A internet está cheia de JavaScripts. Então é importante que um navegador tenha uma engine de renderização rápida para esse tipo de código. O Chrome usa uma implementação do V8 que o faz um dos mais rápidos no mercado atualmente. Mas se a Mozilla continuar evoluindo os betas do Firefox 4 e sua implementação das engines TraceMonkey e JaegerMonkey, ele pode tomar o primeiro lugar do navegador do Google em breve.

A palavra é da própria Mozilla, então ligue o desconfiômetro. A empresa atualizou na sexta-feira passada os gráficos do site Are We Fast Yet? (Nós já estamos rápidos?, em tradução livre) que exibe os resultados de benchmark das engines de renderização de JavaScript do Firefox 4 do Chrome e do Safari. Pela primeira vez desde o lançamento do beta do Firefox 4, o teste mostrou que o navegador ficou 6,2 milissegundos mais rápido do que o Chrome e 19,4 milissegundos mais rápido do que o Safari no teste sunspider. Já no teste v8bench, ele conseguiu se distanciar ainda mais do Safari, mas precisa melhorar para alcançar o Chrome. Os testes foram executados, segundo o site, em um Mac Mini.

Apesar dos testes serem dependentes do hardware em que eles rodam, dá para ter uma ideia de que todas as criadoras de browsers estão preocupadas em diminuir o tempo de carregamento. Se isso é só para oferecer uma melhor experiência de navegação para o usuário ou apenas para propósitos de propaganda, não dá para saber ao certo. Talvez seja uma combinação das duas. Mas eu acho que tende para a segunda opção.

Com informações: SlashDot. Dica do @vegbrasil via Twitter. Valeu, Vinícius!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JoseRenan
?
Turdin
Bem, se os concorrentes fazem, porque ele não? O firefox tem leak fortissimo de memória, pode confirmar por ai. Mimimi de gente que não entende nada.
David
Agilidade... eu prefiro não lascar com meu consumo de energia. Deixar um navegado aberto durante uma semana e culpa o mesmo de não gerenciar memória direito... sem noção!
Rafael
LOL esse teste é de engines e nã ode navegadores, fora que a engine do Opera não está no teste. Matéria fail de tentar promover o Firefox Tecnoblog... Estou ficando decepcionado com esse site cada dia mais.
Marcelo
Até o momento o Firefox é o melhor para mim, ancioso para testar a versão 4.0 :D
Dev
O Chrome é um monstro no processamento de Javascript, tem um parser legal e só isso. Desenvolvo aplicativos Web fazem uns 2 ou 3 anos e uso preferencialmente o Firefox desde o "2". Testei todos os navegadores mais populares (IE, Firefox, Opera, Safari, Chrome) e mais alguns personalizados e no quando a questão é segurança o Firefox ganha disparado, seguido do Opera, Safari e, quase que de braços dados sem fazer porra nenhuma para proteger os dados do usuário, o IE e o Chrome.
@108minutos
Pra computador velho. Só firefox mesmo.
Turdin
Qualquer programa aqui fica aberto por muito tempo, eu trabalho com desenvolvimento WEB, encode, faço muitos uploads, e não desligo o pc, quero agilidade. Eu uso o PC em média 14 horas por dia, mas não desligo, esse ano por exemplo, só desliguei uma vez até agora ( energia acabou ). Não é problema Sr David, são apenas usos diferentes do pc, se vc é só um usúario ocasional do pc, legal, bom para você. Eu trabalho com isso, e gosto de poder ir dormir, e quando acordar estar tudo aberto do jeito que deixei na noite anterior ( e sem fu*** 1gb de memória de preferencia )
David
Exato. Eu abro e fecho como qualquer programa. Porque eu deixaria um navegador aberto durante uma semana??? Isso não é normal... acho que esse Turdin tem problemas sérios...
@DaniloGBS
Turdin, aí é que tá, depende do uso. Eu, como não passo mais de 6, 7 horas no PC, o firefox creio que é a melhor opção.
Alexandre
O FFX na versao mais atual da 3.6 deu uma boa melhorada no desempenho. Espero que qndo sair o 4, melhore mais ainda.
Turdin
Danilo, deixa os 2 abertos por 2 dias seguidos, dai vc vai ver que enquanto o chrome está com 220mb ainda, o firefox já vai estar com 800... Aqui eu deixo navegadores abertos por mais de semana, opera já faz 3 semanas que nõa fecho, chrome acho que ultima vez foi sabado. Firefox tenho que fechar todo dia, porquê já está chegando em 1gb de memória...
alberto
orra, não era pra ser resposta desse comentário.
alberto
Assim como o Google e Apple, a moz também tem seu próprio benchmark de JS. Nesse o FF4 é bem mais rápido que os outros. http://www.krakenbenchmark.com
@DaniloGBS
Aqui, o Chrome (8.0.552.11) com 3 abas abertas, tava usando 220 MB de Memória, enquanto o Firefox 4, com os mesmos sites abertos, conseme 140 MB. Pra mim, firefox ainda é o melhor.
Exibir mais comentários