Um doutorando da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, foi possivelmente o primeiro a conduzir uma pesquisa que se propõe a revelar os motivos pelos quais um usuário deixa de ser amigo de outro usuário em uma rede social. Christopher Sibona pesquisou mais de 1.500 usuários até chegar a sua conclusão.

De acordo com ele, basicamente são três atitudes que fazem com que uma pessoa seja excluída por outra em uma rede social.

Siga o TB no Twitter: @tecnoblog

São elas:

Eu vou te deletar, te excluir do meu Facebook…
  1. Atualizações em excesso sobre assuntos desinteressantes. Para o pequisador, a centésima atualização sobre a banda favorita é motivo mais do que suficiente para ser deletado por um contato de rede social.
  2. Assuntos polêmicos. Sabe aquelas convenções sociais sobre não discutir política ou religião? O mesmo vale para as redes sociais e microblogs. Criticar determinada crença pode ser o passaporte para a o esquecimento. Portanto, nada de expressar seu ódio à Dilma ou desejo de que Serra queime no mármore do inferno. E o mesmo vale para os posicionamentos constantes sobre a legalização do aborto.
  3. Comentários grosseiros ou racistas. A gentileza e o bom senso continuam sendo fundamentais na grande rede, tanto quanto são nas redes sociais offline.

Não tenho dúvida de que todo mundo já cometeu alguma das infrações detectadas por Sibona. Mas não custa nada se policiar quando for escrever algo no Facebook ou mandar uma atualização no Twitter. Afinal, ninguém gosta de levar Block ou descobrir que não é mais amigo de uma pessoa na rede social preferida. A menos que seja o Orkut… Quem usa o Orkut hoje em dia? 😛

E não esqueça: gentileza gera gentileza.

Com informações: O Globo/Digital.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados