Não é só em torno de abóboras que a economia do FarmVille roda. Segundo uma reportagem publicada hoje pelo Wall Street Journal, diversas empresas de jogos sociais, incluindo a criadora do FarmVille, Zynga, estão violando o termo de privacidade que eles concordaram ao criar seus jogos. Uma investigação feita pelo jornal percebeu que certos dados privados de jogadores são transmitidos a anunciantes e empresas de estatísticas usadas nos jogos mais famosos do site.

Não está claro, no entanto, se os desenvolvedores dos aplicativos sabem que seus programas estão repassando as informações para os anunciantes. Ao ser avisado do problema, um porta-voz do Facebook afirma que está “tomando os passos necessários para limitar dramaticamente” a exposição de quem usa a rede social.

O jornal afirma que mais de 10 milhões de usuários com perfil no Facebook são afetados e têm suas informações vendidas, inadvertidamente ou não, para empresas de publicidade, que usam os dados para criarem anúncios mais direcionados para eles. Normalmente as informações enviadas são anônimas, como determina o termo de privacidade. Entretanto, dentre os dados estão o Unique ID dos usuários, número pode ser usado por qualquer pessoa para encontrar o perfil e as informações que determinado usuário compartilhou com todo mundo. As empresas também estariam transmitindo os nomes e nomes de amigos dos usuários.

Esse não é o primeiro problema envolvendo a privacidade dos usuários e o Facebook no mesmo caso. A rede social já foi alvo de críticas no passado por causa das fracas opções de configuração de privacidade na rede, que ainda é bastante confusa e complicada. Provavelmente também não será o último.

Com informações: Slashdot.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre
err, se usarem meus dados , quero minha fatia do bolo... como sao as coisas, foi soh a google por um pouco de dinheiro neles que agora já estao pegando as pessimas manias do google.
Hernani
Ganha grana por fora a custa dos dados confidenciais dos usuários
kylefurtado
Ainda bem que não jogo. #oremos
Bruno Gall
Nossa! Que horror! Agora sim as fazendinhas foram para o lado do mal
Wilson
Eu protegi meus posts do Facebook... Acho que assim só vão poder acessar meu perfil, mas só vão ler o que eu autorizar... No mais não vejo um grande problema nisso. O problema, é claro, é que é uma safadeza oculta eles venderem isso e a gente não ganhar nem um item virtual de brinde kkkk