Quando o Google apresentou sua plataforma para assistir à televisão, muita gente comemorou. Certamente os executivos das grandes redes de televisão não estão entre os felizardos. E antes mesmo dos produtos com a Google TV começarem a ser vendidos, essas emissoras já demonstram insatisfação com a nova plataforma. Nos Estados Unidos, as principais redes já bloqueiam o acesso de dispositivos baseados na Google TV a seus conteúdos.

Logitech Revue roda Google TV

Já era de se esperar que as emissoras americanas protestassem contra a Google TV, mas não de forma tão abrupta. As redes ABC, CBS e NBC, que seriam equivalentes, em termos de audiência, à Globo, à Record e ao SBT no Brasil, decidiram simplesmente bloquear o acesso dos aparelhos rodando Google TV a seus conteúdos publicados na internet.

Antes disso, a Google TV permitia streaming de vídeos publicados nos sites dessas emissoras, sem que o usuário precisasse pagar a mais por isso nem esperar pela transmissão na televisão convencional. É assim que o TiVo funciona: o programa vai ao ar, aí o aparelho grava em sua memória interna e depois o espectador pode assisti-lo no momento que quiser.

Segundo as emissoras, o modelo de negócios de publicidade para televisão gera muito mais grana (comunicação de massa) que para internet (praticamente 1-to-1). Com isso, é preferível bloquear o acesso do Google TV a seus websites e postergar ao máximo a transição do broadcast para o on demand.

Com informações: Wired.com/Epicenter

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Drumond
Se o problema é na "audiência" que vai gerar a eles, porque não criam uma outra "categoria"? Como para a própria Google TV.. Assim... Iam poder mostrar aos patrocinadores mesmo que aquilo tenha sido 'puxado' pela internet, estaria sendo exibido em uma TV..
Hernani
O Google TV tendo plataforma aberta para pps, não seria possível criar algo para furar esse bloqueio?
Erick
Podem até achar plausível, e eu até entendo o ponto de vista das emissoras, mas não é assim que se ganha dinheiro mais hoje em dia. Tá na hora de inovar e se adequar ao novo mercado.
Guilherme Mac
Comparável à Globo só na audiência. Nas manipulações políticas só existe uma única mestre no mundo.
Thássius Veloso
As Big 3 são ABC, CBS e NBC.
kylefurtado
Nada ver, ABC continua liderando a audiência. CW que seria uma Record e a CBS a Band. Já a NBC pode ser Shop Time mesmo.
Augusto
Convenhamos, nenhuma equivale a nenhuma, lá eles passam séries enquanto aqui temos novelas.
Rodrigo Fante
O google não pode mudar, pois ficaria ruim para ele, atrapalharia outros negócio ou um possível acordo sobre a Google TV no futuro, criaria uma guerra entre Google e redes. Agora algo interessante seria dar a chance do usuário modificar isso como é possível em navegadores, resolveria e não foi eles que fizeram, não pegaria tão mal.
Rodrigo Fante
provavelmente, mas não seria amigável e ai sim acabaria todas as chances do Google fazer as pazes com as redes e atrapalharia outros negócios como inserir filmes e seriados no youtube
@leozacche
Concordo. E tomara que bloqueiem. E com isso abram mão dos milhões de internautas. Assim haverá espaço para novos modelos de negócio que ENTENDAM que a dinâmica da web é completamente diferente da secular TV. Não adianta querer reproduzir na web a fórmula que deu certo na TV. O público é diferente, com hábitos diferentes, desejos diferentes e ferramentas diferentes. Aposto que se pudessem, impediriam o sinal de chegar à sua casa se soubesse que você tem um video-cassete, um gravador de DVD ou uma LG Time Machine.
@_Santhyago
Justamente o que eu acho! Eu não pensaria meia vez e usar algo pra alterar o Agent.
Santhyago
O pessoal se esquece que o Google TV é principalmente o software. Em teoria, mudando o Agent ID, o programa conseguiria acessar os sites sem problema. Acho que as redes de televisão podem ter que bloquear todo o acesso via Internet.
Bruno Gall
D:, e eu que estou esperando de braços abertos o Google TV
@leozacche
Posso estar sendo completamente ignorante... desonesto até, mas um plug-in para mudar o User-Agent não resolveria?
Marcell Almeida
Achei plausivel as ações dos canais. E também acho que o Google tem que ver esse conceito, pois a TV não é que nem a internet que é individual e sempre vai gerar mais lucros dessa forma. Na TV as propagandas tem que ser produzidas para milhares de pessoas e não apenas uma. Imagina uma propaganda de pra cada pessoa que assiste TV? Prejuizo total para a empresa anunciante.
Exibir mais comentários