Você bem sabe que, com a invenção da internet, ficou bem mais fácil compartilhar arquivos. Primeiro foram os trabalhos acadêmicos que pesquisadores do mundo inteiro disponibilizavam, até que chegamos no compartilhamento total e irrestrito de praticamente qualquer produção cultural humana que tenha sido em algum momento digitalizada.

Discussões sobre a validade ou não da pirataria à parte, o governo francês decidiu bancar uma iniciativa para convencer os mais jovens de que é preciso pagar pela cultura. A começar pela música.

A ideia da França é muito simples: se os jovens não estão muito satisfeitos em pagar pela música, é tarefa do governo ajudar a pagar por essa música. Portanto, pelos próximos dois anos, os jovens de 12 a 25 anos terão a opção de comprar um cartão de música digital que dá direito a baixar qualquer canção. Esse cartão terá o valor de 50 euros, mas o jovem vai pagar apenas 25 euros por ele. Ou seja, metade. A outra metade será bancada pelo governo francês, num claro exemplo do Estado subsidiando um produto de interesse público.

Os franceses esperam vender cerca de 1 milhão de cartões por ano, totalizando em 2 milhões durante a duração da iniciativa. O custo total dessa tentativa de disseminar o pagamento pela música digital será de cerca de 50 milhões de euros, o que não é exatamente um valor absurdo, ainda mais quando se trata da quinta maior economia do mundo.

Será que vai dar certo?

(YouTube)

E já que estamos falando da França, acima você assiste ao belíssimo videoclipe da também belíssima Carla Bruni, nascida na Itália mas francesa de coração. Ela tem 42 anos, acredite se quiser.

Com informações: Wired/Epicenter.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

bruno
Esta tudo certo do jeito que esta gente... musico ganha dinheiro fazendo show... aparecendo na tv e radio... um exemplo disso é a banda emo fresno não que eu goste mais cara todas as musicas deles são de graça para baixar... voce opcionalmente pode comprar o cd mais distribuindo de graça eles tem muitos e muitos fans que pagão para ir nos shows... é muito melhor para todo mundo! se voce gostar da banda realmente tu compra o cd pra ter o original... voce não é obrigado voce compra por que voce quer. não gostei desta iniciativa do governo.. realmente devem ter grana sobrando em vez de investir em saude ou educação ficão disperdiçando recursos.
Renyer
É uma iniciativa contra a pirataria.
einsteinnjr
Olha... um bolsa gravadora.... Já que quem vai se beneficiar com isso são as gravadoras. De novo... Governo metendo o bedelho em área que não é essencial... A custo de impostos públicos... "Também... não é dinheiro deles"
Marcell Almeida
Achei a inciativa boa, acho que podiam fazer o mesmo no Brasil-sil
Hernani
Não sei se vai dar certo, mas é um ótima iniciativa anti pirataria
@ErkoBridee
Continuo achando o idioma frances feio bagaralho hauhauhaua
kylefurtado
Parecido com a carteirinha de estudante brasileira.
Turdin
Agora é esperar para ver. E aliás, gosto muito dessa música =)
@tampa_trick
Aqui nao daria certo porque somos "espertos" e teriam pessoas comprando por 25 e vendendo no mercado livre por 30, 35 reais. Depois pessoal nao sabe pq a apple nao vem pra ca de jeito nenhum. Quem quer fazer coisa na legalidade aqui é taxado como trouxa... Mas quem é o verdadeio trouxa nessa historia toda?
@nerdmor
Em outras notiicias: Franca mantem inflexibilidade quanto a copyright e decide usar dinheiro publico para custear gravadoras...