O portal iG, um dos maiores do País, quer entrar com força total no mercado de hospedagem de websites. Para tanto, a empresa começou a oferecer uma nova hospedagem com armazenamento e tráfego de dados completamente ilimitados, de acordo com informações prestadas por ela. O novo serviço é voltado para pequenas e médias empresas e profissionais liberais.

Concorrendo com gigantes do setor, como a Locaweb e o UOL Host, o iG Hospedagem custa entre R$ 18,90 e R$ 99,90, possibilitando um serviço de baixo custo para quem tem interesse em manter o seu site. Esses valores são tanto para hospedagens baseadas em Windows como para hospedagens baseadas em Linux.

Painel de controle do host | Clique para ampliar

O nosso redator Paulo Graveheart testou o novo serviço do iG Hospedagem, que foi oferecido pela empresa para o TB. Confira abaixo os comentários dele.

Logo de início, somos apresentados a um painel simples e limpo, com as opções dividas por categoria. Ao clicar em um dos ícones, o sistema abre uma div por cima do painel com as opções. Um dos problemas começa justamente aí: embora o visual do painel seja bonito, internamente algumas janelas parecem não ter sido trabalhadas. A configuração do PHP, por exemplo, parece deslocada do resto do visual. Outras opções, como o Gerenciador de DNS e o Gerenciador de Arquivos, são complexas demais.

Mas não para por aí: o Instalador do WordPress e o Redirecionar URL (entre outros) apresentam erro, o que pode frustrar um pouco o usuário. Entendo que a ferramenta é nova e ainda está em fase de testes, mas se a proposta é simplificar o processo de criação de sites, deveria haver um cuidado maior na apresentação das ferramentas. É perfeitamente possível subir os arquivos do WordPress pelo FTP, mas se existe a instalação fácil no painel de controle, ela deveria funcionar.

Francês ou inglês? | Clique para ampliar

Outras ferramentas funcionam bem, com destaque para o Email Marketing, que é simples de usar e intuitivo. Já o construtor de blogs permite criar um blog (usando uma plataforma bem diferente do WordPress) por meio de um wizard rápido. Mas é interessante notar que mesmo essa ferramenta ainda apresenta alguns detalhes bobos: embora o construtor esteja todo em português do Brasil, na primeira tela só existem duas opções de idioma: inglês e francês. Para o usuário comum, isso pode ser estranho.

Fora esses problemas, o construtor de blogs funciona bem; dá para criar um blog novo em apenas 4 etapas. Além disso, você ainda tem uma boa quantidade de temas já disponíveis e separados por categorias, e também diversos add-ons para incluir no blog.

A hospedagem também permite criar lojas virtuais, sistemas de chat e CMS em poucos cliques. Obviamente que, se você é um usuário avançado não, precisa usar essas opções. É só subir os arquivos pelo FTP e criar a base de dados. Mas, para usuários que planejam ter uma loja online e não querem ter muita dor de cabeça, essa é uma boa saída.

No geral, o painel de controle é bem configurado e simples de utilizar, mas essas pequenas falhas podem ser frustrantes. Espera-se que o iG resolva isso até o lançamento oficial.

O iG informou que mantém uma equipe de suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias por semana pronta para auxiliar seus clientes, inclusive nos fins de semana.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lisa Layout Shop

Usei a hostgator, lowecaweb, king host e fui acabar na empresa https://qtag.com.br com uma boa experiencia, então eu super indico.

