Início / Arquivos / Gadgets /

Emissoras americanas fecham porteira para Google TV

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Quando o Google apresentou sua plataforma para assistir à televisão, muita gente comemorou. Certamente os executivos das grandes redes de televisão não estão entre os felizardos. E antes mesmo dos produtos com a Google TV começarem a ser vendidos, essas emissoras já demonstram insatisfação com a nova plataforma. Nos Estados Unidos, as principais redes já bloqueiam o acesso de dispositivos baseados na Google TV a seus conteúdos.

Logitech Revue roda Google TV

Já era de se esperar que as emissoras americanas protestassem contra a Google TV, mas não de forma tão abrupta. As redes ABC, CBS e NBC, que seriam equivalentes, em termos de audiência, à Globo, à Record e ao SBT no Brasil, decidiram simplesmente bloquear o acesso dos aparelhos rodando Google TV a seus conteúdos publicados na internet.

Antes disso, a Google TV permitia streaming de vídeos publicados nos sites dessas emissoras, sem que o usuário precisasse pagar a mais por isso nem esperar pela transmissão na televisão convencional. É assim que o TiVo funciona: o programa vai ao ar, aí o aparelho grava em sua memória interna e depois o espectador pode assisti-lo no momento que quiser.

Segundo as emissoras, o modelo de negócios de publicidade para televisão gera muito mais grana (comunicação de massa) que para internet (praticamente 1-to-1). Com isso, é preferível bloquear o acesso do Google TV a seus websites e postergar ao máximo a transição do broadcast para o on demand.

Com informações: Wired.com/Epicenter