua pra fofocar.
Felipe Autran
Alguma notícia nova do Street View em mais cidades brasileiras? Meu pai viu o carro do Street View batendo umas fotos aqui em Fortaleza.
Exibir mais comentários