Início / Arquivos / Celular /

iPad poderia colocar Apple como líder do mercado de PCs

Juarez Lencioni Maccarini

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O analista Chris Whitmore, do Deutsche Bank, fez uma curiosa compilação de dados. A partir dos dados do IDC sobre o mercado americano de computação pessoal ao longo dos últimos trimestres, ele replotou o gráfico fazendo o que o IDC não faz: considerar tablets como computadores pessoais.

Partindo do princípio que o iPad seja considerado um computador pessoal (e convenhamos que, para o uso estritamente pessoal, ele no mínimo fica muito próximo das capacidades de um computador comum) chegamos a resultados surpreendentes.

Mercado de computadores pessoais nos Estados Unidos, incluindo o iPad. (Deutsche Bank e IDC)

Essa pequena mudança de convenção faz com que o mercado americano, que no terceiro trimestre havia crescido apenas 4% em relação ao mesmo período em 2009, mostre um crescimento de 24% se incluído o iPad nos números.

Esse mesmo valor percentual (24%) foi o crescimento das vendas de computadores pessoais da Apple em relação a um ano atrás, isso sem o iPad. Com ele os números da Apple vão através do telhado e em direção ao céu, com um crescimento de cerca de 250% nas vendas de computadores pessoais em relação ao ano anterior. Comparativamente, a HP e a Dell cresceram, respectivamente, apenas 3% e 5% no mesmo período.

E, por fim, considerando o iPad um computador, a Apple passaria a ser a líder do mercado nos Estados Unidos, com 25% do market-share. Graças ao iPad, que sozinho seria dono de 18% do mercado americano de computadores, a Apple passaria todos os seus concorrentes, deixando as atuais líderes HP e Dell para trás, com cerca de 20% do mercado cada uma.

Se o iPad pode ou não ser considerado um computador pessoal ou não é mais uma questão conceitual do que técnica, e sem dúvida um assunto que pode dar muito o que falar. Mas os números refletem que, independentemente disso, o tablet chegou mudando a cara do mercado.

Com informações: Fortune.