É claro que Steve Jobs não iria sair impune com suas declarações de ontem, hoje vieram respostas de empresas citadas durante a prestação de contas do quarto trimestre fiscal da empresa. Aliás, é muito provável que ele já soubesse que isso iria acontecer. Mas ei, ele vai estar nas manchetes de tecnologia por pelo menos três dias consecutivos na semana, não deve estar muito incomodado com essa publicidade espontânea. 😉

Um dos primeiros a se manifestar foi o vice-presidente do Google (e “pai” do Android) Andy Rubin, que resolveu xingar muito no Twitter — ou algo assim.

Rubin (ou melhor, aquele que acredita-se ser Rubin, pois não se trata de uma conta verificada) escreveu:

“A definição de aberto: “mkdir android ; cd android ; repo init -u git://android.git.kernel.org/platform/manifest.git ; repo sync ; make””, declarou o suposto Rubin em seu primeiro e único tuite até o momento.

Ser aberto é: poder compilar você mesmo o kernel do sistema.

Independentemente de ser Rubin ou não, a frase foi extensivamente repercutida pela tuitosfera, e causou dois efeitos distintos: quem defende o iOS achou que a declaração em linhas de comando corrobora com a imagem de que o Android é um sistema bem mais nerd e complicado, ao passo de que o iOS é muito mais simples e acessível.

Já os partidários do código aberto entenderam as palavras atribuídas a Rubin (o que já não é para muitos) e vibraram com elas, afinal, open source é isso aí, e é por isso que vemos tantas variações e customizações do Android (como as mostradas no gráfico publicado pela TweetDeck). Sob o ponto de vista deles, isso é uma vantagem do sistema.

Em tempo: se meus conhecimentos sobre comandos Unix não estiverem tão enferrujados assim, o ponto de Rubin é que, com apenas aquele trecho de código que coube em um tuite é possível baixar e compilar o kernel do Android em seu próprio computador. Agora vai tentar fazer isso com o iOS.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados