Quando fui comprar meu iPhone 4 há exatamente um mês, não pensei apenas no custo do aparelho. Levei em consideração os descontos que as operadoras oferecem para quem assina um ano de plano com elas, as conveniências que esses planos me ofereceriam e, principalmente, qual seria o custo total (aparelho + plano) ao final de uma ano. Somente após essa análise decidi por qual operadora e plano optaria.

Pelo visto, não sou o único que pensa assim. Se você vai ter um iPhone provavelmente fará questão de ter, no mínimo, um plano de dados 3G associado a ele — do contrário ficará muito bem servido gastando menos com um iPod Touch (aproveite que a quarta geração acaba de ser homologada pela Anatel).

E foi pensando nesse custo total ao final de um ano que a Folha.com compilou a tabela abaixo, com o custo do aparelho (em suas duas capacidades disponíveis) nas quatro operadoras brasileiras que o oferecem. É listado o preço do aparelho no plano mais barato e mais caro de cada uma delas, assim como o custo total ao final de um ano.

Custo do iPhone 4 nas operadoras brasileiras. (Tabela: Folha)

E então, o que achou? Em tempos de portabilidade numérica, mudar de operadora é tão fácil quanto atravessar o corredor do shopping e entrar na loja da concorrente. Por isso não deixe de conferir também as vantagens que sua operadora atual pode estar disposta a oferecer para lhe manter fiel.

Ah, sim! Isso tudo, é claro, só adianta alguma coisa na prática se de fato houver um iPhone 4 disponível para você comprar, o que, baseado na minha própria experiência e na de terceiros, pode ser bastante difícil.

Qual seria (ou já foi) a sua escolha na hora de comprar um iPhone?

Com informações: Folha.com.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Ricardo
Eu tenho cinco iphone e cada um custou 2.000.00
@luis_moc
eu concordo em partes, pq se vc for pensar, tirando exemplo o plano da tim: mostra q vc só tem 50 minutos de ligação, mas isso é pra outras operadoras, sendo q pra qualquer celular da tim no brasil a ligação é ilimitada, e ainda tem 50 sms incluidas no plano. eu tenho esse plano o Liberty+50 e ligo pra tudo que é lugar, quase q todo tempo, ao ponto de minhas contas virem em 4 ou 5 paginas e pago somente 50 reais. No quesito plano, acho q esse é o melhor e mais barato. no fim do ano, vc acaba pagando 250 reais mensais, mas tem ligaçoes* e internet ilimitas no celular
Alexandre
mais barato que a ultima versao, que veio por 2.500
@d_mdc
Eu acho errado fazer esse cálculo anual. Você paga todo aquele valor por um iPhone, mas usa pra ligar, internet e tudo mais. Não é a mesma coisa de se comprar um notebook em 12 meses e não ter qualquer outro benefício.
RaphaelDDL
O meu foi algo do tipo mas acho que vc tá melhor que eu: iPhone 4 32GB por 1800. Plano de 145/mês com internet 3G 'ilimitada' (velocidade 1MB. Se usar 3GB de transferencia, cai pra 256kb eu acho) + 200 minutos qualquer operadora + 1200 minutos para 2 numeros que eu escolhi.
@brunodasneves
Comprei o meu de 16GB na claro do ParkShopping em Brasília. Paguei R$ 949,00 no aparelho atrelado à um plano de R$ 170,00 mensais que contém 100 torpedos, 3GB de plano de dados 3G à uma velocidade de 1mb, 100 minutos pra qualquer número e 1200 minutos de claro pra claro pós franquia.
Hernani
Os valores finais são bem altos 2 ipHones em alguns planos seria o valor equivalente a um automóvel
Raph4
ps: 2h depois (sem hipérbole) consegui deixar o comentário, apenas via Chrome. Meh. :(
Raph4
3G onde ouver cobertura, sem problema algum. Nunca vi ninguém dizer que ele tem restrições de rede (capando a só utilizar EDGE). Não se compara o Wi-fi de casa (@10mbps), mas é tão rápido quanto a minha internet antiga (@1mbps), o que eu acho excelente... Ó meu consumo básico, isso que tenho usado pouco.. [twitpic.com/2yp5h3] (acho que o link está impedindo a publicação.. ou vocês verão 400 comentários, se for o caso, 'desculpaí')
@Swdezerbelles
Nossa! Me assustei com os preços da Claro. Absurdamente caro. o.O
Rodrigo Fante
Vivo on funciona, mas sem pressa, pois é muiiiiiito lento, mas muito mesmo.
RaphaelDDL
O ridículo é que estas tabelas só servem para São Paulo. Tentei comprar aqui em Belo Horizonte o 32GB na Vivo à 1599 e ninguém nunca soube desse preço, até que um me falou que o preço era da tabela paulista, mesmo tendo sido divulgada como 'preços dos produtos'. No final, comprei o meu por 1.8k
Nome ou @
Independente do plano ou da operadora ainda não tem essa merda de iphone em loja nenhuma pq não importa ja uns 50 container dessa merda!!!!!!!
@briex
Concordo e não com a tabela! Não pode-se levar em conta o plano mensal como custo do produto, tudo bem que você acaba pagando mas vai usufruir o serviço, pelo menos eu penso se é pra compra iPhone pra por chip pré Pago compro um touch!
kylefurtado
Uhum. Veja a Claro, no final do ano ela te usurpa 10k de Dilmas.
Exibir mais comentários