Tyson Guioshi
Como eu mesmo gosto de faz er as minhas coisas, estou com outro site para hospedar mas a minha preocupação agora é com a criação da página usando o Wizard. Não quero usar mais o IG, estou pesquisando para ver qual o melhor. Meu site é simples e a comunicação com meu cliente é só através de formulário deixado na página com algumas opções para marcar.
Tyson Guioshi
Utilizei hospedagem de meu site no IG durante 2 anos. Pelo fato de ter email do IG na época optei pelos serviços do IG e precisei ligar para o suporte só no início pois o site não entrava no ar. Com relação ao lay-out do site, eu fiz tudo através do passo a passo. Não conheço outros serviços mas o do IG senti muita dificuldade com relação 'a lentidão. Tem que ter uma internet muito boa para que tudo flua normalmente. Mas depois que o site foi ao ar a manutenção ficou mais rápida.
brunobezerra62
No final, nada é ''ilimitado''.
Samuel F.
Utilizo o IG a mais de um ano, eu tenho uma notícia boa e uma ruím. A boa é que o IG até cumpre por um lado sobre o espaço ilimitado, suporte 24 horas e todos os benefícios conforme o prometido, mas estou triste com algumas coisas. As vezes o site carrega pela metade e é necessário atualizar o navegador para voltar a funcionar, depois que enviei mais 30 gigabytes para o site começou a dar um problema, não sei se é algum tipo de controle, porque antes eu conseguia enviar mais de 500 mega por arquivo, agora mesmo arquivos de 40 mega são transferidos pela metade ou chegam zerados. Ligo no suporte técnico, sou muito bem tratado mas o problema não é resolvido mesmo com as promessas de analise. O suporte me diz que os servidores são do Canadá, até aí tudo bem, mas o que adianta tantas vantagens e não conseguir resultados, posso ser doido de enviar muitos arquivos, mas se prometeram o espaço ilimitado para que isso agora? Estou muito decepecionado com isso.
Jorge Santos
Cuidado já tive grandes problemas com essa empresa.
@leandrosnet
Gosei da matéria, o Ig precisa melhorar muito pra chegar aos pés do UOL.
Dani
Eu pensei que o problema era comigo agora vejo que é com a ig mesmo! nossa estou de saco cheio não consigo enviar arquivos para meu site e ainda estou perdendo dinheiro o que é pior...rs se alguém aí puder me ajudar pq não estou conseguindo enviar arquivos pelo gerenciador e nem pelo ftp, tudo muito louco...rs quem puder ajudar vou ficar muito grata. [email protected]
wanderson
É um lixo esse serviço, painel de controle complicado, suporte por telefone demorado, seu dominio quando vc solicita a abertura por eles fica refém, para retirar os dominios deles demora 3 dias uteis, e para fechar com chave de ouro: caso vc vá colocar o seu dominio com site novo em outro servidor ele fica nos chaches dos servidores de acesso por horas.... isso que é arrebentar o sujeito!
Cadu Silva
O iG, se não me engano, é da Oi, o que dispensa comentários. Eles simplesmente fornecem um serviço que acham que o cliente merece e pelo visto, eles nos odeiam. O Eduardo Falco falou que brasileiro só precisa de 300Kbps de internet e nada mais e é isso que ele planeja fazer em 2011 no país inteiro. Estou simplesmente satisfeito com o UOL Host onde tenho toda a liberdade para gerenciar meus domínios, porém realmente nenhum painel nacional chega perto do lindo do cPanel. Creio que no Brasil falta qualidade e preço justo nos grandes players do mercado, daí prefiro sair da mediocridade nacional e contar com a qualidade estrangeira. Estou hospedado hoje na iWeb no Canadá que é um dos melhores DCs do mundo e devo hospedar meus clientes lá também. Fazer o que, né? Espero que o Brasil mude essa história. Brasileiro tem que hospedar no Brasil, mas até segunda ordem...
Thiago N.
Vamos ver se vai ser uma boa ou não né, eu não gostei de nenhuma empresa que tem nome grande até hoje!! Como uol, loca, king, mais vamos ver a ig.. !! Eu já tenho meu servidor que é da inter.net que eu gosto pra caramba, nunca deu problema, vamos ver.. Abraços..
Yuri
Lendo este post, resolvi contar uma esperiencia que tiver com hospedgens, passei por apuros com hospedgens durante algum tempo, hospedagens que prometiam muito e nao cumpriam, resolvi depois de ter testes com algumas testar a Inter.net, que eu realmente desconhecia até entao. Eles me ofereceram um plano de hospedagem ilimitado, com transferencia ilimitada, espaço em disco ilimitado, e dominios ilimitados na mesma hospedagem. E ainda me ofereceram outras funções que eu desconhecia como a possibilidade de instalar o wordpress ou o PHPbb entre outras ferrmentas, diretamente por um painel de controle com 2 cliques. Eu recomendo que deem uma olhada, vale a pena. http://inter.net.br/
Hernani
Ainda precisa ser melhorado, isso de "ilimitado" na maioria das vezes é pegadinha, depois de 1 ano de uso é bem capaz de começarem a limitar trafego e disco e ai quem possui muitos arquivos será obrigado a migrar, pelos altos valores que serão cobrados
Marcos Malfredyne
Já tive serviços juntamente a IG comprei alguns dominios e so tive dor de cabeça para trocar um dns eles demorão demais, sem contar que você tem que ligar pra eles para fazerem a troca não sei os outros serviços oferecidos por está empresa mais o serviço de dominios e horrivel não recomendo para ninguem.
Marcell Almeida
Sério? Pra mim a UOL tinha comprado a SOL que era do SBT e criado o super portal. Ate entao nao conhecia a Terra. Agora nao me recordo se a SOL era um grande portal ou nao.
Exibir mais comentários