Oops, descobriram!

Se você fosse dono de uma empresa com escritórios no mundo inteiro, em qual deles iria fazer a contabilidade? Naquele do país que cobra menos impostos, claro! Tudo bem que a maioria das empresas brasileiras não tem essa opção de recusar-se a pagar os altíssimos tributos que são cobrados por aqui, mas o Google tem.

A empresa aproveita-se de uma traquitana financeira para pagar menos impostos em âmbito global, revelou uma reportagem da agência Bloomberg.

O método usado pelo Google já é conhecido no meio tecnológico: o Double Irish ou Dutch Sandwich permite movimentar quantias monetárias da Irlanda e da Holanda para Bermuda, um paraíso fiscal no centro do Caribe. É uma jogada financeira bastante engenhosa, mas que permite à empresa evitar que o dinheiro vindo de subsidiárias do mundo inteiro sejam taxados em excesso nos Estados Unidos.

Desde 2006, a Receita Federal americana permite que o Google conceda os direitos de propriedade intelectual das patentes obtidas nos Estados Unidos a uma subsidiária, desde que os royalties digam respeito às atividades globais da empresa. O Google da Irlanda foi escolhido para tal atividade. No entanto, sua gerência está em Bermuda, de modo que o capital obtido pela empresa não pague os impostos da Irlanda.

O Google Irlanda recebe as remessas de capital dos escritórios do Google no mundo inteiro, depois envia esse dinheiro para o Google na Holanda. Por fim, o Google holandês remete esse dinheiro para Bermuda, que mais tarde o enviará para os Estados Unidos. Complicado, não?

O que importa nessa história toda é que, com esse movimento, o Google paga apenas 2,4% de imposto sobre o dinheiro vindo de outros países para a matriz americana. Em compensação, as taxas e impostos dentro dos EUA chegam a 35%. Um absurdo de tão caro (no Brasil pagamos 39% e também é caro). E não é só o Google que faz isso: Microsoft e Facebook utilizam-se do mesmo desvio na hora de remeter capitais.

Pena que não temos um dispositivo similar aqui no Brasil. Muitas empresas o adotariam sem pensar duas vezes.

Com informações: Bloomberg.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre
O piloto Helio Castro Neves fez isso e pegou 6 meses de cana nos USA. De certo ele nao fez do "jeito certo"
Hernani
Que bagunça O_o Mas nisso de não pagar imposto em algum lugar, essa "brechas" livra a empresa de pagar milhões por ano
Elisa
Interessante mesmo isso dos valores de IR cobrados nos outros países e o retorno que isso têm para a população, mas além do imposto de renda, as cargas de impostos colocadas sobre produtos e serviços são muito altas aqui, além de iptu, ipva e etc. Se fosse só o ir... acho que o google tá mais do que certo, é bom pras outras empresas também aprenderem essa estratégia. Imposto alto e retorno baixo, é até surpreendente que empresas estrangeiras tenham filiais por aqui!
mauso cuestas
http://www.dietadoimpostao.com.br/
Tulio
tem q ser bem mazombo para se sensibilizar com o bolso do patrão.. é dose! tem mais é que pagar imposto mesmo!! o lucro não é distribuído, e tão pouco investem mais em empregos e garantias trabalhistas por ganharem mais..
Marcell Almeida
Salvando post no favoritos. Dica muito importante e pretendo fazer pesquisas no futuro sobre.
kylefurtado
Nem vai, creio eu.
Daniel Drumond
Olha, 4% na tarifação é uma grande diferença...
Bruno Gall
E eu então pra comprar gadgets --"
Guilherme Mac
Os melhores países pra se viver chegam a ter imposto de renda de mais de 50%, e outros impostos chegam a ser "piores" q do Brasil*. O problema, como falei acima, é que em outros países há serviços públicos como retorno. (*) http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_286449.shtml
Breno Brito
Há imposto lá fora? Tem tanto, mas tanto imposto no Brasil que fico na impressão de que esta praga existe só por aqui. =/
Breno Brito
Lion é patenteado pela Apple, não podemos usar esta palavra. (coitado do Simba)
Thássius Veloso
Porque o Google nunca admitiu publicamente que faz.
Adriano
Exatamente, o governo alega que precisa aumentar os impostos para poder oferecer um melhor serviço público, porém não é isso que vemos, pelo contrário, os impostos aumentam e as coisas só pioram.
Breno Luiz
Ta liberado então não tem por que ficar assustado, se varias empresas fazem por que o espanto do Google também fazer???
Exibir mais comentários