Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Vice-presidente do Google usa linha de comando para rebater comentários de Steve Jobs

Vice-presidente do Google usa linha de comando para rebater comentários de Steve Jobs

Avatar Por

É claro que Steve Jobs não iria sair impune com suas declarações de ontem, hoje vieram respostas de empresas citadas durante a prestação de contas do quarto trimestre fiscal da empresa. Aliás, é muito provável que ele já soubesse que isso iria acontecer. Mas ei, ele vai estar nas manchetes de tecnologia por pelo menos três dias consecutivos na semana, não deve estar muito incomodado com essa publicidade espontânea. 😉

Um dos primeiros a se manifestar foi o vice-presidente do Google (e “pai” do Android) Andy Rubin, que resolveu xingar muito no Twitter — ou algo assim.

Rubin (ou melhor, aquele que acredita-se ser Rubin, pois não se trata de uma conta verificada) escreveu:

“A definição de aberto: “mkdir android ; cd android ; repo init -u git://android.git.kernel.org/platform/manifest.git ; repo sync ; make””, declarou o suposto Rubin em seu primeiro e único tuite até o momento.

Ser aberto é: poder compilar você mesmo o kernel do sistema.

Independentemente de ser Rubin ou não, a frase foi extensivamente repercutida pela tuitosfera, e causou dois efeitos distintos: quem defende o iOS achou que a declaração em linhas de comando corrobora com a imagem de que o Android é um sistema bem mais nerd e complicado, ao passo de que o iOS é muito mais simples e acessível.

Já os partidários do código aberto entenderam as palavras atribuídas a Rubin (o que já não é para muitos) e vibraram com elas, afinal, open source é isso aí, e é por isso que vemos tantas variações e customizações do Android (como as mostradas no gráfico publicado pela TweetDeck). Sob o ponto de vista deles, isso é uma vantagem do sistema.

Em tempo: se meus conhecimentos sobre comandos Unix não estiverem tão enferrujados assim, o ponto de Rubin é que, com apenas aquele trecho de código que coube em um tuite é possível baixar e compilar o kernel do Android em seu próprio computador. Agora vai tentar fazer isso com o iOS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

kalebe palacio
A esses comentarios, eu so digo o seguinte, analisando uma pergunta e uma resposta que eu mesmo me fiz e respondi. Steve Jobs porque vc nao criou o ios de codigo fechado? R= simplesmente porque eu e somente eu criei este sistema perfeito e vc quer que eu deixe alguém estraga-lo.
Daniel Drumond
mv ur.comment /dev/null
@petersonmg
Poderiam colocar uma atualização? A conta do twitter já é verificada.
Alexandre
Se por um lado o mote da apple (computadores) sempre foi tornar o computador pessoal facilmente e intuitivamente utilizavel, por outro esse mote remete a um codigo fechado lacrado. Por isso eles fazem sucesso, é pegar e usar...
Alexandre
agree!
Motofuncionario
Então, como eu disse: Qualquer mudança de software tem que passar por aprovação da operadora (o que inclui uma batelada de mais de 500 testes), da Anatel, e até do Google! Não esta apenas nas mãos da Motorola liberar a parada ou não. Tem toda uma burocracia e politacagem por trás. Quanto as atualizações virem pela operadora, ou pelo site do fabricante, é indeferente. Independente de onde voce baixa (seja over the air, seja pelo site do fabricante) a burocracia é a mesma. E essa burocracia custa dinheiro, e as operadoras decidem que não vale a pena fazer isso pra satisfazer meia dúzia de usuários (segundos essas operadoras, a quantidade de gente que usa um smartphone ainda é pequena, e é menor ainda a quantidade desses usuários que exigem atualização). Quando o mercado brasileiro tiver volume suficiente, as atualizações acontecerão. Se o iPhone não fosse o estardalhaço de vendas que é, também não teria atualização oficial pra ele (voce poderia fazer tudo por baixo dos panos, mas a operadora não assinaria em baixo de nada) E quanto ao fato de terem voltado atrás quanto à não atualização do Milestone por exemplo, deve-se justamente ao barulho que os usuários fizeram. As operadoras viram que a insatisfação com a fabricante estava grande e isso poderia refletir nas vendas desses aparelhos. Usuário insatisfeito, operadora perde vendas. Quanto mais barulho o consumidor faz, e mais ele clama por alguma coisa, mais a operadora vai dar ouvidos. Por isso é muito mais eficiente cobrar as coisas direto da operadora, que do fabricante. Reclamar com o fabricante ajuda também, claro! Serve como munição pra fabricante brigar com a operadora e dizer: "Olha aqui, estão insatisfeitos comigo! Eu tenho a atualização pronta aqui e voce não pega porque? Aceita isso ou minha imagem vai pro buraco!". Ae a operadora acaba cedendo.
fredson
Amigo se existe essas questões entre operadora e fabricante eu não sei, mais sempre que eu precisei atualizar meus smartphones eu sempre recorri ao site do fabricante do smartphone, e te pergunto porque depois de muitos usuários reclamar, falar mal e etc a Motorola resolveu liberar a atualização e essas atualizações vai ser feita pelo Motorola Software Update ou Vivo Software Update talvez o Tim Software Update ou Claro Software Update? O engraçado que no site da motorola o usuário tem que escolher a operadora para fazer o download do Motorola Software Update, mais escolhendo Vivo ou Tim o link é o mesmo, estão querendo enganar quem? Mais o que importa mesmo é que assumiram o erro (ou quase) e vão liberar a atualização.
JoseRenan
curti a respota, era obvio a réplica dos citados..
JoseRenan
entendi razoavelmente..
Izzy Nobre
Soltaram esse tweet ontem num fórum gringo de iOS que eu participo, e todo mundo riu. É impressionante e assustador que os caras por trás da plataforma achem que ISSO é uma boa propriedade do seu produto - ser excessivamente complicado e desinteressante pro público em geral.
@maisdetrinta
com as operadoras não dá para brigar... é FOTA mesmo...
Erick
Piada tosca detected... Gostei!
Née ...
Perguntinha boba: vc tem o git (software pra obter código nesse tipo de repositório) instalado? ...
Bruno Gall
Mas falta apps fora da App Store, ai entra o jailbreak
Oracio
Android é uma coisa séria, não um brinquedo. É feito em C e Java. xD
Exibir mais comentários