Quando o Windows Phone 7 foi apresentado oficialmente ao mundo, na semana, eu mesmo fiquei impressionado com o desempenho do sistema. Tudo bem que só podemos dizer com precisão se o WP7 é bom mesmo depois de pegar um aparelho e testar minuciosamente, como fazemos aqui no TB, mas ao menos nas demonstrações a coisa parecia fluir maravilhosamente. E hoje eu descobri o motivo disso: o Windows Phone 7 só está sendo adotado em aparelhos com processadores da Qualcomm.

Leia | Windows Phone 7 em detalhes: saiba tudo sobre a plataforma

Qualcomm inside

Como ter um processador de qualidade é importante nos dias de hoje, a Microsoft e Qualcomm trabalharam conjuntamente no desenvolvimento de uma plataforma que tira proveito do melhor que os Snapdragon tem a oferecer. O chip já vinha sendo usado em outros aparelhos, para alegria daqueles que adoram um benchmark, mas no caso do WP – ao menos por enquanto – a ordem é clara: ou o aparelho usa Snapdragon, ou não tem WP7 para ele.

Os aparelhos Dell Venue Pro, HTC 7 Mozart, HTC 7 Trophy, HTC HD7, HTC Surround, LG Quantum 7, LG Optimus 7, Samsung Focus e Samsung Omnia 7 foram todos confirmados durante o lançamento do Windows Phone para diversos países. E sabe o que todos eles têm em comum? Todos utilizam processador Qualcomm Snapdragon. E mais do que isso, todos eles contam com clock mínimo de 1 GHz.

É bom saber que a Microsoft adota uma política na qual determina diretrizes mínimas para que um aparelho rode sua plataforma. E, nos dias de hoje, exigir 1 GHz não é tão absurdo como há um ano. Dessa forma, a empresa coloca-se distante do problemão que o Google tem ao oferecer uma plataforma de código livre, sem restrição de hardware, mas que decepciona os consumidores quando eles descobrem que seus aparelhos não terão mais atualizações por conta de limitações dos componentes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Rudiero
Olha a MS acertando uma.
Hernani
Melhor que jogar o SO num aparelho de menor capacidade e passar raiva por falta de poder de processamento
Omar
Eu acho que o problema nao eh a maquina ter o selo "Pronta para Windows vista" e sim o windows vista ter o selo "Pronta para alguma maquina" que ele nunca recebeu...
Tagliatti
É uma ótima tática da MS para tentar derrubar seus concorrentes principalmente o Android 2.2.1 Froyo que é extremamente rápido, na não adianta ser rápido se não for colocado na plataforma correta, grande jogada da MS.
Marcell Almeida
Acho que o Galaxy Tab vai ter upgrade garantido tanto quanto o Nexus One.
Marcell Almeida
Sou fã do Android, mas tenho que dizer. Ponto positivo pra Microsoft, nesse quesito eles sairam na frente do Android.
Renyer
Pessoal acha isso bonito? ahahahhahahaha Só mostra a incompetência da Micro$oft, não tem capacidade para criar algo bom e leve. Aliás, sistema que exige muitos recursos, qualquer semelhança com o sistema para desktop é mera coincidência.
kylefurtado
Alguns Androids deveria ter isso também.
Denis
Sim, O meu veio isso no XP ;)
Francis Rosario
Esse selo existe desde a época do Windows 95. Lembro-me que meu segundo PC veio com um selo Windows 95 Ready.
Breno Brito
Pois é, faz pouco mais de 1 ano que to querendo trocar de celular. Mas vejo os aparelhos, leio as notícias e fico com medo, muito medo de comprar o celular, passar uns 3 meses, sair o Android 3 e eu ficar ali, chupando dedo no 2.algumacoisa. tá certo que existem meios osbcuros de conseguir atualizar o aparelho. Mas não to afim de pagar caro num celular e conseguir só por vias piratas atualizar o bicho... é sacanagem! Eu ia comprar o Nexus One, pq ia ter upgrade garantido, mas ele misteriosamente sai do mapa, fiquei órfão =(
Rodrigo Fante
A questão de versão é grave, é um absurdo pagar 2 conto em um aparelho e ficar preso em uma versão antiga do sistema. Por essas e outras que o iOS ainda está firme e forte.
Breno Brito
Ihhh, se não hein, já vi muita máquina com o selo: "Pronta para o Windows Vista" que não era bem assim.... Aposto q vc deve ter visto isto também. afinal, pra rodar o vista direitinho, a máquina tinha que ter dentes, peidar fedendo e cuspir no chão.
Breno Brito
Parabéns, muito mesmo. Estrelinha pra MS, deixou o Android no chinelo (apesar de eu ser um adorador do Android =/ ) Enfim, é isto que eu vivo falando que a Google deveria fazer com o Android. Impor algumas restrições... é muita palhaçada o que as fabricantes tem feito com o Android: hardware ruim e ainda lançam Android versão 1.6, é muita falta de sacanagem. Quem não conhece vai achar que Android é lixo. Bom, tomara que agora a google tome algumas providências e passe a ter algumas restrições também. Ahh, e entre as restrições é garantir que o Android possa ser atualizado pelo menos por 2 versões posteriores. (este é um dos movitos que fez eu não ter comprado um cel com Android ainda... medo de não poder atualizar).
Raph4
Verdade. O nome é básico, não é o "Certified for Windows"? Se bem que há vários, não sei se oficiais, do tipo "Designed for Windows7" e por aí vai.
Exibir mais comentários