Quando o Windows Phone 7 foi apresentado oficialmente ao mundo, na semana, eu mesmo fiquei impressionado com o desempenho do sistema. Tudo bem que só podemos dizer com precisão se o WP7 é bom mesmo depois de pegar um aparelho e testar minuciosamente, como fazemos aqui no TB, mas ao menos nas demonstrações a coisa parecia fluir maravilhosamente. E hoje eu descobri o motivo disso: o Windows Phone 7 só está sendo adotado em aparelhos com processadores da Qualcomm.

Leia | Windows Phone 7 em detalhes: saiba tudo sobre a plataforma

Qualcomm inside

Como ter um processador de qualidade é importante nos dias de hoje, a Microsoft e Qualcomm trabalharam conjuntamente no desenvolvimento de uma plataforma que tira proveito do melhor que os Snapdragon tem a oferecer. O chip já vinha sendo usado em outros aparelhos, para alegria daqueles que adoram um benchmark, mas no caso do WP – ao menos por enquanto – a ordem é clara: ou o aparelho usa Snapdragon, ou não tem WP7 para ele.

Os aparelhos Dell Venue Pro, HTC 7 Mozart, HTC 7 Trophy, HTC HD7, HTC Surround, LG Quantum 7, LG Optimus 7, Samsung Focus e Samsung Omnia 7 foram todos confirmados durante o lançamento do Windows Phone para diversos países. E sabe o que todos eles têm em comum? Todos utilizam processador Qualcomm Snapdragon. E mais do que isso, todos eles contam com clock mínimo de 1 GHz.

É bom saber que a Microsoft adota uma política na qual determina diretrizes mínimas para que um aparelho rode sua plataforma. E, nos dias de hoje, exigir 1 GHz não é tão absurdo como há um ano. Dessa forma, a empresa coloca-se distante do problemão que o Google tem ao oferecer uma plataforma de código livre, sem restrição de hardware, mas que decepciona os consumidores quando eles descobrem que seus aparelhos não terão mais atualizações por conta de limitações dos componentes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados