Início » Baú » Celular » Primeiras impressões do leitor: FaceTime para Mac

Primeiras impressões do leitor: FaceTime para Mac

Avatar Por

A Apple anunciou nessa semana a disponibilidade do FaceTime para Mac OS, por meio de um aplicativo ainda em estágio Beta. Ele está aí para qualquer um baixar, e foi o que o Ale Johnny (@alejohnny), leitor assíduo do TB, fez. Abaixo você confere as primeiras impressões do Ale sobre o FaceTime para Mac.

Não custa lembrar que o aplicativo é beta e pode ser modificado no futuro.

• • •

Quem reclama da Apple, dizendo que a empresa ignorou a vídeo-chamada anterior ao lançamento do FaceTime e depois proclamou-se a criadora do recurso, está enganado. O modo antigo era complicado, proibitivo e nada intuitivo. O usuário dependia da operadora, precisava pagar a mais para ter os minutos de vídeo-conferênca, e ainda ficava à mercê da compatibilidade com os mais variados dispositivos, de diferentes fabricantes.

A Apple simplificou isso tudo. Tendo um iPhone ou iPod compatível com o FaceTime, você cadastra o número de telefone (no iPhone) ou seu endereço de e-mail (no iPod Touch), e pronto. Não precisa de operadora (exceto na hora de mandar o SMS para cadastrar o número de telefone), só de internet.

FaceTime no Mac e no iPhone 4 (reprodução/Apple)

Com o FaceTime para Mac OS, mais um dispositivo torna-se capaz de comunicar com os iPhones 4 e iPods Touch. Mas será que o aplicativo funciona como promete? Seu que a versão ainda é beta, mas realizei alguns testes e defini os pontos positivos e os negativos do FaceTime.

Pontos positivos

  • O aplicativo pode ser fechado, pois ele abre sozinho quando uma chamada é recebida.
  • Interrompe a reprodução de músicas do iTunes quando uma chamada é iniciada ou recebida, e depois torna a reproduzir a música.
  • A janela gira automaticamente quando o interlocutor coloca o iPhone/iPod Touch em modo paisagem ou ajusta a câmera do iSight pata modo paisagem. (O inverso também acontece, com o modo retrato.
  • Cadastro simples. Quem tem uma conta na iTunes (ou qualquer Apple ID) só precisa inserir o e-mail e a senha.

Pontos negativos

  • A agenda de contatos do Mac ainda não indica quem tem FaceTime. No iPhone/iPod Touch é diferente: o aparelho mostra um botão para iniciar a conversa por FaceTime quando a pessoa tem o recurso disponível.
  • O formato de números de telefone ainda não é compreendido corretamente. Meus contatos registrados na agenda costumam usar o formato DDD + Telefone, como 21-987654321. No entanto, o FaceTime depende do formato Código do País + DDD + Telefone, como 55-21-987654321. Com isso, ele não identifica quem está ligando, mas apenas mostra o número de telefone.

E a versão para Windows?

Todo mundo que testou o FaceTime falou: “Cara, imagina isso no Windows?!” e “Tem que ter um uma versão para Windows!”. E o que acho é o seguinte: o FaceTime depende da agenda de contatos. Portanto, ou a Apple lança uma versão que fosse compatível com o Office Outlook (principal programa para Windows com suporte a contatos, já que o próprio Windows não tem) ou ela lança uma versão da agenda de contatos do Mac OS para Windows, tal qual iTunes e Safari (o que é mais improvável ainda).

Download | FaceTime para Mac
Baixatudo | FaceTime para Mac

Aviso | As opiniões do autor do texto não refletem necessariamente as do Tecnoblog.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
O cara ali parece o @pcsiqueira
@re_gasoto
Como assim, dois anos? Qualquer um que possua um Mac ou um iPhone 4/iPod touch 4 já pode usar o serviço sem nenhum problema. Se vc se refere a ampliar significativamente o número de macs, iPhones 4/iPod touch 4 no Brasil, eu diria que leva bem mais tempo...
Marcell Almeida
Vamos esperar 2 anos pro serviço chegar de fato no Brasil..urrul.
kylefurtado
Excelente post.
Bruno Gall
Mas a Apple não ia querer usar o Windows Contacts, eu já sincronizei o meu celular sem OS conhecido e ficou legal, ela ia arruma alguma coisa, tipo um iAgenda xD
Rodrigo Fante
Ninguém disse que foi o primeiro, mas como tudo que a Apple toca, ipod, iphone etc... ele é mais simples, amigável, acessível. Esses são os méritos e o motivo pelo qual a video chamada agora pegou, pelo menos para os afortunados com produtos Apple =D
Turdin
A questão não é tirar o mérito do FaceTime, ele tem sim seus méritos. O problema, é que vem apresentando o Facetime como se fosse "o primeiro", uma coisa nova e que nunca existiu antes, sendo que já existiam outros antes, alguns até melhores. Reiventar a roda não é problema, o problema é definir que todas as antes dela não eram rodas.
@hugobessaa
Revisa a ortografia do texto aí (: Parabéns pelo post!
Juarez Lencioni Maccarini
Eu não compreendo porque tanta gente tenta tirar o mérito do FaceTime pela existência do Skype. São serviços diferentes e não se precisa escolher um em detrimento do outro. O Skype certamente é mais poderoso, mas o FaceTime é bem mais simples, não precisa nem mesmo criar uma “buddy list”, ele já pega direto os contatos da sua agenda (um filtro para exibir apenas aqueles que de fato tem FaceTime, porém, seria muito bem-vindo. Quem sabe quando sair do beta). Sem contar que, para quem tem um iPhone 4 ou iPod Touch 4G, o FaceTime acaba sendo muito mais prático pela total integração ao iOS. Eu gostei bastante da novidade. O Skype é mais poderoso sim, mas achei o FaceTime bem mais prático sob vários aspectos. Fico com os dois.
@ckyg
Tu dizes "O usuário [...] ficava à mercê da compatibilidade de dispositivos." e logo depois "A Apple simplificou isso tudo. Tendo um dispositivo compatível". Só eu vejo um contra-senso aqui? Além disso, o Skype já foi inventado faz muito tempo, fazia video-conferencia utilizando a internet no meu celular já no meu N95, e meus contatos nem precisavam de produtos da Nokia pra que isso funcionasse.
Thássius Veloso
Obrigado pelo alerta. O texto foi alterado para que esse tipo de confusão não ocorra.
@re_gasoto
Eu testei o facetime tb, e nao deu p q vc disse de so aparecer o numero, aparece o contato certinho :) Eu coloquei o numero de telefone com um + antes do codigo internacional, ficando (ex) +554199991111
Pedro Moisés
Tem um erro na argumentação desse texto. Segue print: http://d.imagehost.org/0717/a.png De resto, o facetime parece ser um ótimo recurso.
Rodrigo Andrade
realmente, o que mais senti falta foi ele avisar quem tem um aparelho compatível pra receber as ligações.
Turdin
"O modo antigo era complicado, proibitivo e nada intuitivo. O usuário dependia da operadora, precisava pagar a mais para ter os minutos de vídeo-conferênca, e ainda ficava à mercê da compatibilidade de dispositivos." Claro, porquê skype e voip vieram após o facetime, né?!
Exibir mais comentários